Agência Espacial Europeia quer erguer aldeia internacional na Lua

Dennis M. Davidson / NASA

Conceito artístico de uma base lunar, com astronautas e um rover lunar semelhante aos 3 usados nos programas Apollo da NASA

A Agência Espacial Europeia está a planear erguer na Lua uma espécie de “aldeia” que vai permitir ao Homem pousar, de novo, no satélite da Terra e partir daí para a descoberta de novos mundos mais distantes.

Será um projecto “progressivo”, a ser construído por etapas, inicialmente por robôs, que permitirá aos ser humanos não apenas regressar à Lua, mas criar bases para explorações espaciais para destinos mais longínquos.

Foi deste cenário que falou o novo director-geral da Agência Espacial Europeia (ESA), Johann-Dietrich Woerner, durante o 66.º Congresso Internacional de Astronáutica que decorreu em Jerusalém, Israel, na semana passada.

O porta-voz de Woerner, Franco Bonacina, confirma que “a ideia está em cima da mesa”, conforme declarações divulgadas pelo Libération.

“A expressão ‘Aldeia Lunar’ não quer dizer que vamos construir na Lua uma aldeia com escolas, igrejas, casas. É um conceito que prevê uma participação internacional para fazer missões diversas e variadas na Lua, possivelmente sobre a sua superfície escondida”, refere o representante.

Esta “Aldeia Lunar” não tem sequer, para já, um esboço em papel e o porta-voz do director da ESA frisa que se está na fase de “reunir e de associar ideias” e alerta que “todo o mundo pode contribuir” para este projecto.

“Haverá uma etapa de aldeia robótica. Depois, uma etapa de estação habitada”, explica ainda o líder do Grupo Internacional para a Exploração Lunar, Bernard Foing, também citado pelo jornal francês.

Será, portanto, “um plano progressivo” que vai começar com “missões orbitais” como a da cápsula norte-americana Orion, que tem a colaboração da ESA, e que prevê colocar quatro astronautas em órbita em torno da Lua, entre 2021 e 2023.

Desde que o primeiro homem pôs um pé na Lua, em 1969, no âmbito do programa espacial norte-americano Apollo, apenas por mais uma vez, em 1972, um ser humano voltou a pousar no satélite da Terra.

SV, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A afirmação “…apenas por mais uma vez, em 1972, um ser humano voltou a pousar no satélite da Terra.” está errada, pois nas missões Apollo 11,12,14,15,16 e 17 o homem esteve na Lua.

    Cumprimentos.

  2. Vão criar um refúgio para os políticos corruptos da UE pois quando isto rebentar não têm lugar por cá, nem a cadeia de Évora suporta tanta gente.

RESPONDER

Ministro defende que investimento nas Forças Armadas “é tão relevante” como na saúde

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, destacou o papel das Forças Armadas no combate à pandemia de covid-19 e defendeu que o investimento público nesta área “é tão relevante” quanto na saúde ou …

Giro. João "Rosa" Almeida segura liderança da geral

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) manteve esta quarta-feira a liderança da Volta a Itália em bicicleta, numa 17.ª etapa ganha pelo australiano Ben O'Connor (NTT). O'Connor, de 24 anos, cumpriu os 203 quilómetros entre Bassano del …

Investimento público atinge máximo de uma década em 2021

Dados do relatório do Orçamento do Estado mostram que o Governo conta terminar 2020 com um investimento público de 4.884 milhões de euros (75 milhões de euros a menos do que a previsão do Orçamento …

Audições urgentes pedidas pelo PS sobre StayAway Covid são por escrito ou em dezembro

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, a audição de entidades e personalidades sobre a obrigatoriedade da aplicação Stayaway Covid, proposta pelo PS, "com caráter de urgência", por escrito ou em dezembro, após o debate do Orçamento …

Taxa de nascimentos de linces no Vale do Guadiana é a mais alta da Península Ibérica

A taxa de nascimentos na população de linces ibéricos no Vale do Guadiana é a mais elevada da Península Ibérica, segundo os resultados dos censos 2019 divulgados hoje pelo Instituto da Conservação da Natureza e …

Pai de aluna teria ligações ao assassino do professor decapitado em França

Os investigadores encontraram uma possível ligação entre o assassino do professor francês Samuel Paty, decapitado em Paris, e o pai de uma aluna. Em declarações à AFP, citadas pelo Diário de Notícias, uma fonte próxima do …

Nove anos de prisão efetiva para a mãe que abandonou bebé no contentor do lixo

A mulher que abandonou o filho recém-nascido num caixote do lixo na zona de Santa Apolónia, em Lisboa, em novembro de 2019, foi esta quarta-feira condenada a nove anos de prisão efetiva, por tentativa de …

Mais 16 mortes e 2.535 novos casos. País vive "momento grande preocupação"

Portugal contabiliza esta quarta-feira mais 16 mortos relacionados com a covid-19 e 2.535 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim hoje …

"Falso histórico". Depois do Ambiente, Cultura chumba palácio de Berardo na Arrábida

Depois do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) chumbou as obras ilegais levadas a cabo pela Bacalhôa Vinhos de Portugal, empresa de Joe Berardo. Há cerca …

Hotelaria quer testes covid-19 gratuitos para o setor (e TAP à escala do turismo nacional)

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu esta terça-feira que o Estado deve disponibilizar gratuitamente testes covid-19 a empresas que lidam diretamente com o público, como é o caso dos trabalhadores …