A água é cada vez mais escassa (e a culpa é de alguns alimentos)

Um novo estudo mediu o impacto do uso de água em várias dietas habituais nos Estados Unidos. O consumo de carne é o que mais contribui para este problema.

O sistema alimentar precisa de água para plantar, irrigar, lavar e até mesmo arrefecer os alimentos. Além disso, para a produção de carne e lacticínios, os animais necessitam de beber grandes quantidades de água para beber.

Todos os produtos alimentares utilizam quantidades de água diferentes, sendo que uns necessitam menos deste bem precioso, cada vez mais escasso na Terra.

Alguns alimentos requerem muita água para se desenvolverem como é o caso das frutas, nozes e vegetais. Estes são alguns dos alimentos que mais contribuem para a escassez de água.

Contudo, “a carne bovina é o que contribui mais para a escassez de água, assim como para a pegada de carbono”, diz o autor do estudo, Martin Heller.

No estudo são incluídos alguns exemplos de alimentos que usam muita água no seu processo de produção. É o caso das amêndoas, nozes e cajus, carne de vaca ou bananas.

Por outro lado, para ajudar a combater este problema, os especialistas aconselham que se consumam outros alimentos. Exemplo disso são amendoins, sementes, ervilhas frescas, couve de Bruxelas, couve, frango, soja, feijão, e sementes de girassol.

Segundo o Futurity, o novo estudo relaciona os impactos da escassez de água na produção de alimentos às escolhas alimentares individuais de mais de 16.000 americanos.

“A nossa abordagem é inovadora porque relaciona as escolhas alimentares individuais com o impacto da irrigação ponderada pela escassez de água para as culturas específicas no nível da bacia hidrográfica, oferecendo assim uma visão sobre a distribuição dos impactos numa população”, diz o coautor do estudo Greg Keoleian.

Para investigar mais a fundo de que forma as escolhas alimentares afetam a escassez de água, os investigadores classificaram todas as dietas individuais tendo em conta o seu contributo para este problema – do impacto mais baixo ao mais alto – e dividiram essas dietas em cinco grupos iguais.

Percebeu-se, então, que as dietas dos indivíduos no grupo de maior impacto foram responsáveis ​​por 39% da pegada de carbono em geral.

“O impacto do uso da água na produção de alimentos deve ser uma consideração chave para dietas sustentáveis”, diz o coautor do estudo Diego Rose.

Martin Heller alerta que é altura de começar a pensar sobre os orçamentos de recursos – medidos em carbono, água e terra – dos nossos alimentos e os custos associados à sua produção.

O estudo foi publicado na Nature Food a 15 de abril de 2021.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Eu acho que é altura de dar formação aos nossos agricultores que fazem furos para rega e se convencem que a água, que deles brota, é inesgotável! Ensiná-los a aproveitar as águas pluviais armazenando-as em cisternas, como faziam os nossos antepassados, impedindo-a de se lançar para os oceanos que já estão a transbordar! O sistemas de rega também têm que ser alterados, urgentemente, apostando na rega gota a gota e evitando as regas excessivas que só levam ao desperdício deste bem essencial. Hoje, é o Dia da Terra prestemos-lhe homenagem e procuremos gastar todos apenas o essencial!

    • Isso e ensinar os senhores do ministério da agricultura a aprovar as pequenas reservas de rega que muitos agricultores pretendem fazer nos seus terrenos e o ministério não aprova.

  2. Para descontrair !……Foto: Numa mão deste Jovem (mão direita), um abacate…OK, na mão esquerda algo estranho que deixo a interpretação de cada um !

  3. Blá Blá Blá… “E coitada da Terra, temos que amar a natureza…’ E Blá Blá Blá…” A culpa das tempestades é nossa, a culpa da seca é nossa, a culpa da subida do mar é nossa, a culpa de haver frio é nossa, a culpa de existir calor é nossa. A culpa do ISPP é nossa, a culpa do Eco Valor é nossa… Blá Blá Blá. Bom, bom, era vivermos na idade da pedra! Isso sim, é que era bom!!

RESPONDER

Buraco na camada de ozono ultrapassa o tamanho da Antártida

A dimensão do buraco na camada de ozono no hemisfério sul ultrapassou o tamanho da Antártida, continente com cerca de 14 milhões de quilómetros quadrados, anunciou hoje o serviço europeu Copernicus, de monitorização da atmosfera. “O …

Políticos e especialistas querem legalizar canábis (com impostos para prevenir o consumo)

Um grupo de 65 personalidades, entre especialistas médicos e ex-ministros, apela à legalização da canábis, considerando que é a melhor forma de prevenir o consumo desta droga, nomeadamente através dos impostos aplicados ao sector. Esta carta …

Mais 1062 casos e seis mortes por covid-19. Internamentos continuam em queda

Há actualmente 497 doentes internados, menos 30 pessoas do que no último balanço. Mais seis pessoas morreram de covid-19 nas últimas 24 horas. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e mais 1062 casos …

Crescimento sustentado da economia dá margem ao Governo nas negociações para OE

Governo tem a seu favor uma evolução positiva das receitas fiscais, o que lhe deverá permitir metas mais ambiciosas de redução do défice ou, em alternativa, assumir mais medidas com impacto negativo no orçamento. O crescimento …

Portugal contratou mais professores, mas salários baixaram

Em ano de pandemia, um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) mostra as diferenças que existem nas carreiras dos professores na Europa e em Portugal. O reforço do número de professores no …

Afinal, a crise no transporte marítimo mundial não vai estragar o Natal - pelo menos em Portugal

O transporte de mercadorias está a desacelerar na Ásia e o aumento dos custos está a causar uma onda preocupação na distribuição. Porém, o problema não se deverá fazer sentir na época de Natal. A falta …

Líder do Estado Islâmico no Grande Saara morto por forças francesas

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta madrugada que o líder do grupo terrorista "Estado Islâmico no Grande Saara" (EIGS), Adnan Abu Walid Sahraoui, foi "neutralizado" por forças militares francesas. "Trata-se de um novo grande sucesso …

Portugal vai ser o país europeu com mais escalões de IRS

Com o desdobramento do terceiro e do sexto escalão de IRS, Portugal será, a par do Luxemburgo, o país europeu com mais níveis na tabela de taxas de imposto. As mexidas nos escalões de IRS já …

Fisco enviou 50 mil notificações de IUC indevidas e vai anulá-las

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou o envio de cerca de 50 mil notificações indevidas para pagamento do IUC, que serão anuladas. A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou o envio de cerca de 50 …

A dança das cadeiras de Boris está a ser interpretada como uma preparação das próximas eleições

A remodelação governamental que Boris Johnson levou a cabo esta quarta-feira está a ser lida como uma preparação para as próximas eleições, ainda que o calendário político não exija uma ida às urnas antes de …