Al Gore diz ser o maior fã de Greta Thunberg

Chema Moya / EPA

Al Gore, antigo vice-presidente de Barack Obama e autor do documentário ambiental “Uma verdade inconveniente”, elogiou esta semana o trabalho desenvolvido pela ativista sueca Greta Thunberg, dizendo ser o seu maior fã.

“Sou o seu maior fã. Acho que tem uma impressionante clarividência e eloquência nas suas declarações, fornecendo uma lufada de ar fresco”, disse Al Gore, em entrevista ao El País, frisando que a adolescente é uma nova voz que chega a outras gerações.

“Os homens mais velhos que oiço e que se opõem a Greta talvez o façam por saberem que ela está certa. Acho que [a jovem] mostrou uma extraordinária elegância e liderança“.

O antigo vice-presidente norte-americano, que é também um dos mais conhecidos ativistas das questões climáticas, apareceu esta semana de surpresa na Cimeira das Nações Unidas sobre o clima, em Madrid, onde acabou por discursar.

Na sua intervenção na cúpula, que contou com a presença de 50 líderes mundiais, alertou para a destruição progressiva do planeta, recordando que 2019 deverá ser o segundo ano mais quente desde que há registo de temperaturas, segundo conta a RTP.

Questionado sobre o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que por diversas vezes negou já as alterações climáticas, Al Gore não teceu muitos comentários.

“Tenho que escolher as minhas palavras cuidadosamente porque não estou no meu país. Mas [Donald Trump] é um desastre para o clima político e para muitos outros. Espero que seja derrotado no próximo ano”, disse, referindo-se às eleições presidenciais de 2020.

A Time elegeu esta semana Greta Thunberg como a “Personalidade do Ano”, nomeação que Donald Trump considerou “ridícula”. “Greta tem de aprender a controlar a sua raiva e ir ver um bom filme antigo com um(a) amigo(a)!”, disse. “Relaxa, Greta, relaxa!”, sublinhou

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …

Alemanha confirma mais três casos de coronavírus

As autoridades de saúde alemãs confirmaram hoje mais três casos de contágio pelo novo coronavírus detetado na China, supostamente relacionados com a primeira infeção de um doente de 33 anos na Baviera. O Ministério da Saúde …

Mãe de jornalista desaparecido na Síria pede ajuda à Casa Branca para que o filho seja libertado

A mãe de um jornalista norte-americano que desapareceu na Síria, em 2012, pediu ajuda à Casa Branca, esta segunda-feira, para conseguir a sua libertação, alegando que um ou mais altos funcionários bloquearam conversas com o …

Cristiano Ronaldo regressa a Madrid com um novo hotel

Cristiano Ronaldo, em estreita colaboração com o Grupo Pestana, abriu um novo hotel no centro de Madrid, em Espanha, chamado Pestana CR7 Gran Vía Madrid. O Pestana CR7 Gran Vía Madrid resulta de uma união entre …

FC Porto já perdeu tantas vezes como na época anterior

A época ainda só vai a meio, mas o Porto já perdeu tantos jogos como em cada uma das duas temporadas anteriores. Os 'dragões' perderam seis encontros até ao momento. O FC Porto está longe de …

Londres. Polícia utiliza câmaras com sistema de reconhecimento facial para procurar criminosos

A tecnologia é cada vez mais utilizada pelas autoridades para a aplicação da lei. Na cidade de Londres, no Reino Unido, foram recentemente instaladas câmaras de reconhecimento facial que permitem às forças de segurança reconhecer …

Coronavírus. EUA pedem mais transparência ao Governo chinês

O secretário da Saúde dos EUA, Alex Azar, pediu hoje ao Governo chinês maior "transparência" na gestão da epidemia do novo coronavírus, que já provocou mais de cem mortes na China. “Dissemos à China que mais …