Alimento “feito de ar” pode competir com a soja já em 2025

(dr) Solar Foods

Uma equipa de cientistas finlandeses está a produzir uma proteína “a partir do ar” e, segundo os investigadores, a substância poderá competir com a soja já em 2025.

A proteína em causa é feita de bactérias provenientes do solo e alimentada com hidrogénio extraído da água por eletrólise. De acordo com os investigadores, se a eletricidade utilizada neste processo for proveniente de fontes solares ou eólicas, a comida poderá ser produzida com quase zero emissões de gases com efeito de estufa.

No ano passado, a fábrica piloto da Solar Foods, em Helsínquia, estava a arrecadar dinheiro para expandir as suas atividades. Neste momento, os responsáveis adiantam que atraíram cerca de 5,5 milhões em investimento. Dependendo do preço da eletricidade, os custos da empresa serão equivalentes ao da produção da soja até ao final da década.

Esta nova farinha proteica – chamada Solein – não tem sabor. Os cientistas queriam que a proteína servisse de aditivo neutro para todos os tipos de comida, pelo que o objetivo foi cumprido.

A BBC refere que a Solein pode ser usada como um meio para criar carne em laboratório e pode também servir para alimentar gado e evitar, assim, que os animais se alimentem de soja cultivada em áreas anteriormente ocupadas por florestas tropicais.

Não há garantias de que os planos da Solar Foods sejam cumpridos, mas, se derem certo, demorará vários anos até que a produção desta proteína ganhe escala para atender à procura global.

Pasi Vainikka, presidente da empresa, adianta que as ideias por trás da inovação foram desenvolvidas inicialmente pela indústria espacial, nos anos 1960. O CEO referiu ainda que a fábrica finlandesa atrasou o seu cronograma em alguns meses, mas garante que o projeto será concluído em 2022.

“Assim que dermos escala à produção adicionando reatores (para fermentar a proteína) e considerarmos os impressionantes avanços noutras tecnologias limpas, como a solar e a eólica, achamos que poderemos competir com a soja, possivelmente, já em 2025“, sublinhou.

Para fazer a Solein, a água é “separada”: usa-se eletrólise para obter hidrogénio que, juntamente com o o dióxido de carbono do ar e minerais, é usado para alimentar bactérias, que produzem a proteína. O fator-chave será sempre o preço da eletricidade.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Trump promove falsa teoria de que Kamala Harris não nasceu nos EUA (e que não será elegível para vice)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ouviu que Kamala Harris, candidata democrata à vice-presidência da Casa Branca, não era elegível para o cargo, com base num boato que sugeria que pode não …

"Avante!". Pede-se máscara obrigatória, mas PCP só dá ouvidos à DGS

Vários peritos pedem o uso obrigatório de máscara na Festa do Avante!, mas o PCP só atende às recomendações feitas pela Direção-Geral da Saúde. Depois de muita contestação, a Festa do Avante! vai mesmo realizar-se, entre …

Coreia do Sul com maior número de casos desde março. Seul reforça medidas restritivas

A Coreia do Sul endureceu este sábado as medidas restritivas para conter a pandemia de covid-19 em Seul e arredores após registar o número mais elevado de novos casos diários em cinco meses. As regras, que …

Cavani tem viagem marcada para fechar acordo com o Benfica

Vários órgãos de informação avançam que Edinson Cavani tem viagem marcada para a Europa, onde deverá assinar com o SL Benfica dentro dos próximos dias. Depois de várias semanas de negociações, Edinson Cavani está praticamente garantido …

Novo Banco. Gama Life garante não ter relação com Greg Lindberg (mas GNB mudou-se para a sua morada)

O fundo da Apax Partners que assumiu o controlo da GNB Vida depois da compra ao Novo Banco “mudou-se” para a mesma morada de empresas do multimilionário Greg Lindberg em Londres, apesar da seguradora garantir …

Ministra admite que não leu relatório sobre Reguengos (e desvaloriza surtos em lares)

A ministra da Segurança Social admitiu, em entrevista ao semanário Expresso, que não leu o relatório sobre Reguengos de Monsaraz, mas considerou que a dimensão dos surtos de covid-19 em lares “não é demasiado grande …

Calvário no Barcelona. Setién de saída, Messi faz ultimato e Piqué fala em "vergonha"

O Barcelona foi esmagado (8-2) pelo Bayern Munique, nos quartos de final da Liga dos Campeões. Setién está de saída, Messi fez um ultimato e Piqué falou em "vergonha". Foi a noite mais negra de sempre …

Antonoaldo Neves quer receber mais para sair da TAP (mas Governo não paga "nem mais um cêntimo")

Quando foi anunciado o acordo de saída de David Neeleman da TAP, o Governo anunciou também que Antonoaldo Neves, CEO da companhia, seria substituído. No entanto, ainda não se chegou um acordo para a saída. …

Explosão em Beirute terá sido causada por trabalhos de manutenção

A explosão no porto de Beirute, no Líbano, que matou 171 pessoas, feriu mais de 6 mil e deixou um rasto de destruição na cidade, poderá ter sido causada por trabalhos de manutenção num armazém. …

"Crocodilo do terror" tinha dentes do tamanho de bananas e comia dinossauros

Um novo estudo descobriu um grupo de crocodilos antigos que tinham cerca de 10 metros de comprimento e dentes "do tamanho de bananas", que lhes permitiam derrubar até os maiores dinossauros do seu ecossistema. De acordo com …