/

Astronautas comem pela primeira vez alface cultivada no espaço

2

Scott Kelly / Twitter

Astronauta Scott Kelly na Estação Espacial Internacional com a alface roxa cultivada em órbita.

Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI) vão nesta segunda-feira comer alface roxa. E porque é que falamos disso? Porque é a primeira vez que se vai comer um vegetal inteiramente cultivado no Espaço.

Desde há alguns anos que os astronautas vêm cultivando vegetais a bordo da Estação Espacial, mas, até agora, os espécimes obtidos tinham sempre sido enviados para a Terra para análise científica.

O mesmo não vai acontecer com um pé de alface roxa que cresceu, durante 33 dias, na EEI, no âmbito de um projecto de estudo em curso sobre de uma tecnologia de cultivo de plantas denominada Veggie.

A Veggie foi desenvolvida pela empresa norte-americana Orbital Technologies Corp. e é usada na EEI desde Abril de 2014.

Trata-se de uma espécie de estufa munida com LEDs vermelhos, azuis e verdes que permite o crescimento das plantas e a sua monitorização por parte da tripulação.

A tecnologia possibilita ainda a garantia de que as plantas recebem a quantidade de nutrientes necessários para se desenvolverem.

NASA

Tecnologia de cultivo de plantas no espaço denominada Veggie

Os 44 elementos da expedição, entre os quais o astronauta Scott Kelly que estará um ano em órbita, vão poder agora testar o sabor desta famosa alface roxa.

Antes de serem consumidas, as folhas de alface serão limpas com um ácido cítrico e com toalhitas sanitárias adequadas para comida, conforme explica a NASA.

Os elementos da EEI vão comer metade da colheita de alface, enquanto a outra metade será armazenada e congelada para ser devolvida à Terra para análise.

Este projecto da Veggie é visto como essencial na expectativa de serem levadas a cabo missões espaciais mais prolongadas no tempo e no espaço.

“Quanto mais longe da Terra e por mais tempo os humanos forem, mais precisaremos de ser capazes de cultivar plantas para comer, para reciclar a atmosfera e para benefícios psicológicos”, explica a investigadora Giola Massa, que integra a equipa da Veggie, citada pelo Digital Trends.

“Os sistemas de plantas vão tornar-se componentes importantes de qualquer cenário de exploração de longa duração”, acrescenta.

No futuro, os astronautas poderão assim, não apenas comer vegetais cultivados no espaço, mas também jardinar em plena órbita.

SV, ZAP

2 Comments

  1. Porque raio é que é necessário utilizar leds para fazer crescer as alfaces. A estação espacial não apanha sol 24 horas por dia? Qual é a lógica de estar a criar uma planta que é constituída por mais de 95 % de água, com a finalidade de ser consumida pelos astronautas? Só descortino algum interesse psicológico em consumir algo “fresco”, para suavizar a pasmaceira das refeições tipo “ração de combate”!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.