O Banco Central Europeu autorizou a Alemanha a emitir notas de zero euros que não servem para fazer compras, mas que estão a render bom dinheiro ao estado de Schleswig-Holstein, no norte do país.
Estas notas de zero euros estão à venda por 2,50 euros cada e destinam-se a turistas e coleccionadores. Mas não se pense que se trata apenas de um mero papel a imitar os euros de verdade. Estas notas sem valor algum incluem todo o sistema de autenticação dos euros com valor, incluindo as marcas de água, o selo holográfico, os filamentos de segurança e os relevos.
O Governo da Alemanha teve que aprovar um projecto de lei especial para poder emitir estas notas de zero euros e que recebeu luz verde do Banco Central Europeu.
A primeira edição destas notas sui generis incluía cinco mil exemplares que esgotaram por completo em menos de 24 horas, conforme se anuncia na página do Facebook do turismo de Kiel, a capital do estado de Schleswig-Holstein, onde nasceu a ideia.
A segunda edição das notas de zero euros estará nas bancas daqui a cerca de um mês e as expectativas dos responsáveis de Keil é que esgote tão depressa como a primeira.
“As lembranças não são apenas um negócio importante, também representam uma imagem positiva de uma cidade. Esta nota pouco habitual, com um dos mais importantes pontos de interesse de Kiel, é verdadeiramente especial, única para turistas e, ao mesmo tempo, um valioso item para coleccionadores“, nota o director de marketing do turismo da cidade alemã, Uwe Wanger, citado no portal daquele serviço.
As primeiras notas colocadas à venda incluíam uma ilustração do navio alemão Gorch Fock II, uma das atracções turísticas de Kiel, e imagens de alguns monumentos europeus, como a Torre Eiffel, o Coliseu de Roma e a Sagrada Família.
É absolutamente vergonhoso que um assunto tão sério como a emissão de moeda possa misturar-se com um negócio de “recuerdos”. Não seria melhor preocuparem-se com a coesão da Europa e do Euro em vez de andarem a criar um “projecto de lei especial para poder emitir estas notas de zero euros e que recebeu luz verde do Banco Central Europeu”? Quo vadis, Europa?
Mais uma brincadeira, em vez de se ocuparem com coisas sérias!
E assim fica aos olhos de todos, incluindo os mais distraídos, o quanto vale a moeda fiduciária que os bancos centrais emitem… Zero. Na melhor das hipóteses vale o papel.
Obviamente nada disto seria grave se não tivesse havido lugar a autorização do BCE e se não incluissem “as marcas de água, o selo holográfico, os filamentos de segurança e os relevos.”
Na verdade fica às claras a base do sistema monetário actual. Todas as notas são falsas.
Não é só essa cidade alemã que emite notas de 0 Euros (Düsseldorf lançou notas de 0 Euros a relativo ao Tour de France 2017 que começa este ano nessa cidade. Existem outras cidades na Alemanha a vender notas de 0 Euros)… A França já emite notas de 0 Euros há mais tempo: na plataforma de venda online eBay já se encontram notas 0 Euros francesas de 2016… Portugal poderá também seguir esta moda, o truque está em lançar pequenas quantidades (no caso das notas do Tour de France 2017 só saíram 5000 a 3 Euro cada uma, sendo apenas possível ser adquirida no máximo 3 vezes por contribuinte) para fomentar o mercado dos coleccionadores… Cada nota de 0 Euros de Düsseldorf já rende no mercado dos coleccionadores acima de 10~15 Euros, mesmo esta sendo apenas lançada há 2~3 dias…