Produtos como frutas e vegetais mais firmes podem ser comidos se cortarmos a parte com bolor. Já laticínios em creme, como iogurtes ou natas, devem ser imediatamente deitados ao lixo.
Já nos aconteceu a todos. Temos um alimento em casa que nos esquecemos de comer durante algum tempo e quando vamos ver, já começou a aparecer algum bolor.
Temos de deitar toda a comida fora ou podemos simplesmente cortar a parte com bolor e comer o resto? A responde varia dependendo do alimento em causa.
Para a especialista em segurança alimentar Sylvia Anderson, há circunstâncias em que se pode cortar apenas a parte com bolor e comer o resto, especialmente numa altura em que os preços dos alimentos dispararam e evitar o desperdício alimentar é mais imperativo que nunca.
No caso das frutas e vegetais mais duros e firmes, não deve haver problema em cortar a parte com bolor e comer o resto. Mas a especialista alerta para não tocar no bolor com a faca, para evitar contaminações. Os queijos e salames duros também podem ser comidos com segurança.
Anderson acrescenta ainda que não há riscos nas geleias e marmeladas com um pouco de bolor por cima. “Têm bastante açúcar“, revela à Insider. Nestas situações, o açúcar age como um conservante.
Já entre os alimentos que não deve comer se já tiverem criado bolor, os laticínios estão no topo da lista, devendo evitar comer iogurtes, natas e queijos em creme.
Os molhos para massa também devem ser deitados ao lixo na totalidade. Mesmo que não veja mais bolor depois de retirar a parte contaminada, a humidade destes alimentos significa que é provável que o bolor tenha alastrado e produzido substâncias tóxicas que podem causar alergias e intoxicações alimentares.
Anderson recomenda ainda que não se coma pão que já tenha bolor mesmo depois de se cortar a parte afetada, especialmente se este já estiver a cheirar mal.