Almoço de militares em “repúdio” contra o general Rovisco Duarte

(dr) presidencia.pt

O Chefe do Estado-Maior do Exército, General Frederico José Rovisco Duarte

O almoço de militares que visa homenagear o coronel Pipa Amorim, que foi afastado do Regimento de Comandos em Julho passado, está a ser visto como um momento de repúdio contra o Chefe de Estado-Maior do Exército, Rovisco Duarte.

A notícia é avançada pelo jornal i que refere que o almoço que se vai realizar no próximo dia 8 de Setembro pretende homenagear o coronel Pipa Amorim, que foi afastado do Regimento de Comandos por Rovisco Duarte.

A versão oficial do Exército é que Pipa Amorim não foi exonerado, mas afastado no âmbito de uma gestão de recursos.



Mas o i nota que o coronel terá sido afastado por dizer que não aceitava “cabalas contra os militares”, quando decorria o processo judicial do caso das mortes dos comandos. Os elogios que Pipa Amorim teceu a Vítor Ribeiro, um dos rostos da tentativa de golpe de 25 de Novembro de 1975 ao lado de Jaime Neves, também não terão agradado ao CEME, segundo uma notícia avançada pelo Diário de Notícias.

Este almoço de homenagem a Pipa Amorim é convocado pelos organizadores do evento como um momento de “repúdio” pela decisão de Rovisco Duarte, como atesta o i, notando que o antecessor do CEME, Carlos Jerónimo, está entre os organizadores do evento.

A nota de anúncio do convívio refere que “um conjunto de camaradas, não ligados a qualquer associação militar, vai realizar um almoço de homenagem à frontalidade e coragem moral do Comandante do Regimento de Comandos, coronel comando Pipa Amorim, em repúdio pelo seu afastamento precipitado e sem justificação do Comando da Unidade que tem defendido com todas as suas forças”.

Todavia, um dos responsáveis pela organização do almoço, o coronel na reserva Pedro Tinoco de Faria, assegura ao i que “não é um almoço contra o general CEME” e que “não há aqui nenhuma revanche”. “É um almoço de amigos e de pessoas que respeitam o comando que o coronel Pipa Amorim fez no regimento de comandos” e “que se identificam com a sua coragem moral”, diz.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Só merda (desculpem o termo) para quando acabar com o exercito e acabar com esta chulice toda,um país tão pequeno com tantos generais,e ainda se revoltam por dá cá aquela palha,eu tratava deles,se tivessem ido a África como eu e não lhe quisesem reconhecer que somos veteranos de guerra queria ver os almoços que faziam.

  2. Trata-se de uma autêntica Máfia. São uns parasitas absolutamente insaciáveis. Só querem regalias…regalias…regalias…. Têm estado sempre acima da Lei. Tudo serve para roubarem…nem as próprias armas escapam. Que tristeza!!!!

  3. Há aqui uma informação errada: Jaime Neves não participou no golpe de 25 de Novembro … pelo contrário, contribuiu decisivamente para derrotar os golpistas !

RESPONDER

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …

Marcelo discursou na ONU, lembrou Sampaio e mostrou total sintonia com Guterres

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou nas Nações Unidas o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu no dia 10 deste mês, aos 81 anos, pela sua atividade no acolhimento de refugiados. O chefe de …

Governo promete que preço da eletricidade não vai aumentar (e anuncia pacote de 430 milhões)

Esta terça-feira, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, anunciou um pacote de medidas no valor de 430 milhões de euros que visam travar a subida do preço da eletricidade no mercado …