Altar da Grécia Antiga, feito para apaziguar os deuses dos mortos, encontrado na Turquia

Mustafa Koçak / Antalya Bilim University

Uma equipa de arqueólogos descobriu, na antiga cidade grega de Patara, um altar de 2.000 anos gravado com um relevo decorativo de uma cobra em espiral. 

A equipa descobriu o altar, decorado com uma cobra em espiral, em Patara, no Sul da Turquia, durante escavações perto das muralhas e banhos romanos da cidade. Os arqueólogos defendem que esta descoberta pode revelar mais detalhes sobre antigas práticas religiosas gregas.

Patara já foi capital e porto da Liga Lícia, uma aliança de cidades-estados gregas, antes de fazer parte do Império Romano. Devido à sua grande convergência cultural, a cidade ficou conhecida como o “berço das civilizações”. Além disso, foi governada por vários imperadores, incluindo Alexandre, o Grande, em 333 a.C..

O altar cilíndrico, esculpido em mármore, contém uma cobra em espiral e letras gravadas no corpo. O artefacto data da época do domínio romano e pode estar relacionado com a adoração de deuses subterrâneos associados à agricultura.

Os especialistas acreditam que o altar era também usado para rituais funerários para “apaziguar” os deuses dos mortos, uma vez que se acreditava que os deuses subterrâneos também governavam os defuntos.

“As pessoas traziam líquidos ou alimentos, como pão e carne, e colocavam no altar. Este é um artefacto da cultura funerária dos povos antigos. Foram encontradas estruturas semelhantes em algumas cidades no sudoeste da província de Mugla, mas nunca encontramos tal exemplo em Patara”, explicou Mustafa Koçak, do Departamento de Arqueologia da Universidade Antalya Bilim, citado pelo All That’s Interesting.

Os arqueólogos retiraram o altar do local para evitar danos. A equipa quer realizar mais análises e investigações para averiguar o significado das inscrições no corpo da cobra.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Integral confiança". Chega segura militantes acusados de agredir homossexual

O Chega anunciou, esta sexta-feira, que mantém "integral confiança" nos candidatos e estruturas local e distrital de Viseu, referindo que só se pronunciará sobre alegadas agressões de motivação homofóbica naquela cidade depois de apurados os …

Há dezenas de autarcas envolvidos em processos sem fim à vista

Dezenas de autarcas foram neste mandato acusados por corrupção, negócios imobiliários duvidosos e abuso de poder, entre outros, em processos judiciais que se arrastam, na maioria, sem desfecho à vista a dois meses de novas …

Milhares de pessoas manifestam-se na Austrália contra o confinamento

Milhares de australianos manifestaram-se, este sábado, em várias cidades do país contra as restrições impostas pelo Governo para controlar o aumento de casos de covid-19. Em Sidney, cerca de mil manifestantes protestaram contra o confinamento decretado …

Há 406 farmácias com testes comparticipados pelo Estado

Há 406 farmácias de 104 laboratórios em Portugal continental com testes comparticipados pelo Estado. Saiba quais. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) atualizou recentemente a lista das farmácias e laboratórios que disponibilizam testes …

Há 33 cursos com emprego garantido. Abandono no Ensino Superior aumentou

Este ano, há 30 licenciaturas e três mestrados integrados sem recém-diplomados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional. Segundo o Observador, o número total (33) é inferior ao de 2020 e de 2019, quando foram …

Chegada de emigrantes obriga autarcas do Interior a apertar as regras

Os autarcas do Interior do país, sobretudo de regiões onde a variante Delta ainda não se impôs e o número de novos casos de covid-19 não limita o quotidiano das populações, estão preocupados com o …

Jovens com menos de 20 anos vacinados numa "happy hour" em Lisboa

Alguns jovens com menos de 20 anos foram vacinados no centro de vacinação do Altice Arena, em Lisboa, depois de terem sido informados que havia "sobras". Task force já negou essa explicação. A situação foi denunciada, …

John Textor diz que reação da SAD do Benfica é "cómica"

O empresário norte-americano que chegou a acordo com o "rei dos frangos" para comprar 25% da Benfica SAD considera que a reação à sua aproximação é "cómica". Este mês, a Benfica SAD comunicou à Comissão de …

Rio acusa Cabrita de "mentir aos portugueses e no Parlamento" sobre festejos do Sporting

Rui Rio acusou o ministro da Administração Interna de "mentir aos portugueses e mentir no Parlamento" e justificou o motivo que levou o PSD a recorrer à figura da audição potestativa, a que os partidos …

Novo Banco não viu conflito de interesses na proposta sobre Imosteps

O Novo Banco defende que a proposta da Iberis para comprar a dívida da Imosteps, de Luís Filipe Vieira, não configurava conflito de interesses.  O Novo Banco defendeu, numa carta enviada ao Parlamento, que a proposta …