Aldi: 12 euros só para entrar na loja em Greenwich

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(dr) ALDI UK

Loja ALDI no Reino Unido

Teste já está a ser aplicado neste espaço no Reino Unido. Se o cliente gastar menos, poderá esperar vários dias para a devolução.

Pode fazer lembrar espaços portugueses, como a Livraria Lello: para entrar na loja Aldi em Greenwich, é preciso pagar.

O portal The Grocer informa que este espaço Shop & Go em Londres já aplicou essa medida-teste: para entrar, tem de se pagar 10 libras, praticamente 12 euros.

Refira-se que esta loja única não tem caixas tradicionais. É mais uma espécie de self-service, mas diferente: tem câmaras com Inteligência Artificial, que acompanham em directo as compras; e basta pôr os produtos no cesto – quando chegar à saída, já pagou, porque o dinheiro já foi sendo tirado da aplicação, enquanto foi colocando os produtos no seu cesto.

Tem também um código à entrada através de uma aplicação – e agora o cliente é obrigado pagar a taxa de “pré-autorização” para ter esse código, para entrar.

O dinheiro é debitado do cartão do cliente, ainda antes de este entrar na loja.

Este projecto inédito prevê que, se o cliente gastar em compras esse valor (ou mais), o que pagou à entrada é devolvido, é creditado imediatamente.

Mas, se gastar menos de 10 libras, o reembolso deve ocorrer em 48h; e o cliente pode ter que esperar uma semana para o dinheiro ser devolvido. Esse prazo de reembolso dependente do emissor do cartão.

Os clientes não recebem qualquer aviso sobre o valor do depósito antes de este ser levantado.

E ainda há um risco: se um cliente carregar diversas vezes no botão da aplicação, sem querer, as 10 libras são sempre debitadas, sempre que carrega no botão. Mesmo que nem entre no Aldi.

“Esta loja faz parte de um teste, e estamos constantemente a refinar a forma como a tecnologia em vigor opera, pelo que manter a aplicação actualizada irá garantir que os clientes tenham a melhor experiência possível na nossa loja Shop & Go”, disse um porta-voz da Aldi.

Mas porquê?

Esta loja diferente, desde que abriu em 2022, sempre obrigou os seus clientes a ter uma aplicação própria, até para entrar na loja.

O facto de cobrar dinheiro só para entrar tem uma explicação: “É para garantir que a conta bancária, à qual a conta do cliente está associada, tem fundos disponíveis”, esclarece um porta-voz da Aldi, no Derby Telegraph, que assegurou que este projecto só se aplica àquele espaço em Greenwich.

O Jornal de Negócios lembra que esta medida foi aplicada pela Aldi Sud, que abrange o sul da Alemanha e diversos países como o Reino Unido – mas Portugal é abrangido pela Aldi Nord.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

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