O ativista vegano italiano Alfredo Meschi tatuou 40 mil X’s no seu corpo inteiro, simbolizando os outros tantos animais que são abatidos para alimento a cada segundo que passa.

Alfredo Meschi é um dos mais influentes ativistas veganos em Itália e decidiu usar o seu corpo como tela para chamar atenção mediática para a crueldade animal, um tema que lhe diz muito. As estatísticas são avassaladoras e falam por si: a cada segundo, 40 mil animais terrestres e marinhos são abatidos para alimento.

“Tentei captar pelo menos um segundo desse holocausto na minha pele”, disse Meschi, que tatuou 40.000 X’s pretos na sua pele, em 2016. O processo de tatuar o seu corpo inteiro demorou dois meses, escreve o OZY.

Porquê usar X’s? Meschi explica: “Escolhi o símbolo X porque é o sinal que usamos nas nossas listas de tarefas, quando terminamos de fazer algo, contar ou matar algo”.

Para além da sua tatuagem que o cobre de cabeça aos pés, Meschi usa ainda um anzol e uma etiqueta de gado nas suas orelhas, para simbolizar os animais marinhos e terrestres.

Curiosamente, Alfredo Meschi era caçador e pescador amador até há cinco anos, quando adotou uma dieta vegana e parou de usar produtos de origem animal. O ativista transalpino promove o antiespecismo, uma filosofia que denuncia a hierarquia que classifica os seres humanos acima de outras espécies.

Aliás, Meschi gosta de ser chamado ‘artivista’, uma pessoa que usa a arte para confrontar injustiças. “Quero fazer uma conexão pele-a-pele, para que minha pele provoque arrepios na pele da outra pessoa”, explicou.

Ainda que numa escala bem menor, 220 outras pessoas seguiram o exemplo e tatuaram X’s no seu corpo e foram fotografadas pelo artista italiano Massimo Giovannini num projeto intitulado “In the blink of an eye” [Num piscar de olhos].

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …

Conselho das Finanças Públicas alerta para riscos na TAP e falta de orçamentação para Novo Banco

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou esta segunda-feira, numa análise à proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2022 (OE2022), para a possibilidade de se injetar mais dinheiro na TAP e no …

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho

Novo Banco apresenta nova imagem. "Agora é o renascimento", diz Ramalho

O presidente do Novo Banco disse, esta segunda-feira, que a nova imagem representa o "renascimento" da instituição financeira, que está numa "rota de lucro e rendibilidade". Na apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, …

Governo disponível para suspender caducidade de convenções coletivas "sem limite de tempo"

O Governo está disponível para avançar com a suspensão dos prazos da caducidade das convenções coletivas "sem limite de tempo", disse, esta segunda-feira, no Parlamento a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A medida foi …

PEV também vota contra o Orçamento do Estado para 2022

O partido ecologista "Os Verdes" (PEV) anunciou, esta segunda-feira, que também vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022. Em conferência de imprensa, na Assembleia da República, José Luís Ferreira disse que "o grupo parlamentar …

Governo lamenta decisão do PCP. "Nunca tínhamos ido tão longe como fomos este ano"

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares reagiu, esta segunda-feira à tarde, na Assembleia da República, ao anúncio de voto contra do PCP ao Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). Na Assembleia da República, Duarte Cordeiro …