Alemães vão testar um carro cheio de relva – para o bem do planeta

2

O carro é o protagonista do novo projeto lançado pela Moovel Lab e tem como principal objetivo melhorar o desempenho ambiental dos carros.

O novo veículo faz parte do projeto “Green Skin” lançado pela Moovel Lab, laboratório da empresa subsidiária da Daimler e da empresa Car2Go, e é nada mais nada menos do que um Smart Fortwo forrado com cinco metros quadrados de plantas, conta a BBC.

A ideia é que o veículo em questão seja coberto de plantas que pertençam à família do sedum, um género muito usado em jardins tradicionais, uma vez que estas espécies resistem bem a todo o tipo de condições climatéricas, desde secas às geadas.

A mesma espécie já tinha sido utilizada pela marca Ford para cobrir o teto de uma fábrica de camiões em Dearborn, nos Estados Unidos.

A Moovel Lab argumenta que o objetivo é melhorar o desempenho ambiental dos carros e estima que a nova cobertura seja capaz de retirar, anualmente, sete quilos de dióxido de carbono da atmosfera.

Embora pareça uma boa percentagem, a verdade é que só uma árvore consegue filtrar aproximadamente 2,6 toneladas no mesmo espaço de tempo.

Porém, esta poderá ser na mesma uma pequena ajuda para combater os grandes níveis de poluição. Além de possuir um motor elétrico, o veículo tem ainda um inovador tubo de escape feito com algas.

A ideia surgiu pelas mãos de Param Jaggi, um dos responsáveis pelo projeto, que criou um forro composto por essas plantas marinhas, uma vez que são capazes de se alimentar do gás emitido quando o carro está em movimento.

A ideia parece estranha mas vai mesmo para a frente. Os novos veículos vão agora entrar em fase de testes pelas ruas de Stuttgart, na Alemanha, já nas próximas semanas.

 ZAP / BBC

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.