Airbus de Kadhafi alvo de batalha judicial em França

byammar / Flickr

Rebeldes líbios exibem-se em frente ao Airbus A-340 '5A-ONE' de Kadhafi

Rebeldes líbios exibem-se em frente ao Airbus A-340 ‘5A-ONE’ de Kadhafi

O Airbus do antigo ditador líbio Muamar Kadhafi está a ser objeto de uma batalha judicial em França, onde está estacionado, depois de um credor do Koweit ter solicitado a sua apreensão, disseram advogados.

O A340, luxuosamente equipado, foi entregue à França depois da queda do regime de Kadhafi, na sequência de um contrato de reparação e manutenção assinado, em 2012, entre o Ministério da Defesa do antigo governo líbio e a Air France, explicou um dos advogados do caso.

Na quinta-feira, uma empresa do Koweit reivindicou direitos sobre o aparelho no Tribunal Distrital de Perpignan.

O grupo, conhecido como Al-Kharafi, que vender o avião em leilão, depois de um tribunal egípcio ter considerado que o regime de Khadafi falhou um contrato assinado em 2006, obrigando-o ao pagamento de 831 milhões de euros, disse a advogado da empresa.

O proprietário, a Autoridade Executiva de Voos Especiais, que depende do Governo líbio reconhecido pela comunidade internacional, opõe-se à decisão, disse a advogada.

“Como o avião pertence ao Estado e é utilizado para o funcionamento do Estado, especialmente neste tempos de esforços para reconstrução do Estado, há uma imunidade de execução para proteger o país contra aqueles ataques”, salientou a advogada.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Ponte" biodegradável pode curar lesões nervosas do sistema nervoso periférico

Investigadores da Universidade de Pittsburgh descobriram recentemente uma "ponte" biodegradável que poderá ajudar no tratamento de lesões nos nervos e a recuperar cerca de 80% da função nervosa. As lesões superficiais que ocorrem no sistema nervoso …

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …