Agência Europeia para a Segurança da Aviação alerta para limitações dos Airbus 321neo

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) publicou na passada quarta-feira um estudo sobre um problema nos Airbus 321neo que pode dar origem a uma “redução do controle do avião”.

O documento alerta todas as companhias que operam os A321neo — a TAP é uma delas, bem como a Air New Zealand, a American Airlines, a British Airways, EasyJet, Etihad ou a Lufthansa, por exemplo — sobre condições excessivas provocadas pelo ângulo de atitude do avião.

Segundo os testes que realizaram, o pitch excessivo “pode ocorrer em certas condições durante manobras específicas” e isso, diz a EASA, se não for corrigido, pode resultar na “redução do controle do avião”. Certas manobras mais extremas que estejam ligadas a este parâmetro de voo podem dar origem a uma perda de controlo, daí ter sido aconselhada uma limitação desses mesmos movimentos.

A fabricante de aeronaves já reagiu a este estudo, de acordo com o Observador, e emitiu revisões temporárias dos manuais de voo destes aviões, adicionando-lhes várias limitações operacionais. Foi também dado às companhias aéreas o prazo de 30 dias para atualizarem os seus manuais de voo de acordo com as orientações da EASA.

Já foram assumidos por este fabricante francês de aviões certas falhas como a libertação de gotas de óleo do motor e falhas no ar condicionado dos modelos A330neo. Nos últimos meses têm havido relatos de enjoos e mau cheiro nos aviões deste modelo operados pela TAP.

A companhia aérea portuguesa mandou investigar no mês passado depois de vários relatos de maus cheiros, indisposições e vómitos a bordo.  Relativamente a estes problemas denunciados pelas tripulações destes novos aviões, a Airbus diz ainda não ter resposta para o problema.

Não são só os tripulantes de cabina a queixar-se. Os pilotos também estão preocupados. Numa carta escrita pelo SPAC, o sindicato dos pilotos diz que “tem vindo a acompanhar com grande apreensão” o fenómeno de odores e vapores nos novos aviões.

Na semana passada, o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil já contava mais de uma dezena de casos de enjoos, tonturas, ardor nos olhos e “confusão mental” em tripulantes e passageiros — com a hipótese de uma greve a estar em cima da mesa.

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) diz ter já recebido mais de uma dezena de denúncias de indisposições “que estão a colocar em alvoroço os tripulantes de bordo” da companhia aérea e que terão motivado várias reuniões de alto nível.

Apesar de parecer não haver problema para a saúde, o sindicato diz que “assim é que não pode continuar” e ameaça convocar uma greve “caso a TAP não mostre garantias de que o problema pode ser resolvido em pouco tempo”.

Também na semana passada, a TAP garantiu que testes efetuados a bordo dos novos A330neo não encontraram “a bordo quaisquer substâncias que possam constituir um perigo para a saúde dos tripulantes e dos passageiros”, nem “registo de insuficiência de oxigénio”.

A companhia aérea portuguesa, à semelhança do que já fez a Airbus, garante que os fenómenos verificados nestes aparelhos não têm efeitos nocivos para a saúde, não se tratando de gases tóxicos que possam afetar passageiros, tripulantes ou pilotos. A segurança dos voos não estará em causa.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Parece que na “fussanguice” das vendas, estes fabricantes começam a descurar a segurança, até que acidentes comecem a acontecer.

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …