Foi avistada uma alforreca gigante no Reino Unido

A alforreca gigante, a maior alguma vez encontrada em águas britânicas, foi avistada na Cornualha, no Reino Unido, no sábado, por uma bióloga e repórter da BBC.

Segundo o Washington Post, a criatura foi avistada, no sábado, por Lizzie Daly, quando esta se encontrava a fazer mergulho nas águas da Cornualha, no Reino Unido. A bióloga e locutora da BBC nadou até à alforreca gigante, com cerca de 1,60 metros, enquanto o cinegrafista Dan Abbott capturava o momento.

“Não estávamos à espera disto. Ter esta experiência foi um absoluto deleite“, afirma Daly. “A minha primeira reação foi pensar que nunca tinha visto uma alforreca tão grande na minha vida”, diz, por sua vez, Abbott, acrescentando que teve de manter o foco para conseguir filmar este “animal bonito, majestoso, lento e gracioso”.

Os dois estavam a mergulhar como parte da Wild Ocean Week, uma campanha de angariação de fundos criada pela bióloga para ajudar a Sociedade de Conservação Marinha do Reino Unido, uma organização sem fins lucrativos.

De acordo com Cheryl Ames, investigadora do Museu Nacional de História Natural, em Washington, nos Estados Unidos, a alforreca barril – Rhizostoma pulmo – começa por ser pequena, com um mero milímetro de comprimento, até se transformar na enorme criatura que podemos ver no vídeo.

A investigadora explica ainda que este animal marinho come peixe, pequenos crustáceos e zooplâncton e vive não só na costa do Reino Unido assim como no Mediterrâneo. “É realmente incrível poder vê-las assim tão grandes“, afirma ao jornal norte-americano.

Apesar da sua grande dimensão, é praticamente inofensiva para os humanos, embora Ames considere que “não se atreveria a pôr a mão nela”.

Daly diz que não teve medo de se aproximar da alforreca e espera que as imagens inspirem outras pessoas a ganharem entusiasmo pelos oceanos e por toda a vida existente neles. “Entrem na água, peguem numa máscara de snorkeling. Apenas façam-no para ver o que anda por aí”, apela.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas criam algoritmo para identificar covid-19 a partir do som da tosse

Investigadores de vários países criaram um algoritmo que afirmam poder identificar se uma pessoa tem covid-19 a partir do som da sua tosse. Cientistas do México, Estados Unidos, Espanha e Itália, liderados por uma equipa do …

Para proteger o fundo do mar, novo sistema permite atracar vários barcos com uma só "âncora"

Quando vários barcos se amontoam numa enseada durante a noite, cada um deles lança uma âncora que pode potencialmente danificar os corais e a vida marinha no fundo do mar. O sistema Seafloat foi criado …

Japão e Estados Unidos assinam acordo de cooperação para exploração da Lua

O Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão e a agência espacial dos Estados Unidos (NASA) assinaram um acordo de colaboração entre os dois países no programa Artemis, para a exploração da …

Washington Redskins mudam de nome por ser considerado racista

A equipa de futebol americano, até aqui denominada de Washington Redskins, vai abandonar essa designação, considerada de teor racista, para designar nativos da América do Norte. Em comunicado, a equipa de Washington explicou que, depois de uma …

Flores precisaram de cerca de 50 milhões de anos para se tornarem o que são hoje

As plantas com flor evoluíram há cerca de 100 milhões de anos, mas precisaram de outros 50 milhões de anos para diversificar e tornarem-se aquilo que são hoje, sugere uma equipa de investigadores. Os cientistas documentaram …

Estudo sugere que imunidade à covid-19 pode desaparecer em poucos meses

A imunidade adquirida por anticorpos após a cura da covid-19 pode desaparecer em alguns meses, o que poderá complicar o desenvolvimento de uma vacina eficaz a longo prazo, sugere um estudo britânico divulgado esta segunda-feira. "Este …

60 anos depois, já se sabe o que aconteceu aos 9 russos que desapareceram na Montanha da Morte

Passados 61 anos, o mistério da morte de nove esquiadores russos que faziam uma caminhada pelos Montes Urais, perto da chamada Montanha da Morte, foi finalmente resolvido. Em 1959, nove viajantes russos que faziam uma caminhada …

Médicos Sem Fronteiras é "institucionalmente racista", acusam atuais e ex-colaboradores

Uma declaração assinada por mil atuais e ex-funcionários revela que a Organização Não Governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) é "institucionalmente racista" e reforça o colonialismo e a supremacia branca no trabalho humanitário que pratica. Na …

Empresa culpada pela crise de opioides fez contribuições políticas após declarar falência

A Purdue Pharma, empresa culpada pela crise de opioides nos Estados Unidos, fez contribuições políticas após ter sido processada e declarado falência. Os opioides são usados para aliviar a dor, mas também provocam uma sensação exagerada …

Norte-americano morre após ir a festa para provar que a covid-19 é uma farsa

Um norte-americano de 30 anos, de San Antonio, no estado do Texas, morreu de covid-19 depois de ir a uma festa para provar que a doença era uma farsa, informou a media local. O homem foi …