Menos de mil milhões de pessoas em todo o mundo têm acesso a água da torneira segura em casa. As preocupações em torno da qualidade da água também levaram a um aumento da dependência de água engarrafada.
Menos de 50 países em todo o mundo têm água da torneira considerada segura para beber, preparar alimentos e outras necessidades diárias, de acordo com um relatório dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC).
A lista — na qual consta Portugal — é composta maioritariamente por nações desenvolvidas. Continentes inteiros como África, e os dois países mais populosos, Índia e China, não estão entre os que têm água bebível.
O relatório lança luz sobre a divisão entre países de rendimento elevado e países de rendimento médio a baixo no que diz respeito ao acesso à água. Na Europa, a maioria dos países, exceto algumas partes dos Balcãs e alguns antigos estados soviéticos, têm água da torneira segura.
A Croácia e a Estónia são exceções nestas regiões com água potável. Nas Américas, apenas quatro países — Canadá, EUA, Costa Rica e Chile — cumprem os requisitos.
A Ásia conta apenas com sete países com água da torneira potável: Israel, Arábia Saudita, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Singapura, Coreia do Sul e Japão. A Austrália e a Nova Zelândia também estão incluídas na lista.
Segundo o relatório, menos de mil milhões de pessoas em todo o mundo têm acesso a água da torneira segura em casa. Aqueles que não têm costumam ferver a água da torneira ou utilizar poços e cursos de água públicos. Quase dois mil milhões de pessoas têm acesso inconsistente a água potável.
Não é assim tão simples…
No entanto, a situação é mais matizada, denota o Big Think. Mesmo os países listados como tendo água da torneira limpa podem experienciar flutuações na qualidade.
Por exemplo, Flint, no Michigan nos EUA, teve uma crise de água notória. Um infográfico da QS Supplies, baseado no Índice de Desempenho Ambiental (EPI) da Universidade de Yale, acrescenta mais nuances.
Dez países europeus obtêm a pontuação máxima na escala EPI, enquanto a Arábia Saudita, que é considerada segura pelo CDC, obtém apenas 51.
As preocupações em torno da qualidade da água também levaram a um aumento da dependência de água engarrafada.
Embora o Safe Drinking Water Act de 1974 da EPA estabeleça limites legais para mais de 90 substâncias na água da torneira, não inclui milhares de outras substâncias, como per- e polifluorados alquilados (PFAS), medicamentos, hormonas e fragrâncias.
O acesso a água da torneira limpa continua a ser um privilégio que menos de mil milhões de pessoas em todo o mundo podem desfrutar, refletindo disparidades socioeconómicas significativas. Embora alguns países forneçam consistentemente água da torneira segura, muitos ainda ficam aquém, levando as pessoas a optar por alternativas mais caras e menos ecológicas como a água engarrafada.
Só a China tem mais de 1,4 mil milhões de habitantes e praticamente todos os chineses têm acesso a água potável.