O aumento do nível do mar não é o único problema que as áreas costeiras baixas enfrentam. Muitas dessas áreas estão a afundar-se, aumentando consideravelmente o risco de inundações.
Na área Baía de San Francisco, só o aumento do nível do mar poderia inundar uma área entre 50 a 410 quilómetros quadrados até 2100, dependendo da quantidade de ação necessária para limitar o aquecimento global e da rapidez com que as folhas de gelo polares derretem.
Mas quando o abatimento do solo também é tido em consideração, a área vulnerável às inundações durante marés altas e ondas de tempestade aumenta para entre 130 e 430 quilómetros quadrados.
Essa é a conclusão de Manoochehr Shirzaei, da Universidade de Arizona, e de Roland Bürgmann na Universidade da Califórnia, num estudo publicado na quarta-feira na Science Advances. Os investigadores usaram dados de satélite de 2007 a 2010 para descobrir como as alturas da terra mudaram na área da Baía na altura.
Algumas áreas, como o Vale de Santa Clara, aumentaram ligeiramente, provavelmente devido ao aumento do armazenamento de águas subterrâneas. Mas a maioria das áreas afundou cerca de 1 ou 2 milímetros por ano.
Alguns lugares, incluindo partes da própria cidade, além do Aeroporto Internacional de São Francisco e da Foster City, caíram até 10 milímetros por ano. Isso porque essas áreas são construídas sobre depósitos naturais de lama ou aterros que ainda estão a compactar.
A subsidência significa que essas áreas estão a afundar ainda mais rápido do que o nível do mar está a aumentar devido ao aquecimento global: atualmente 3 milímetros por ano e em aceleração. Os resultados mostram a importância de ter em conta a subsidência da terra ao calcular o risco de inundações costeiras, dizem os investigadores.
Em 2009, Syvitski e os colegas mostraram que a subsidência de até 150 milímetros por ano é um grande problema na maioria dos deltas do rio do mundo, afetando as cidades de Nova Orleãees a Banguecoque e Xangai.
Uma das principais causas é a extração de águas subterrâneas, gás e petróleo. O bloqueio das inundações é outro: sem depósitos anuais de material fresco, os deltas diminuem rapidamente devido à compactação.
Mas o que é que o comentário da foto tem a ver com a notícia? Vocês não verificam o que publicam, antes de o fazerem? Jornalismo TOP!!!
Caro Observador,
a fotografia é meramente ilustrativa. De qualquer das formas, está corrigido. Obrigado pelo reparo.
Não é só são Francisco. Muito mais áreas dos EU, irão afundar.Na verdade, é o que eles merecem, pelo mal que tem vindo a causar ao mundo.
E com um bocado de sorte também andas por lá nessa altura.
Como certamente será necessário uma nova ponte, talvez Lisboa possa comprar a ponte Golden Gate em 2ª mão e montar ao lado da outra donde caem parafusos. Ficava lindo! Uma para cá e outra para lá!