Cientistas estão a usar albatrozes para procurar barcos de pesca ilegais

Albatrozes equipados com sensores de rastreamento estão a ajudar a encontrar barcos de pesca ilegais no sul do Oceano Índico.

De acordo com a revista Newsweek, os albatrozes estão a patrulhar os mares como parte de um estudo de seis meses que já conseguiu detetar barcos de pesca com o Sistema de Identificação Automática (AIS) desligado, ou seja, sugerindo que estavam a tentar impedir que as suas atividades fossem monitorizadas.

Os albatrozes são perfeitos para este trabalho porque são naturalmente atraídos para as embarcações de pesca. Por isso, os investigadores colocaram um dispositivo com GPS e detetores de radar em cerca de 170 animais.

O projeto “Ocean Sentinel”, que decorreu entre dezembro de 2018 e junho de 2019, descobriu que mais de 25% dos 353 barcos de pesca registados em zonas económicas exclusivas (ZEE) careciam de um AIS ativo, avança a revista New Scientist. Em águas internacionais, o número de barcos com AIS desligados disparou para mais de 35%.

“Dado que estas atividades têm um impacto dramático nos ecossistemas oceânicos — através da exploração excessiva dos stocks e da captura acessória de espécies ameaçadas —, é urgente encontrar formas inovadoras de monitorizar os oceanos”, afirmam os investigadores no estudo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

“Este estudo mostra que o desenvolvimento de tecnologias oferece o potencial de implementar políticas de conservação usando várias aves marinhas para patrulhar os oceanos”, dizem ainda.

Em declarações à revista Science, o responsável pelo projeto, Henri Weimerskirch, do Centro Nacional de Investigação Científica (CNRS), declalra que a pesquisa fornece um complemento viável aos satélites.

Além dos albatrozes, a equipa acredita que esta tecnologia também pode ser adaptada para outras espécies, incluindo tubarões e tartarugas marinhas.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …

Conselho das Finanças Públicas alerta para riscos na TAP e falta de orçamentação para Novo Banco

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou esta segunda-feira, numa análise à proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2022 (OE2022), para a possibilidade de se injetar mais dinheiro na TAP e no …

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho

Novo Banco apresenta nova imagem. "Agora é o renascimento", diz Ramalho

O presidente do Novo Banco disse, esta segunda-feira, que a nova imagem representa o "renascimento" da instituição financeira, que está numa "rota de lucro e rendibilidade". Na apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, …

Governo disponível para suspender caducidade de convenções coletivas "sem limite de tempo"

O Governo está disponível para avançar com a suspensão dos prazos da caducidade das convenções coletivas "sem limite de tempo", disse, esta segunda-feira, no Parlamento a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A medida foi …

PEV também vota contra o Orçamento do Estado para 2022

O partido ecologista "Os Verdes" (PEV) anunciou, esta segunda-feira, que também vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022. Em conferência de imprensa, na Assembleia da República, José Luís Ferreira disse que "o grupo parlamentar …

Governo lamenta decisão do PCP. "Nunca tínhamos ido tão longe como fomos este ano"

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares reagiu, esta segunda-feira à tarde, na Assembleia da República, ao anúncio de voto contra do PCP ao Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). Na Assembleia da República, Duarte Cordeiro …