Agência Europeia para a Segurança da Aviação alerta para limitações dos Airbus 321neo

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) publicou na passada quarta-feira um estudo sobre um problema nos Airbus 321neo que pode dar origem a uma “redução do controle do avião”.

O documento alerta todas as companhias que operam os A321neo — a TAP é uma delas, bem como a Air New Zealand, a American Airlines, a British Airways, EasyJet, Etihad ou a Lufthansa, por exemplo — sobre condições excessivas provocadas pelo ângulo de atitude do avião.

Segundo os testes que realizaram, o pitch excessivo “pode ocorrer em certas condições durante manobras específicas” e isso, diz a EASA, se não for corrigido, pode resultar na “redução do controle do avião”. Certas manobras mais extremas que estejam ligadas a este parâmetro de voo podem dar origem a uma perda de controlo, daí ter sido aconselhada uma limitação desses mesmos movimentos.

A fabricante de aeronaves já reagiu a este estudo, de acordo com o Observador, e emitiu revisões temporárias dos manuais de voo destes aviões, adicionando-lhes várias limitações operacionais. Foi também dado às companhias aéreas o prazo de 30 dias para atualizarem os seus manuais de voo de acordo com as orientações da EASA.

Já foram assumidos por este fabricante francês de aviões certas falhas como a libertação de gotas de óleo do motor e falhas no ar condicionado dos modelos A330neo. Nos últimos meses têm havido relatos de enjoos e mau cheiro nos aviões deste modelo operados pela TAP.

A companhia aérea portuguesa mandou investigar no mês passado depois de vários relatos de maus cheiros, indisposições e vómitos a bordo.  Relativamente a estes problemas denunciados pelas tripulações destes novos aviões, a Airbus diz ainda não ter resposta para o problema.

Não são só os tripulantes de cabina a queixar-se. Os pilotos também estão preocupados. Numa carta escrita pelo SPAC, o sindicato dos pilotos diz que “tem vindo a acompanhar com grande apreensão” o fenómeno de odores e vapores nos novos aviões.

Na semana passada, o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil já contava mais de uma dezena de casos de enjoos, tonturas, ardor nos olhos e “confusão mental” em tripulantes e passageiros — com a hipótese de uma greve a estar em cima da mesa.

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) diz ter já recebido mais de uma dezena de denúncias de indisposições “que estão a colocar em alvoroço os tripulantes de bordo” da companhia aérea e que terão motivado várias reuniões de alto nível.

Apesar de parecer não haver problema para a saúde, o sindicato diz que “assim é que não pode continuar” e ameaça convocar uma greve “caso a TAP não mostre garantias de que o problema pode ser resolvido em pouco tempo”.

Também na semana passada, a TAP garantiu que testes efetuados a bordo dos novos A330neo não encontraram “a bordo quaisquer substâncias que possam constituir um perigo para a saúde dos tripulantes e dos passageiros”, nem “registo de insuficiência de oxigénio”.

A companhia aérea portuguesa, à semelhança do que já fez a Airbus, garante que os fenómenos verificados nestes aparelhos não têm efeitos nocivos para a saúde, não se tratando de gases tóxicos que possam afetar passageiros, tripulantes ou pilotos. A segurança dos voos não estará em causa.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Parece que na “fussanguice” das vendas, estes fabricantes começam a descurar a segurança, até que acidentes comecem a acontecer.

RESPONDER

Hélder Amaral: "O meu partido de sempre está a morrer"

Em declarações ao semanário Expresso, o antigo deputado do CDS-PP, Hélder Amaral, diz-se desiludido com o seu partido. O ex-deputado centrista Hélder Amaral, que foi também presidente da distrital de Viseu, não está feliz com o …

EDP antecipa pagamento a mais de mil fornecedores em Portugal e Espanha

A EDP vai antecipar o pagamento a mais de mil fornecedores, uma iniciativa que, à semelhança do que já aconteceu no último ano, irá manter-se para todos os pagamentos a fornecedores ao longo do primeiro …

Há centenas de pessoas em busca de tesouros que não existem na Índia (e a culpa é de um boato)

Moradores de pelo menos três vilas no distrito de Rajgarh, no estado indiano de Madhya Pradesh (MP), passaram a última semana à procura de um tesouro antigo que provavemente não existe. Centenas de aldeões estão a …

João Ferreira diz que Marcelo deixou jovens em situação de "vulnerabilidade" (e elogia lay-off a 100%)

João Ferreira criticou este sábado o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa por deixar os jovens em situação de "vulnerabilidade". O candidato presidencial João Ferreira afirmou, este sábado, que o Presidente da República, Marcelo …

Marisa Matias critica que apenas 1% do orçamentado seja gasto com cuidadores informais

Marisa Matias, candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, criticou este sábado que apenas tenha sido executado 1% da verba prevista no Orçamento do Estado para 2020 para os projetos-piloto dos cuidadores informais. Os atrasos e …

Ana Gomes considera "elucidativo" que Sócrates a ataque e elogie Marcelo

Ana Gomes, candidata às eleições presidenciais, considerou “elucidativo” que o antigo primeiro-ministro José Sócrates a tenha atacado e elogiado Marcelo Rebelo de Sousa. Questionada pelos jornalistas sobre o artigo de José Sócrates divulgado na sexta-feira, em …

Só pela profissão, professores "não são grupo de risco"

Graça Freitas reconheceu a importância dos professores "para o funcionamento do país", mas rejeitou considerá-los um grupo de risco esta sexta-feira. Os professores não são considerados um grupo de risco que deva ser integrado entre as …

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …