Alemães vão testar um carro cheio de relva – para o bem do planeta

O carro é o protagonista do novo projeto lançado pela Moovel Lab e tem como principal objetivo melhorar o desempenho ambiental dos carros.

O novo veículo faz parte do projeto “Green Skin” lançado pela Moovel Lab, laboratório da empresa subsidiária da Daimler e da empresa Car2Go, e é nada mais nada menos do que um Smart Fortwo forrado com cinco metros quadrados de plantas, conta a BBC.

A ideia é que o veículo em questão seja coberto de plantas que pertençam à família do sedum, um género muito usado em jardins tradicionais, uma vez que estas espécies resistem bem a todo o tipo de condições climatéricas, desde secas às geadas.

A mesma espécie já tinha sido utilizada pela marca Ford para cobrir o teto de uma fábrica de camiões em Dearborn, nos Estados Unidos.

A Moovel Lab argumenta que o objetivo é melhorar o desempenho ambiental dos carros e estima que a nova cobertura seja capaz de retirar, anualmente, sete quilos de dióxido de carbono da atmosfera.

Embora pareça uma boa percentagem, a verdade é que só uma árvore consegue filtrar aproximadamente 2,6 toneladas no mesmo espaço de tempo.

Porém, esta poderá ser na mesma uma pequena ajuda para combater os grandes níveis de poluição. Além de possuir um motor elétrico, o veículo tem ainda um inovador tubo de escape feito com algas.

A ideia surgiu pelas mãos de Param Jaggi, um dos responsáveis pelo projeto, que criou um forro composto por essas plantas marinhas, uma vez que são capazes de se alimentar do gás emitido quando o carro está em movimento.

A ideia parece estranha mas vai mesmo para a frente. Os novos veículos vão agora entrar em fase de testes pelas ruas de Stuttgart, na Alemanha, já nas próximas semanas.

 ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …