/

Alface cultivada no Espaço é tão nutritiva como a que é plantada na Terra

Scott Kelly / Twitter

Astronauta Scott Kelly na Estação Espacial Internacional com a alface

Os cientistas descobriram que a alface cultivada a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI), entre 2014 e 2016, é tão segura e nutritiva como a que é plantada na Terra.

Em 2014, no âmbito de um projeto com uma tecnologia de cultivo chamada Veggie, foram enviadas para a Estação Espacial Internacional sementes de alface de folha vermelha para perceber até que ponto era possível cultivar vegetais no Espaço.

Agora, de acordo com um estudo realizado por investigadores do Centro Espacial Kennedy, publicado na revista científica Frontiers in Plant Science, esta alface é tão nutritiva e segura (a nível de micróbios e bactérias) como as que são plantadas na Terra.

Esta descoberta é mais um passo em frente para permitir o cultivo de vegetais durante longas missões no Espaço como, por exemplo, a Marte.

“Esta alface vai fornecer mais vitaminas, nutrientes, sabores e texturas à comida processada e pré-embalada que geralmente alimenta os astronautas. E o seu cultivo também pode proporcionar-lhes benefícios psicológicos”, explicam duas das autoras do estudo, Christina Khodadad e Gioia Massa, à revista Newsweek.

“Além de fornecer alimentos, as plantas também podem ter um papel importante nos futuros Sistemas de Suporte de Vida necessários neste tipo de missões. As plantas não só geram oxigénio, como removem dióxido de carbono, algo crítico em sistemas fechados como a EEI ou as futuras instalações na Lua ou em Marte”.

“A longo prazo, se quisermos colonizar o Espaço, o crescimento das culturas será crucial para estabelecer qualquer nível de sustentabilidade e auto-suficiência“, acrescentam.

Desde então, os astronautas da Estação Espacial Internacional também já cultivaram acelga, rabanete, couve chinesa e ervilhas. Em 2019, receberam sementes do pimento Capsicum annuum, que deverá ser o primeiro fruto a crescer no Espaço.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.