Alimento “feito de ar” pode competir com a soja já em 2025

(dr) Solar Foods

Uma equipa de cientistas finlandeses está a produzir uma proteína “a partir do ar” e, segundo os investigadores, a substância poderá competir com a soja já em 2025.

A proteína em causa é feita de bactérias provenientes do solo e alimentada com hidrogénio extraído da água por eletrólise. De acordo com os investigadores, se a eletricidade utilizada neste processo for proveniente de fontes solares ou eólicas, a comida poderá ser produzida com quase zero emissões de gases com efeito de estufa.

No ano passado, a fábrica piloto da Solar Foods, em Helsínquia, estava a arrecadar dinheiro para expandir as suas atividades. Neste momento, os responsáveis adiantam que atraíram cerca de 5,5 milhões em investimento. Dependendo do preço da eletricidade, os custos da empresa serão equivalentes ao da produção da soja até ao final da década.

Esta nova farinha proteica – chamada Solein – não tem sabor. Os cientistas queriam que a proteína servisse de aditivo neutro para todos os tipos de comida, pelo que o objetivo foi cumprido.

A BBC refere que a Solein pode ser usada como um meio para criar carne em laboratório e pode também servir para alimentar gado e evitar, assim, que os animais se alimentem de soja cultivada em áreas anteriormente ocupadas por florestas tropicais.

Não há garantias de que os planos da Solar Foods sejam cumpridos, mas, se derem certo, demorará vários anos até que a produção desta proteína ganhe escala para atender à procura global.

Pasi Vainikka, presidente da empresa, adianta que as ideias por trás da inovação foram desenvolvidas inicialmente pela indústria espacial, nos anos 1960. O CEO referiu ainda que a fábrica finlandesa atrasou o seu cronograma em alguns meses, mas garante que o projeto será concluído em 2022.

“Assim que dermos escala à produção adicionando reatores (para fermentar a proteína) e considerarmos os impressionantes avanços noutras tecnologias limpas, como a solar e a eólica, achamos que poderemos competir com a soja, possivelmente, já em 2025“, sublinhou.

Para fazer a Solein, a água é “separada”: usa-se eletrólise para obter hidrogénio que, juntamente com o o dióxido de carbono do ar e minerais, é usado para alimentar bactérias, que produzem a proteína. O fator-chave será sempre o preço da eletricidade.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …