Alga tóxica está a matar cães nos EUA em poucos minutos

Foram reportados vários casos de cães que morreram pouco tempo após nadar em lagos. A culpa é das cianobactérias, também conhecidas por algas verde-azuladas.

Na realidade, alguns cientistas consideram que as cianobactérias não são algas, uma vez que são procariontes, enquanto as algas são eucariontes. Terminologias à parte, estas podem ser bastante perigosas para animais. Nos Estados Unidos já foram reportados vários casos de cães mortos.

Os animais de estimação morreram após ter nadado em lagos e, supostamente, terem ingerido estas as cianobactérias. Desde irritações na pele até problemas neurológicas, estas são altamente tóxicas, levando a danos no fígado, paralisia respiratória e outras condições fatais.

O New York Times menciona uma americana do estado da Carolina do Norte, que perdeu os seus três cães após um rápido mergulho. Minutos depois de terem saído da água, um deles teve convulsões e acabaram por morrer os três, apesar da dona os ter levado imediatamente ao veterinário.

As altas temperaturas são o ambiente perfeito para as cianobactérias proliferarem e, sem os devidos cuidados, podem revelar-se mortais para os nossos amigos de quatro patas. Podem também causar doenças nos humanos, mas como os animais as ingerem, tornam-se mais vulneráveis.

At 12:08 AM, our dogs crossed the rainbow bridge together. They contracted blue green algae poisoning and there was…

Publicado por Melissa Martin em Quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Desde 2014, o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) calcula que 61 pessoas tenham ficado doentes devido a estas algas, tendo duas delas sido hospitalizadas. Já um estudo levado a cabo por oficiais de saúde nova-iorquinos, e publicado pelo CDC, documentou 51 casos de pessoas e cães infetados desde 2015.

As algas podem passar despercebidas aos donos dos cães, já que podem ficar alojadas abaixo da superfície da água ou presas a plantas. Mesmo sem ingerir as algas, os animais podem também ficar infetados por lamber o seu pelo molhado.

“Acontece todos os anos nos EUA e em todo o mundo”, diz Val Beasley, professor de ciências veterinárias na Universidade da Pensilvânia. “Muitas vezes, as neurotoxinas matam o animal antes que possam chegar ao veterinário”, explicou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Esqueleto do século XIII revela primeiros sinais de tortura em Itália

A História está cheia de mortes horrendas mas, de todas as formas cruéis de perder a vida, poucas são tão terroríficas como aquela documentada num esqueleto do século XIII recentemente descoberto em Itália. Segundo o IFLScience, …

"Resultados de Centeno são bons, mas o caminho para lá chegar não"

Assunção Cristas, líder do CDS, admitiu em entrevista ao Jornal de Negócios que os resultados do ministro das Finanças, Mário Centeno, são bons, mas a forma como foram alcançados não. Se a ex-professora universitária tivesse de …

Irão vai permitir que mulheres entrem nos estádios

A jovem iraniana Sahar Khodayari, de 29 anos, imolou-se em frente a um tribunal de Teerão depois de ter sido condenada a seis meses de prisão por tentar ir a um jogo. A sua morte …

Thomas Cook anuncia falência e obriga a repatriamento maciço de 600 mil turistas

O operador turístico britânico Thomas Cook anunciou falência depois de não ter conseguido encontrar, durante o fim de semana, fundos necessários para garantir a sua sobrevivência e, por isso, entrará em “liquidação imediata”. “Apesar dos esforços …

Dar à luz era mais fácil há 2 milhões de anos

Como humanos modernos, desenvolvemos a habilidade de caminhar em duas pernas e temos cérebros grandes. Estas características ajudam-nos a chegar à prateleira de cima e a resolver quebra-cabeças - mas vêm com um preço. As nossas …

Lotes de medicamentos para azia com possível carcinogénio retirados do mercado

O Infarmed ordenou este sábado a recolha e retirada imediata de uma série de lotes de medicamentos protetores gástricos contendo o princípio ativo ranitidina do mercado, depois de ter sido detetada a presença de uma …

Ator de Star Trek morre aos 50 anos

Aron Eisenberg, o Nog de Star Trek: Deep Space Nine, morreu este sábado, com apenas 50 anos. A causa de morte do ator ainda não foi revelada. Morreu Aron Eisenberg, ator que interpretou a personagem Nog, …

Mesmo que não beba, o seu fígado pode sofrer danos causados por álcool

A lesão hepática é uma das consequências bem conhecidas do consumo excessivo de álcool. Mas nem sempre é preciso beber para sofrer delas. Algumas bactérias intestinais produzem álcool e podem danificar o nosso fígado sem lhe …

Colisão gigante de asteróides no Espaço provocou um boom de vida na Terra

Os asteróides desempenharam um "papel divino" na história da vida na Terra. Um novo estudo sugere que um gigantesco boom de biodiversidade na Terra, há cerca de 470 milhões de anos, poderá ter acontecido devido …

Alguns planetas podem orbitar um buraco negro supermassivo em vez de uma estrela

Estamos habituados à ideia de que um planeta orbita estrelas. No entanto, estes corpos celestes podem também existir em torno de buracos negros supermassivos. Os cientistas já haviam adotado a ideia de que há planetas a …