Al Gore diz ser o maior fã de Greta Thunberg

Chema Moya / EPA

Al Gore, antigo vice-presidente de Barack Obama e autor do documentário ambiental “Uma verdade inconveniente”, elogiou esta semana o trabalho desenvolvido pela ativista sueca Greta Thunberg, dizendo ser o seu maior fã.

“Sou o seu maior fã. Acho que tem uma impressionante clarividência e eloquência nas suas declarações, fornecendo uma lufada de ar fresco”, disse Al Gore, em entrevista ao El País, frisando que a adolescente é uma nova voz que chega a outras gerações.

“Os homens mais velhos que oiço e que se opõem a Greta talvez o façam por saberem que ela está certa. Acho que [a jovem] mostrou uma extraordinária elegância e liderança“.

O antigo vice-presidente norte-americano, que é também um dos mais conhecidos ativistas das questões climáticas, apareceu esta semana de surpresa na Cimeira das Nações Unidas sobre o clima, em Madrid, onde acabou por discursar.

Na sua intervenção na cúpula, que contou com a presença de 50 líderes mundiais, alertou para a destruição progressiva do planeta, recordando que 2019 deverá ser o segundo ano mais quente desde que há registo de temperaturas, segundo conta a RTP.

Questionado sobre o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que por diversas vezes negou já as alterações climáticas, Al Gore não teceu muitos comentários.

“Tenho que escolher as minhas palavras cuidadosamente porque não estou no meu país. Mas [Donald Trump] é um desastre para o clima político e para muitos outros. Espero que seja derrotado no próximo ano”, disse, referindo-se às eleições presidenciais de 2020.

A Time elegeu esta semana Greta Thunberg como a “Personalidade do Ano”, nomeação que Donald Trump considerou “ridícula”. “Greta tem de aprender a controlar a sua raiva e ir ver um bom filme antigo com um(a) amigo(a)!”, disse. “Relaxa, Greta, relaxa!”, sublinhou

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …