Agência Espacial Europeia quer erguer aldeia internacional na Lua

Dennis M. Davidson / NASA

Conceito artístico de uma base lunar, com astronautas e um rover lunar semelhante aos 3 usados nos programas Apollo da NASA

A Agência Espacial Europeia está a planear erguer na Lua uma espécie de “aldeia” que vai permitir ao Homem pousar, de novo, no satélite da Terra e partir daí para a descoberta de novos mundos mais distantes.

Será um projecto “progressivo”, a ser construído por etapas, inicialmente por robôs, que permitirá aos ser humanos não apenas regressar à Lua, mas criar bases para explorações espaciais para destinos mais longínquos.

Foi deste cenário que falou o novo director-geral da Agência Espacial Europeia (ESA), Johann-Dietrich Woerner, durante o 66.º Congresso Internacional de Astronáutica que decorreu em Jerusalém, Israel, na semana passada.

O porta-voz de Woerner, Franco Bonacina, confirma que “a ideia está em cima da mesa”, conforme declarações divulgadas pelo Libération.

“A expressão ‘Aldeia Lunar’ não quer dizer que vamos construir na Lua uma aldeia com escolas, igrejas, casas. É um conceito que prevê uma participação internacional para fazer missões diversas e variadas na Lua, possivelmente sobre a sua superfície escondida”, refere o representante.

Esta “Aldeia Lunar” não tem sequer, para já, um esboço em papel e o porta-voz do director da ESA frisa que se está na fase de “reunir e de associar ideias” e alerta que “todo o mundo pode contribuir” para este projecto.

“Haverá uma etapa de aldeia robótica. Depois, uma etapa de estação habitada”, explica ainda o líder do Grupo Internacional para a Exploração Lunar, Bernard Foing, também citado pelo jornal francês.

Será, portanto, “um plano progressivo” que vai começar com “missões orbitais” como a da cápsula norte-americana Orion, que tem a colaboração da ESA, e que prevê colocar quatro astronautas em órbita em torno da Lua, entre 2021 e 2023.

Desde que o primeiro homem pôs um pé na Lua, em 1969, no âmbito do programa espacial norte-americano Apollo, apenas por mais uma vez, em 1972, um ser humano voltou a pousar no satélite da Terra.

SV, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A afirmação “…apenas por mais uma vez, em 1972, um ser humano voltou a pousar no satélite da Terra.” está errada, pois nas missões Apollo 11,12,14,15,16 e 17 o homem esteve na Lua.

    Cumprimentos.

  2. Vão criar um refúgio para os políticos corruptos da UE pois quando isto rebentar não têm lugar por cá, nem a cadeia de Évora suporta tanta gente.

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …