/

Alfa Pendular chega a Guimarães em maio

1

António ML Cabral / Wikimedia

-

Guimarães vai passar a ter ligação a Lisboa através do Alfa Pendular, a partir de 1 de maio, uma decisão da CP – Comboios de Portugal justificada pelo “aumento de passageiros”.

A empresa de transporte ferroviário adianta que a nova ligação de longo curso entre o Minho e Lisboa, terá a duração de 03h50 e terá a periodicidade de um comboio por dia, em cada sentido, servindo a população de cerca de 270 mil habitantes dos concelhos de Guimarães, Santo Tirso e Trofa.

Para o presidente da autarquia vimaranense, Domingos Bragança, “a CP vai ganhar muito com esta ligação, mas vão ganhar, sobretudo, os cidadãos portugueses, em especial os vimaranenses”.

“As duas capitais do país passam a estar ligadas, finalmente, por um transporte de velocidade elevada, moderno e com o máximo conforto num serviço de longo curso. As boas parcerias dão bons resultados. Trata-se de um investimento público que terá um retorno para o operador público muito positivo, com um incremento da qualidade e do serviço”, afirmou o autarca em declarações à Lusa.

Segundo Domingos Bragança, “esta ligação vai facilitar, ainda mais, as viagens entre dois polos industriais, turísticos, culturais e de conhecimento, através de um comboio direto que une duas grandes cidades”.

Assim, “aos dois Intercidades que fazem atualmente a ligação diária entre Guimarães e Lisboa (um por sentido), juntam-se mais dois comboios Alfa Pendular (igualmente um por sentido) num total de quatro ligações diárias entre aquela cidade e Lisboa”, esclarece a CP.

A CP realça ainda os efeitos benéficos da nova ligação para a região vimaranense.

“A região agora abrangida pelos Alfa Pendular tem uma forte dinâmica económica, social e cultural que vai certamente valorizar este aumento da oferta da CP. A crescente importância turística da cidade de Guimarães, cujo centro histórico é Património Mundial da Humanidade, atrai atualmente milhares de turistas, que passam a contar com mais uma forma de chegar à Cidade Berço”, lê-se.

Bom Dia

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.