Agência Espacial Europeia quer erguer aldeia internacional na Lua

Dennis M. Davidson / NASA

Conceito artístico de uma base lunar, com astronautas e um rover lunar semelhante aos 3 usados nos programas Apollo da NASA

A Agência Espacial Europeia está a planear erguer na Lua uma espécie de “aldeia” que vai permitir ao Homem pousar, de novo, no satélite da Terra e partir daí para a descoberta de novos mundos mais distantes.

Será um projecto “progressivo”, a ser construído por etapas, inicialmente por robôs, que permitirá aos ser humanos não apenas regressar à Lua, mas criar bases para explorações espaciais para destinos mais longínquos.

Foi deste cenário que falou o novo director-geral da Agência Espacial Europeia (ESA), Johann-Dietrich Woerner, durante o 66.º Congresso Internacional de Astronáutica que decorreu em Jerusalém, Israel, na semana passada.

O porta-voz de Woerner, Franco Bonacina, confirma que “a ideia está em cima da mesa”, conforme declarações divulgadas pelo Libération.

“A expressão ‘Aldeia Lunar’ não quer dizer que vamos construir na Lua uma aldeia com escolas, igrejas, casas. É um conceito que prevê uma participação internacional para fazer missões diversas e variadas na Lua, possivelmente sobre a sua superfície escondida”, refere o representante.

Esta “Aldeia Lunar” não tem sequer, para já, um esboço em papel e o porta-voz do director da ESA frisa que se está na fase de “reunir e de associar ideias” e alerta que “todo o mundo pode contribuir” para este projecto.

“Haverá uma etapa de aldeia robótica. Depois, uma etapa de estação habitada”, explica ainda o líder do Grupo Internacional para a Exploração Lunar, Bernard Foing, também citado pelo jornal francês.

Será, portanto, “um plano progressivo” que vai começar com “missões orbitais” como a da cápsula norte-americana Orion, que tem a colaboração da ESA, e que prevê colocar quatro astronautas em órbita em torno da Lua, entre 2021 e 2023.

Desde que o primeiro homem pôs um pé na Lua, em 1969, no âmbito do programa espacial norte-americano Apollo, apenas por mais uma vez, em 1972, um ser humano voltou a pousar no satélite da Terra.

SV, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A afirmação “…apenas por mais uma vez, em 1972, um ser humano voltou a pousar no satélite da Terra.” está errada, pois nas missões Apollo 11,12,14,15,16 e 17 o homem esteve na Lua.

    Cumprimentos.

  2. Vão criar um refúgio para os políticos corruptos da UE pois quando isto rebentar não têm lugar por cá, nem a cadeia de Évora suporta tanta gente.

RESPONDER

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …

Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca. De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se …

Isabel dos Santos contrata advogados de Ronaldo, Meghan e J. K. Rowling

Isabel dos Santos decidiu esta segunda-feira processar o consórcio de jornalistas. Para tal, contratou a mesma firma de advogados que conta com clientes como Cristiano Ronaldo, Harry e Meghan Markle e J. K. Rowling. Depois de …

ERC dá parecer favorável à nova direção de informação da RTP

A Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC) deu, esta segunda-feira, "parecer favorável à nova direção de informação da RTP", 20 dias depois de a equipa liderada por António José Teixeira ter sido indigitada. O Conselho Regulador …

OE2020. BE quer fim do regime "aberrante" dos vistos gold

O BE destacou, entre as cerca de 200 propostas de alteração que apresentou ao Orçamento do Estado, o fim do regime dos ‘vistos gold’ e a obrigação de qualquer injeção de capital no Novo Banco …

Após 20 anos de silêncio, sinos e carrilhões de Mafra voltam a tocar

Os sinos e os carrilhões do Palácio de Mafra vão tocar a partir de 1 de fevereiro, após obras de restauro, depois de os primeiros sinais de deterioração surgirem a 11 de setembro de 2001, …

Encontro secreto de bispos críticos do Papa Francisco em resort de luxo em Sintra

Uma centena de bispos de todo o mundo reuniu-se em Sintra, no resort de luxo Penha Longa, num encontro envolvido em secretismo que não contou com intervenientes portugueses. As razões ou o que se discutiu …

Quim Torra perde mandato de deputado. Catalunha arrisca ficar sem Governo

O presidente independentista da Catalunha perdeu o seu mandato como deputado regional, esta segunda-feira, o que levanta dúvidas sobre a sua continuação à frente do Governo regional. Quim Torra, do partido Juntos pela Catalunha de Carles …

Herdeiros e casais têm até hoje para pedir alteração no Adicional ao IMI

Os casais e os beneficiários de heranças indivisas têm até esta terça-feira para entregar no Portal das Finanças o pedido de alteração à forma como foram tributados no Adicional ao Imposto Municipal sobre os Imóveis …