/

Foi avistada uma alforreca gigante no Reino Unido

1

A alforreca gigante, a maior alguma vez encontrada em águas britânicas, foi avistada na Cornualha, no Reino Unido, no sábado, por uma bióloga e repórter da BBC.

Segundo o Washington Post, a criatura foi avistada, no sábado, por Lizzie Daly, quando esta se encontrava a fazer mergulho nas águas da Cornualha, no Reino Unido. A bióloga e locutora da BBC nadou até à alforreca gigante, com cerca de 1,60 metros, enquanto o cinegrafista Dan Abbott capturava o momento.

“Não estávamos à espera disto. Ter esta experiência foi um absoluto deleite“, afirma Daly. “A minha primeira reação foi pensar que nunca tinha visto uma alforreca tão grande na minha vida”, diz, por sua vez, Abbott, acrescentando que teve de manter o foco para conseguir filmar este “animal bonito, majestoso, lento e gracioso”.

Os dois estavam a mergulhar como parte da Wild Ocean Week, uma campanha de angariação de fundos criada pela bióloga para ajudar a Sociedade de Conservação Marinha do Reino Unido, uma organização sem fins lucrativos.

De acordo com Cheryl Ames, investigadora do Museu Nacional de História Natural, em Washington, nos Estados Unidos, a alforreca barril – Rhizostoma pulmo – começa por ser pequena, com um mero milímetro de comprimento, até se transformar na enorme criatura que podemos ver no vídeo.

A investigadora explica ainda que este animal marinho come peixe, pequenos crustáceos e zooplâncton e vive não só na costa do Reino Unido assim como no Mediterrâneo. “É realmente incrível poder vê-las assim tão grandes“, afirma ao jornal norte-americano.

Apesar da sua grande dimensão, é praticamente inofensiva para os humanos, embora Ames considere que “não se atreveria a pôr a mão nela”.

Daly diz que não teve medo de se aproximar da alforreca e espera que as imagens inspirem outras pessoas a ganharem entusiasmo pelos oceanos e por toda a vida existente neles. “Entrem na água, peguem numa máscara de snorkeling. Apenas façam-no para ver o que anda por aí”, apela.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.