Alga tóxica está a matar cães nos EUA em poucos minutos

Foram reportados vários casos de cães que morreram pouco tempo após nadar em lagos. A culpa é das cianobactérias, também conhecidas por algas verde-azuladas.

Na realidade, alguns cientistas consideram que as cianobactérias não são algas, uma vez que são procariontes, enquanto as algas são eucariontes. Terminologias à parte, estas podem ser bastante perigosas para animais. Nos Estados Unidos já foram reportados vários casos de cães mortos.

Os animais de estimação morreram após ter nadado em lagos e, supostamente, terem ingerido estas as cianobactérias. Desde irritações na pele até problemas neurológicas, estas são altamente tóxicas, levando a danos no fígado, paralisia respiratória e outras condições fatais.

O New York Times menciona uma americana do estado da Carolina do Norte, que perdeu os seus três cães após um rápido mergulho. Minutos depois de terem saído da água, um deles teve convulsões e acabaram por morrer os três, apesar da dona os ter levado imediatamente ao veterinário.

As altas temperaturas são o ambiente perfeito para as cianobactérias proliferarem e, sem os devidos cuidados, podem revelar-se mortais para os nossos amigos de quatro patas. Podem também causar doenças nos humanos, mas como os animais as ingerem, tornam-se mais vulneráveis.

At 12:08 AM, our dogs crossed the rainbow bridge together. They contracted blue green algae poisoning and there was…

Publicado por Melissa Martin em Quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Desde 2014, o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) calcula que 61 pessoas tenham ficado doentes devido a estas algas, tendo duas delas sido hospitalizadas. Já um estudo levado a cabo por oficiais de saúde nova-iorquinos, e publicado pelo CDC, documentou 51 casos de pessoas e cães infetados desde 2015.

As algas podem passar despercebidas aos donos dos cães, já que podem ficar alojadas abaixo da superfície da água ou presas a plantas. Mesmo sem ingerir as algas, os animais podem também ficar infetados por lamber o seu pelo molhado.

“Acontece todos os anos nos EUA e em todo o mundo”, diz Val Beasley, professor de ciências veterinárias na Universidade da Pensilvânia. “Muitas vezes, as neurotoxinas matam o animal antes que possam chegar ao veterinário”, explicou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novas linhas ferroviárias de alta velocidade. Porto-Lisboa vai fazer-se em 1h15 (e Porto-Vigo em apenas 1h)

O Governo anunciou, esta quinta-feira, o Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030, que tem como um dos principais focos uma nova linha ferroviária de alta velocidade para ligar Lisboa-Porto num hora e 15 minutos. O jornal …

Arqueólogos descobrem esqueleto que acreditam pertencer a guerreiro anglo-saxão

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um esqueleto que parece ter pertencido a um guerreiro anglo-saxão. Os especialistas dizem que a descoberta lança uma nova luz sobre a ascensão e queda das tribos locais. O esqueleto foi …

Ana Rita Cavaco ataca plano de inverno (e duvida que Marcelo "tenha ficado mais sossegado")

Ana Rita Cavaco reuniu-se com Marcelo Rebelo de Sousa, mas duvida que o Presidente tenha ficado mais tranquilo após ter ouvido os representantes do setor da Saúde, no Palácio de Belém. Ana Rita Cavaco, presidente da …

Nuno Mendes, "hábil como Ronaldinho"

  Portal conceituado destaca o jovem lateral do Sporting e cita Cristiano Ronaldo... várias vezes. Gigantes europeus atentos à evolução do jogador. Nuno Mendes é o foco de um artigo do portal Goal, embora Ronaldo (e Ronaldinho) …

Irão e Rússia estarão a tentar interferir nas presidenciais dos EUA

O diretor nacional dos serviços de informação dos Estados Unidos disse na quarta-feira que Irão e Rússia obtiveram informações dos eleitores norte-americanos e que estão a tentar interferir nas eleições presidenciais de 3 de novembro. "Queremos …

Cientistas revertem a doença de Parkinson em ratos

Uma equipa de cientistas conseguiu reverter totalmente a doença de Parkinson em ratos. Os animais deixaram de apresentar sintomas e recuperaram neurónios. A doença de Parkinson resulta da redução dos níveis de uma substância que funciona …

Entrevista a Carlos Cueva, autor de estudo inédito sobre os jogos à porta fechada

Carlos Cueva, 34 anos e professor na Universidade de Alicante há seis anos. Estudou em Inglaterra, onde completou um doutoramento em Economia. O ensino e a investigação ocupam o seu tempo. É especialista em investigação …

Ministro da Saúde do Brasil infetado com covid-19

Eduardo Pazuello, ministro da Saúde brasileiro, está infetado. Também esta quarta-feira, o governante foi admoestado por Jair Bolsonaro, que negou haver intenção do Brasil comprar 46 milhões de doses de vacina chinesa. O ministro da Saúde …

PSD vai votar contra o OE2021. PS acusa Rio de abandonar defesa do "interesse nacional"

O secretário-geral adjunto socialista disse esta quarta-feira que não surpreende o voto contra do PSD à proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), considerando, no entanto, que Rui Rio “deixou cair” o valor do …

As vacas preferem interagir cara a cara com as pessoas. Ficam mais relaxadas

Um novo estudo descobriu que as vacas preferem interagir com os seres humanos cara a cara e que ficam os animais ficam mais relaxados com este tipo de interação do que quando ouvem uma voz …