Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Heinrich Hoffmann / German Federal Archives

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi.

As autoridades do município de Weil im Schönbuch, na Alemanha, ordenaram que a estátua erguida por um cidadão para supostamente homenagear o seu falecido pai fosse removida do cemitério, depois de terem recebido várias queixas de que esta tinha muitas semelhanças com Adolf Hitler, conta o The Independent.

Além das parecenças com o antigo ditador nazi, a figura de madeira, que alegadamente representa Ewald E., um carpinteiro que morreu em 2013, apresenta o número 88 no peito, que por acaso também é o código numérico para “Heil Hitler” (uma vez que a letra H é a oitava do alfabeto).

O filho Oliver, de 51 anos, revelou a figura no início deste mês e desde então que o presidente da Câmara da cidade, Wolfgang Lahl, tem recebido queixas. “Em poucos dias recebi meia dúzia de reclamações de cidadãos preocupados com esta figura de madeira”, disse o autarca ao jornal alemão Bild.

A estátua foi posteriormente removida, mas o alemão insiste que o número 88 é uma referência ao número da porta da casa onde o pai vivia. Ao mesmo jornal alemão, o seu advogado afirmou que “o senhor E. não é nazi” e que “o seu pai trabalhou num clube de futebol durante 30 anos”.

Segundo o jornal britânico, já foi aberta uma investigação sobre a estátua, com a polícia a informar que está relacionada com a suposta utilização de símbolos relativos a organizações inconstitucionais.

“Sabemos quem é o dono da estátua, mas ainda não sabemos o que está por trás dela”, disse um porta-voz da polícia ao canal alemão T-Online.

Tal como recorda o Independent, a Alemanha proíbe exibições públicas da simbologia nazi, incluindo suásticas e símbolos da SS, e ainda saudações e declarações nazis como “Heil Hitler”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.