A água é cada vez mais escassa (e a culpa é de alguns alimentos)

Um novo estudo mediu o impacto do uso de água em várias dietas habituais nos Estados Unidos. O consumo de carne é o que mais contribui para este problema.

O sistema alimentar precisa de água para plantar, irrigar, lavar e até mesmo arrefecer os alimentos. Além disso, para a produção de carne e lacticínios, os animais necessitam de beber grandes quantidades de água para beber.

Todos os produtos alimentares utilizam quantidades de água diferentes, sendo que uns necessitam menos deste bem precioso, cada vez mais escasso na Terra.

Alguns alimentos requerem muita água para se desenvolverem como é o caso das frutas, nozes e vegetais. Estes são alguns dos alimentos que mais contribuem para a escassez de água.

Contudo, “a carne bovina é o que contribui mais para a escassez de água, assim como para a pegada de carbono”, diz o autor do estudo, Martin Heller.

No estudo são incluídos alguns exemplos de alimentos que usam muita água no seu processo de produção. É o caso das amêndoas, nozes e cajus, carne de vaca ou bananas.

Por outro lado, para ajudar a combater este problema, os especialistas aconselham que se consumam outros alimentos. Exemplo disso são amendoins, sementes, ervilhas frescas, couve de Bruxelas, couve, frango, soja, feijão, e sementes de girassol.

Segundo o Futurity, o novo estudo relaciona os impactos da escassez de água na produção de alimentos às escolhas alimentares individuais de mais de 16.000 americanos.

“A nossa abordagem é inovadora porque relaciona as escolhas alimentares individuais com o impacto da irrigação ponderada pela escassez de água para as culturas específicas no nível da bacia hidrográfica, oferecendo assim uma visão sobre a distribuição dos impactos numa população”, diz o coautor do estudo Greg Keoleian.

Para investigar mais a fundo de que forma as escolhas alimentares afetam a escassez de água, os investigadores classificaram todas as dietas individuais tendo em conta o seu contributo para este problema – do impacto mais baixo ao mais alto – e dividiram essas dietas em cinco grupos iguais.

Percebeu-se, então, que as dietas dos indivíduos no grupo de maior impacto foram responsáveis ​​por 39% da pegada de carbono em geral.

“O impacto do uso da água na produção de alimentos deve ser uma consideração chave para dietas sustentáveis”, diz o coautor do estudo Diego Rose.

Martin Heller alerta que é altura de começar a pensar sobre os orçamentos de recursos – medidos em carbono, água e terra – dos nossos alimentos e os custos associados à sua produção.

O estudo foi publicado na Nature Food a 15 de abril de 2021.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Eu acho que é altura de dar formação aos nossos agricultores que fazem furos para rega e se convencem que a água, que deles brota, é inesgotável! Ensiná-los a aproveitar as águas pluviais armazenando-as em cisternas, como faziam os nossos antepassados, impedindo-a de se lançar para os oceanos que já estão a transbordar! O sistemas de rega também têm que ser alterados, urgentemente, apostando na rega gota a gota e evitando as regas excessivas que só levam ao desperdício deste bem essencial. Hoje, é o Dia da Terra prestemos-lhe homenagem e procuremos gastar todos apenas o essencial!

    • Isso e ensinar os senhores do ministério da agricultura a aprovar as pequenas reservas de rega que muitos agricultores pretendem fazer nos seus terrenos e o ministério não aprova.

  2. Para descontrair !……Foto: Numa mão deste Jovem (mão direita), um abacate…OK, na mão esquerda algo estranho que deixo a interpretação de cada um !

  3. Blá Blá Blá… “E coitada da Terra, temos que amar a natureza…’ E Blá Blá Blá…” A culpa das tempestades é nossa, a culpa da seca é nossa, a culpa da subida do mar é nossa, a culpa de haver frio é nossa, a culpa de existir calor é nossa. A culpa do ISPP é nossa, a culpa do Eco Valor é nossa… Blá Blá Blá. Bom, bom, era vivermos na idade da pedra! Isso sim, é que era bom!!

RESPONDER

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …