A Alta Velocidade ainda não saiu do papel, mas já custou à Infraestruturas de Portugal mais de três milhões de euros em estudos sobre o assunto.
Estes números são avançados pelo Jornal de Negócios que nota que “a Infraestruturas de Portugal (IP) já assumiu despesas de mais de 3 milhões de euros com a contratação de estudos para o desenvolvimento da linha” que vai ligar as duas principais cidades portuguesas em uma hora e 15 minutos.
A IP já adjudicou 11 contratos no âmbito do projecto da Alta Velocidade entre Lisboa e Porto.
Estes dados são divulgados a alguns meses do lançamento do concurso público para o primeiro troço da linha. A IP espera que o concurso seja lançado ainda neste ano.
A segunda fase de construção de linha de Alta Velocidade Lisboa-Porto deverá arrancar em 2024.
Espera-se que a linha comece efectivamente a funcionar em 2029 com 38 comboios por dia a ligar as duas cidades.
No Porto, os comboios devem partir da Estação de Campanhã que vai ser ampliada, com a criação de duas novas vias no lado sul da infraestrutura.
Após a saída de Campanhã, os comboios devem passar por um novo viaduto para a linha de Alta Velocidade e que vai correr paralelamente ao actual viaduto da Linha do Norte.
Os comboios de Alta Velocidade vão atravessar o rio Douro através da nova ponte entre Porto e Gaia, viajando no tabuleiro superior a uma velocidade entre 70 e 120 km/horas.
O que anda esta gente a fazer? Estes vampiros todos? VERGONHA!!