Alemães vão testar um carro cheio de relva – para o bem do planeta

O carro é o protagonista do novo projeto lançado pela Moovel Lab e tem como principal objetivo melhorar o desempenho ambiental dos carros.

O novo veículo faz parte do projeto “Green Skin” lançado pela Moovel Lab, laboratório da empresa subsidiária da Daimler e da empresa Car2Go, e é nada mais nada menos do que um Smart Fortwo forrado com cinco metros quadrados de plantas, conta a BBC.

A ideia é que o veículo em questão seja coberto de plantas que pertençam à família do sedum, um género muito usado em jardins tradicionais, uma vez que estas espécies resistem bem a todo o tipo de condições climatéricas, desde secas às geadas.

A mesma espécie já tinha sido utilizada pela marca Ford para cobrir o teto de uma fábrica de camiões em Dearborn, nos Estados Unidos.

A Moovel Lab argumenta que o objetivo é melhorar o desempenho ambiental dos carros e estima que a nova cobertura seja capaz de retirar, anualmente, sete quilos de dióxido de carbono da atmosfera.

Embora pareça uma boa percentagem, a verdade é que só uma árvore consegue filtrar aproximadamente 2,6 toneladas no mesmo espaço de tempo.

Porém, esta poderá ser na mesma uma pequena ajuda para combater os grandes níveis de poluição. Além de possuir um motor elétrico, o veículo tem ainda um inovador tubo de escape feito com algas.

A ideia surgiu pelas mãos de Param Jaggi, um dos responsáveis pelo projeto, que criou um forro composto por essas plantas marinhas, uma vez que são capazes de se alimentar do gás emitido quando o carro está em movimento.

A ideia parece estranha mas vai mesmo para a frente. Os novos veículos vão agora entrar em fase de testes pelas ruas de Stuttgart, na Alemanha, já nas próximas semanas.

 ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Voos entre Portugal e Reino Unido suspensos a partir de sábado

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quinta-feira, depois do Conselho Europeu, que as ligações aéreas de e para o Reino Unido ficarão suspensas a partir das zero horas deste sábado, visando diminuir o risco de …

PSD pede ao Governo que organize o ato eleitoral com segurança (e apela ao voto em Marcelo)

O presidente do PSD apelou ao Governo que organize o ato eleitoral de domingo de forma a que as pessoas “sintam segurança” e pediu aos portugueses que vão votar, recordando, contudo, que defendeu o adiamento …

"Reaparecimento" de Jack Ma faz disparar o valor da Alibaba

Jack Ma, fundador da Alibaba, participou numa conferência online nesta quarta-feira, depois de mais de dois meses sem aparecer em público, fazendo disparar o valor de mercado da sua empresa, avança a Bloomberg. De acordo …

15 testes de covid-19 por mês: Rui Costa antevê a nova época

Ciclista português quer terminar o ano no topo da tabela UCI. Os Jogos Olímpicos estão na lista de prioridades mas a Volta a França também pode aparecer no calendário. Rui Costa entra na nova temporada com …

A segurança da Casa Branca pode estar em perigo (e a culpa é da bicicleta estática de Biden)

Na quarta-feira, Joe Biden assumiu a presidência dos Estados Unidos, o que significa que, a partir de agora, viverá na Casa Branca. Porém, os hábitos do novo Presidente podem ameaçar a segurança das informações de …

Rio acusa Costa de desgoverno: Só fechou as escolas por "pressão da opinião pública"

O presidente do PSD considerou que o Governo não fechou as escolas mais cedo porque não estava preparado para o fazer, acusando o primeiro-ministro de “desgoverno” e de só ter decidido perante “pressão da opinião …

Lei da eutanásia aprovada na especialidade. PS, BE e PAN votaram a favor

A lei da morte medicamente assistida foi esta quinta-feira aprovada, na especialidade, na comissão de Assuntos Constitucionais, com os votos favoráveis do PS, BE e PAN, o voto contra do CDS-PP e PCP e abstenção …

MP abre inquérito à morte de idoso que esperou três horas em ambulância em Portalegre

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito sobre a morte de um idoso, de 87 anos, na passada segunda-feira, no hospital de Portalegre, depois de estar quase três horas numa ambulância. Questionada pela agência Lusa através …

AHRESP pede revogação da proibição de venda de bebidas em take away

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu, na quarta-feira, a revogação da proibição da venda, no 'take away' de qualquer tipo de bebidas, alertando que o que se pretende impedir é …

Governo garante que Portugal terá todas as vacinas para cumprir plano de vacinação

O Ministério da Saúde garantiu que Portugal terá todas as vacinas necessárias para cumprir o plano de vacinação estabelecido, tendo já assegurado mais de 31 milhões de doses, suficientes para vacinar mais de 18 milhões …