Álcool diminui qualidade do sémen nas semanas académicas

Renata F. Oliveira / Flickr

-

Amostras de sémen de participantes nas três últimas semanas académicas das universidades de Aveiro e Coimbra confirmaram que o álcool diminuiu a capacidade reprodutora, revela um estudo da Universidade de Aveiro hoje divulgado.

A investigação liderada por Margarida Fardilha, do Centro de Biologia Celular da Universidade de Aveiro, que teve por base a recolha de sémen antes e depois das semanas académicas, junto de cerca de uma centena de estudantes, conclui que a qualidade do sémen diminui com o aumento do consumo de álcool, ainda que num curto período de tempo.

As conclusões do estudo realizado por uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) apontam não só para um decréscimo em 65 por cento na concentração de espermatozoides, como também para um aumento em 53 por cento de danos no DNA e morte das células reprodutores masculinas dos estudantes, após as festas académicos.

O trabalho, realizado com o estudo do Centro de Biologia Celular (CBC) da UA, adianta ainda que, relativamente ao período que antecede a participação nas semanas académicas, onde se verifica um aumento de oito vezes o consumo de álcool, o volume do sémen dos participantes não só diminuiu em 43 por cento como houve um aumento de 38 por cento de células reprodutoras com defeitos morfológicos, nomeadamente na cauda e na peça intermédia.

Apesar de existirem já vários estudos que indicam que o consumo prolongado de álcool e drogas diminui a capacidade reprodutora masculina, no que diz respeito a ingestões agudas durante um curto período de tempo o trabalho da UA é pioneiro.

Margarida Fardilha, coordenadora do trabalho e responsável pelo Laboratório de Transdução de Sinais do CBC, sublinha que “os resultados mostram que as alterações agudas no estilo de vida que ocorrem no decorrer da semana académica conduzem a um aumento nos níveis de marcadores apoptóticos nos espermatozoides [marcadores de danos no DNA e morte celular], a uma diminuição na concentração de espermatozoides e do número total de espermatozoides no ejaculado e no volume de sémen, assim como, um aumento dos defeitos morfológicos nos espermatozoides”.

Numa terceira recolha de sémen, realizada aos estudantes três meses após a participação nas semanas académicas, a equipa de Margarida Fardilha registou que os valores estudados recuperam a normalidade mas a investigadora sublinha que “desconhece-se o efeito a longo prazo”.

O estudo, que pretende compreender ao nível molecular e celular o efeito das alterações do estilo de vida na qualidade seminal, utilizando como modelo de estudo as festividades académicas, tem financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Margarida Fardilha recorda que em Portugal a taxa de natalidade decresceu para 1,5, abaixo da média de 2,1 necessária para manter os níveis populacionais.

“As consequências são dramáticas pois haverá menos mulheres em idade fértil, menos membros da família para cuidar dos idosos, as pensões aumentarão os gastos públicos e os trabalhadores serão mais velhos e menos adaptáveis, diminuindo a produtividade”, antevê a investigadora.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Descoberta enguia que tem a maior descarga elétrica alguma vez vista

Foram descobertas duas novas espécies de enguias elétricas (Electrophorus electricus), sendo que uma delas tem a maior descarga elétrica alguma vez vista num animal, com uma potência de 850 volts. Podendo chegar a 2,5 metros de …

Nova tecnologia consegue gerar eletricidade através das noites frias

Cientistas da Universidade de Stanford e da Universidade da Califórnia em Los Angeles construíram um dispositivo que consegue gerar eletricidade através do frio sentido durante a noite. Há dois anos, numa noite gelada de dezembro, num telhado da Califórnia, …

Descoberto um mundo subterrâneo perdido no meio da Antártida

Durante as primeiras expedições na Antártida, exploradores polares descobriram uma caverna de gelo "perdida" com três andares, vários lagos e um rio. A formação geológica foi encontrada na ilha Galindez, onde estão baseados os exploradores da …

Boavista 1-1 Sporting | Duelo felino de portas fechadas

O Sporting foi ao Estádio do Bessa perder mais dois pontos. Após a derrota em casa com o Rio Ave na ronda anterior, que valeu o despedimento a Marcel Keizer, Leonel Pontes estreou-se no banco …

Durante a Guerra Fria, os melhores agentes da CIA não eram humanos

A CIA desclassificou dezenas de documentos da época da Guerra Fria, que revelam detalhes das suas missões. A agência de inteligência norte-americana não apostava só em humanos. De acordo com a agência France-Press, os documentos revelam …

Israel vai (outra vez) a votos e Netanyahu enfrenta novo teste à sobrevivência política

Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro há mais tempo em funções em Israel, enfrenta um novo teste à sua capacidade de sobrevivência nas legislativas de terça-feira e não tem desperdiçado oportunidades para atrair eleitores. As questões de segurança …

Hugo Soares na campanha, "para que o resultado do PSD possa ser o melhor possível"

O deputado e ex-líder parlamentar do PSD Hugo Soares manifestou-se disponível para fazer campanha pelo partido "sempre que for convidado", como aconteceu este sábado, em Pombal, a convite da cabeça-de-lista por Leiria Margarida Balseiro Lopes. O …

Portimonense 2-3 Porto | Susto resolvido nos descontos

O FC Porto sofreu a bom sofrer para somar os três pontos no Algarve. Os dragões acabaram por chegar à vitória aos 98 minutos, por Iván Marcano, colocando lógica no marcador, se tivermos em conta …

Astrónomos viram "bolhas" gigantes no buraco negro da Via Láctea

Uma equipa internacional de astrónomos descobriu um dos maiores fenómenos já observados no centro da Via Láctea: duas "bolhas" gigantes, emissoras de ondas de rádio, acima e abaixo da região central da nossa galáxia. Segundo o …

Aveiro. Há 170 casos de violência doméstica parados por falta de magistrados

Uma procuradora com 170 casos de violência doméstica em mãos entrou de baixa e o Ministério Público de Aveiro não tinha magistrados para a substituir. Segundo o Jornal de Notícias, mais de 170 inquéritos sobre violência …