/

Alguns crocodilos antigos eram vegetarianos

Smokeybjb / wikipedia

Um estudo detalhado aos dentes fossilizados de alguns crocodiliformes – ancestrais dos atuais crocodilos e jacarés – revelou que estes animais tinham uma dieta vegetariana, segundo uma nova investigação.

A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Current Biology, foi conduzida pelos cientistas Keegan Melstom e Randall Irmis, da Universidade de Utah, nos Estados Unidos.,

O estudo, que analisou 146 dentes de 16 “primos” de crocodilos, revelou que entre três a seis membros do grupo desenvolveram dentes especializados para mastigar plantas. “Os carnívoros têm dentes simples, enquanto que os dos herbívoros são muito mais complexos”, escreveu a equipa na publicação.

“O trabalho mostra que os crocodiliformes extintos tinham uma dieta incrivelmente variada”, explicou um dos cientistas envolvido na investigação, citado pelo EurekAlert.

Segundo explicaram os cientistas, alguns dos animais da época eram muito semelhantes aos seus parentes atuais, tendo uma dieta carnívora; outros, contudo, eram omnívoros, havendo ainda, muito provavelmente, outros animais que se alimentavam de plantas.

Jorge Gonzalez

A equipa disse ainda que os crocodiliformes herbívoros habitaram diferentes regiões do planeta em diferentes épocas ao longo do tempo. A investigação aponta que “o crocodiliforme herbívoro foi bem sucedido em vários ambientes”, conclui o estudo.

A equipa continua a reconstruir dietas alimentares deste grupo de animais extintos, incluindo fósseis nos quais faltam dentes, procurando entender porque é que os os ancestrais dos crocodilos se diversificaram de forma tão radical após a extinção em massa durante o Triásico Superior, mas não o fizeram durante o Cretáceo final, explica ainda o jornal britânico The Independent.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.