Altar da Grécia Antiga, feito para apaziguar os deuses dos mortos, encontrado na Turquia

Mustafa Koçak / Antalya Bilim University

Uma equipa de arqueólogos descobriu, na antiga cidade grega de Patara, um altar de 2.000 anos gravado com um relevo decorativo de uma cobra em espiral. 

A equipa descobriu o altar, decorado com uma cobra em espiral, em Patara, no Sul da Turquia, durante escavações perto das muralhas e banhos romanos da cidade. Os arqueólogos defendem que esta descoberta pode revelar mais detalhes sobre antigas práticas religiosas gregas.

Patara já foi capital e porto da Liga Lícia, uma aliança de cidades-estados gregas, antes de fazer parte do Império Romano. Devido à sua grande convergência cultural, a cidade ficou conhecida como o “berço das civilizações”. Além disso, foi governada por vários imperadores, incluindo Alexandre, o Grande, em 333 a.C..

O altar cilíndrico, esculpido em mármore, contém uma cobra em espiral e letras gravadas no corpo. O artefacto data da época do domínio romano e pode estar relacionado com a adoração de deuses subterrâneos associados à agricultura.

Os especialistas acreditam que o altar era também usado para rituais funerários para “apaziguar” os deuses dos mortos, uma vez que se acreditava que os deuses subterrâneos também governavam os defuntos.

“As pessoas traziam líquidos ou alimentos, como pão e carne, e colocavam no altar. Este é um artefacto da cultura funerária dos povos antigos. Foram encontradas estruturas semelhantes em algumas cidades no sudoeste da província de Mugla, mas nunca encontramos tal exemplo em Patara”, explicou Mustafa Koçak, do Departamento de Arqueologia da Universidade Antalya Bilim, citado pelo All That’s Interesting.

Os arqueólogos retiraram o altar do local para evitar danos. A equipa quer realizar mais análises e investigações para averiguar o significado das inscrições no corpo da cobra.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu o prefeito de São Paulo que venceu a covid-19, mas que perdeu a batalha para o cancro

O prefeito da cidade brasileira de São Paulo, Bruno Covas, morreu este domingo, aos 41 anos, vítima de cancro, segundo a imprensa brasileira e várias personalidades que nas redes sociais têm lamentado a sua morte. Bruno …

China não está a conseguir macacos de laboratório suficientes para responder à procura da comunidade científica

A proibição do comércio de animais selvagens e o crescimento da investigação científica estão a causar uma escassez de macacos de laboratório na China. A oferta cada vez menor de macacos de laboratório, amplamente usados em …

Câmara do Porto recusa hastear bandeira LGBT no dia contra a homofobia

A Câmara Municipal do Porto recusou hastear a bandeira LGBTI+ na próxima segunda-feira, dia 17 de Maio, data em que se assinala o Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. Segundo o Público, a autarquia …

E se fosse possível passar um mês no Palácio de Buckingham? O preço não seria para qualquer bolso

Viver num palácio pode ser o sonho de muitos, mas não é para a carteira de qualquer um. Agora, já se sabe quanto custaria alugar, durante um mês, uma das casas reais mais conhecidas da …

Cavaco Silva considera que seria "chocante" PSD aprovar reforma das Forças Armadas

O ex-Presidente da República defende que é "um erro grave" a reforma das Forças Armadas que o ministro da Defesa pretende fazer, afirmando que seria para si "chocante" ver o PSD aprová-la. "Considero um erro grave …

Risco de ser hospitalizado ou morrer de covid diminui 90% após vacinação

O risco de um adulto ser hospitalizado ou morrer por covid-19 diminui 90% a 95% passados 35 dias sobre o início da vacinação, conclui um estudo divulgado este sábado pelo Instituto Nacional de Saúde de …

No Japão, combater a pandemia implica pedir ajuda a um grande gato cor-de-rosa

Um super-herói mascarado patrulha dois dos distritos mais movimentados de Tóquio para ajudar os cidadãos japoneses a derrotar o coronavírus. O seu nome é Koronon e é um gato cor-de-rosa. O cruzado é um mascote com …

Portugal regista mais uma morte e 334 novos casos. Internamentos voltam a subir

Nas últimas 24 horas, foram confirmados 334 novos casos e registou-se mais um óbito. O boletim deste domingo dá ainda conta de mais 229 recuperados. Segundo o boletim epidemiológico deste domingo, dia 16 de maio, atualmente …

Romualda Fernandes - PS

"Senti alguma dor". Romualda Fernandes fala sobre a atitude racista da qual foi vítima

Romualda Fernandes pronuncia-se pela primeira vez sobre a notícia da Lusa para dizer que aquilo que a define não é a cor da pele, mas os seus valores. Em causa está uma notícia da Agência Lusa, …

Elefantes encontrados mortos numa reserva florestal. Envenenamento pode ser a causa

As autoridades estão a tentar perceber de que forma é que os 18 elefantes selvagens asiáticos morreram no nordeste da Índia. Os elefantes, que incluíam cinco filhotes, foram encontrados mortos na reserva florestal protegida de Kondali, …