Alerta vermelho e despedidas no jogo da época. Benfica pode sagrar-se campeão, Porto espera milagre

1

Edgar Jiménez / wikimedia

O Benfica espera sagrar-se campeão português de futebol pela 38.ª vez, neste sábado, na despedida da I Liga de 2022/2023, recebendo o lanterna-vermelha Santa Clara no jogo que vale uma época. O FC Porto defronta o Vitória de Guimarães e ainda sonha com um milagre para revalidar o título.

O clube da Luz tem dois pontos de vantagem sobre o rival do Porto à entrada para a 34.ª e última jornada da época.

Só a derrota em pleno Estádio da Luz, frente a uma equipa já despromovida ao segundo escalão, colocará o Benfica a depender do resultado dos dragões na recepção ao Vitória de Guimarães, o quinto classificado do campeonato.

Uma vitória sobre os açorianos permitirá ao Benfica conquistar um título que lhe escapou nas três temporadas anteriores.

Mas mesmo o empate pode ser suficiente, uma vez que o FC Porto precisaria de vencer os minhotos e ultrapassar uma diferença de 11 golos favorável às águias, no desempate entre golos marcados e sofridos.

A confirmar-se o título do Benfica, com a conquista do 38.º ceptro, o Benfica ficará com mais oito do que o FC Porto (30), o segundo clube mais titulado, enquanto o Sporting tem metade (19).

Despedidas no jogo da época

Há vários jogadores do Benfica que podem fazer, neste sábado, o seu último jogo com a camisola do Benfica. Essa é uma certeza para Alejandro Grimaldo que vai sair para o Bayer Leverkusen da Alemanha.

Mas Otamendi também pode não renovar. E Gonçalo Ramos é cobiçado por vários clubes europeus, tendo já sido associado a Manchester United, Bayern de Munique e Paris Saint-Germain – espera-se, assim, que seja mais um grande negócio do Benfica no mercado de transferências.

Mas também há dúvidas quanto às continuidades de Gilberto, de Lucas Veríssimo e de Guedes.

O defesa central António Silva, talvez a maior revelação da temporada, vai cumprir um jogo de suspensão e não poderá ajudar o Benfica dentro do relvado.

Alerta vermelho e lei seca no Marquês

À espera dos festejos do título do Benfica, está em marcha, em Lisboa, uma operação de segurança de grande envergadura com a capital em alerta vermelho.

Na Praça Marquês de Pombal e nas ruas que para lá confluem, o trânsito vai estar muito condicionado a partir do final da tarde, com várias vias cortadas.

Também haverá forte vigilância policial, com revistas a quem quiser ir para a zona da rotunda, o local predilecto dos adeptos benfiquistas para festejarem títulos.

A polícia já avisou que não vai permitir que as pessoas levem consigo objectos como capacetes, garrafas, “selfie sticks”, copos e chapéus de chuva, entre outros.

As três estações de Metro que funcionam na zona dos festejos (Marquês de Pombal, Picoas e Parque) também vão estar encerradas a partir das 16:30 horas.

E os restaurantes, bares, lojas de conveniência e outros locais onde se vendam bebidas alcoólicas nas imediações da Praça, vão também fechar a partir das 16 horas.

A Feira do Livro que decorre no Parque Eduardo VII, próximo da Praça Marquês de Pombal, vai também fechar às 17 horas.

Vit. Guimarães e Arouca lutam pela Liga Conferência

Além da decisão do título, a última jornada do campeonato vai também lançar luz sobre os quinto e sexto classificados que vão ter acesso à terceira e segunda pré-eliminatórias da próxima edição da Liga Conferência Europa. Antes da derradeira ronda, são ocupados por Vitória de Guimarães e Arouca.

Os vimaranenses têm dois pontos de vantagem sobre os perseguidores, mas enfrentam uma tarefa mais difícil, no estádio de um FC Porto que sonha vagamente com a revalidação do título de campeão.

Já o Arouca visita o Portimonense, 13.º classificado e já com a manutenção assegurada.

Os jogos Benfica-Santa Clara, FC Porto-Vitória de Guimarães e Arouca-Portimonense realizam-se todos às 18 horas.

O pano sobre a I Liga 2022/2023 cairá já depois das 22 horas quando terminar o jogo entre Sporting de Braga (inalcançável no terceiro lugar, o último de acesso à Liga dos Campeões) e Paços de Ferreira, penúltimo colocado e virtualmente despromovido.

O Marítimo que é antepenúltimo, também já sabe que disputará o play-off pela manutenção, independentemente do resultado no reduto do Estoril-Praia.

Na sexta-feira, o Sporting, quarto classificado, fechou a participação na edição 2022/2023 da I Liga com um triunfo por 2-1 em casa do Vizela.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.