Airbus de Kadhafi alvo de batalha judicial em França

byammar / Flickr

Rebeldes líbios exibem-se em frente ao Airbus A-340 '5A-ONE' de Kadhafi

Rebeldes líbios exibem-se em frente ao Airbus A-340 ‘5A-ONE’ de Kadhafi

O Airbus do antigo ditador líbio Muamar Kadhafi está a ser objeto de uma batalha judicial em França, onde está estacionado, depois de um credor do Koweit ter solicitado a sua apreensão, disseram advogados.

O A340, luxuosamente equipado, foi entregue à França depois da queda do regime de Kadhafi, na sequência de um contrato de reparação e manutenção assinado, em 2012, entre o Ministério da Defesa do antigo governo líbio e a Air France, explicou um dos advogados do caso.

Na quinta-feira, uma empresa do Koweit reivindicou direitos sobre o aparelho no Tribunal Distrital de Perpignan.

O grupo, conhecido como Al-Kharafi, que vender o avião em leilão, depois de um tribunal egípcio ter considerado que o regime de Khadafi falhou um contrato assinado em 2006, obrigando-o ao pagamento de 831 milhões de euros, disse a advogado da empresa.

O proprietário, a Autoridade Executiva de Voos Especiais, que depende do Governo líbio reconhecido pela comunidade internacional, opõe-se à decisão, disse a advogada.

“Como o avião pertence ao Estado e é utilizado para o funcionamento do Estado, especialmente neste tempos de esforços para reconstrução do Estado, há uma imunidade de execução para proteger o país contra aqueles ataques”, salientou a advogada.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …