Foi avistada uma alforreca gigante no Reino Unido

A alforreca gigante, a maior alguma vez encontrada em águas britânicas, foi avistada na Cornualha, no Reino Unido, no sábado, por uma bióloga e repórter da BBC.

Segundo o Washington Post, a criatura foi avistada, no sábado, por Lizzie Daly, quando esta se encontrava a fazer mergulho nas águas da Cornualha, no Reino Unido. A bióloga e locutora da BBC nadou até à alforreca gigante, com cerca de 1,60 metros, enquanto o cinegrafista Dan Abbott capturava o momento.

“Não estávamos à espera disto. Ter esta experiência foi um absoluto deleite“, afirma Daly. “A minha primeira reação foi pensar que nunca tinha visto uma alforreca tão grande na minha vida”, diz, por sua vez, Abbott, acrescentando que teve de manter o foco para conseguir filmar este “animal bonito, majestoso, lento e gracioso”.

Os dois estavam a mergulhar como parte da Wild Ocean Week, uma campanha de angariação de fundos criada pela bióloga para ajudar a Sociedade de Conservação Marinha do Reino Unido, uma organização sem fins lucrativos.

De acordo com Cheryl Ames, investigadora do Museu Nacional de História Natural, em Washington, nos Estados Unidos, a alforreca barril – Rhizostoma pulmo – começa por ser pequena, com um mero milímetro de comprimento, até se transformar na enorme criatura que podemos ver no vídeo.

A investigadora explica ainda que este animal marinho come peixe, pequenos crustáceos e zooplâncton e vive não só na costa do Reino Unido assim como no Mediterrâneo. “É realmente incrível poder vê-las assim tão grandes“, afirma ao jornal norte-americano.

Apesar da sua grande dimensão, é praticamente inofensiva para os humanos, embora Ames considere que “não se atreveria a pôr a mão nela”.

Daly diz que não teve medo de se aproximar da alforreca e espera que as imagens inspirem outras pessoas a ganharem entusiasmo pelos oceanos e por toda a vida existente neles. “Entrem na água, peguem numa máscara de snorkeling. Apenas façam-no para ver o que anda por aí”, apela.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O Nepal proibiu, mas mulheres continuam a ser forçadas a dormir em "cabanas menstruais"

"Chaupadi" é uma tradição hindu, característica do Nepal, que força as mulheres a dormirem num abrigo quando estão menstruadas por serem consideradas impuras. Segundo o IFLScience, uma nova investigação mostra que 77% das raparigas que vivem …

O golo "doloroso" de Ansu Fati que fez dele o mais jovem jogador a marcar na Champions

Ansu Fati, avançado do Barcelona, tornou-se no mais jovem jogador de sempre a marcar um golo na Liga dos Campeões. Com 17 anos e 40 dias de idade, o espanhol faz mais uma vez história …

Almeida Henriques suspeito de receber avença enquanto esteve no Governo por favores a empresário

Almeida Henriques, antigo secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional do Governo de Passos Coelho, e atual presidente da Câmara de Viseu, é suspeito de ter recebido dinheiro por favores ao empresário Agostinho …

Costa responde a Ventura: Programa do Governo não muda "semana sim semana não"

Recorrendo à ironia, o primeiro-ministro, António Costa, respondeu esta terça-feira ao deputado único do Chega, afirmando que o programa do Governo não muda "semana sim, semana não" consoante as críticas. No debate quinzenal na Assembleia da …

Pela primeira vez, porcos nascem com células de macaco (e morrem uma semana depois)

Pela primeira vez, cientistas chineses criaram pequenos leitões com órgãos que continham células de macaco. Os animais acabaram por morrer todos no espaço de uma semana. Os investigadores travam uma longa batalha para vir a desenvolver …

Iniciativa Liberal anuncia voto contra OE2020

O deputado único e presidente da Iniciativa Liberal (IL) anunciou esta terça-feira que o partido votará contra o Orçamento do Estado para 2020, depois de uma reunião com o Governo. "Este orçamento vai dar corpo ao …

Funcionários admitidos até 2005 podem perder férias se estiverem de baixa prolongada

Os funcionários públicos admitidos antes de 2006 e que estiverem de baixa por doença superior a 30 dias podem vir a perder dias de férias, segundo uma proposta do Governo ainda em negociação com os …

Tiroteio num supermercado em Nova Jersey faz seis mortos

As autoridades de Nova Jersey, nos Estados Unidos, informaram que o tiroteio registado num supermercado, esta terça-feira, causou seis mortos, entre os quais um polícia e dois suspeitos da autoria dos disparos. Os disparos foram ouvidos …

Atividade das amígdalas cerebelosas associada a comportamentos de bullying nos jovens

Certos padrões na atividade cerebral dos adolescentes, nomeadamente nas amígdalas cerebelosas, foi associada a comportamentos de bullying. Estes jovens revelaram ser menos empáticos perante rostos temerosos. O bullying é um problema social que afeta muitas crianças …

Já se sabe o que provocou o colapso violento do Kilauea

A erupção de 2018 em Kilauea, no Havai, caracterizou o espetacular colapso da caldeira do vulcão. Agora, novas investigações constatam que esta mudança dramática foi desencadeada por um pequeno derrame de magma do reservatório abaixo …