Astronautas comem pela primeira vez alface cultivada no espaço

Scott Kelly / Twitter

Astronauta Scott Kelly na Estação Espacial Internacional com a alface roxa cultivada em órbita.

Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI) vão nesta segunda-feira comer alface roxa. E porque é que falamos disso? Porque é a primeira vez que se vai comer um vegetal inteiramente cultivado no Espaço.

Desde há alguns anos que os astronautas vêm cultivando vegetais a bordo da Estação Espacial, mas, até agora, os espécimes obtidos tinham sempre sido enviados para a Terra para análise científica.

O mesmo não vai acontecer com um pé de alface roxa que cresceu, durante 33 dias, na EEI, no âmbito de um projecto de estudo em curso sobre de uma tecnologia de cultivo de plantas denominada Veggie.

A Veggie foi desenvolvida pela empresa norte-americana Orbital Technologies Corp. e é usada na EEI desde Abril de 2014.

Trata-se de uma espécie de estufa munida com LEDs vermelhos, azuis e verdes que permite o crescimento das plantas e a sua monitorização por parte da tripulação.

A tecnologia possibilita ainda a garantia de que as plantas recebem a quantidade de nutrientes necessários para se desenvolverem.

NASA

Tecnologia de cultivo de plantas no espaço denominada Veggie

Os 44 elementos da expedição, entre os quais o astronauta Scott Kelly que estará um ano em órbita, vão poder agora testar o sabor desta famosa alface roxa.

Antes de serem consumidas, as folhas de alface serão limpas com um ácido cítrico e com toalhitas sanitárias adequadas para comida, conforme explica a NASA.

Os elementos da EEI vão comer metade da colheita de alface, enquanto a outra metade será armazenada e congelada para ser devolvida à Terra para análise.

Este projecto da Veggie é visto como essencial na expectativa de serem levadas a cabo missões espaciais mais prolongadas no tempo e no espaço.

“Quanto mais longe da Terra e por mais tempo os humanos forem, mais precisaremos de ser capazes de cultivar plantas para comer, para reciclar a atmosfera e para benefícios psicológicos”, explica a investigadora Giola Massa, que integra a equipa da Veggie, citada pelo Digital Trends.

“Os sistemas de plantas vão tornar-se componentes importantes de qualquer cenário de exploração de longa duração”, acrescenta.

No futuro, os astronautas poderão assim, não apenas comer vegetais cultivados no espaço, mas também jardinar em plena órbita.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Porque raio é que é necessário utilizar leds para fazer crescer as alfaces. A estação espacial não apanha sol 24 horas por dia? Qual é a lógica de estar a criar uma planta que é constituída por mais de 95 % de água, com a finalidade de ser consumida pelos astronautas? Só descortino algum interesse psicológico em consumir algo “fresco”, para suavizar a pasmaceira das refeições tipo “ração de combate”!!

RESPONDER

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …