Gripe: Afluência às urgências e tempo de espera aumentam nos hospitais

O frio não tem dado tréguas: no sábado, 10 hospitais tinham tempos de espera acima do recomendado para urgências; no domingo, quase 20 hospitais tinham tempos acima de uma hora.

É esperada nos próximos dias uma maior afluência às urgências, local que as autoridades desaconselham em época de gripe. Desta forma, os doentes devem evitar as urgências, local onde a possibilidade de contágio é maior.

Os centros de saúde já ativaram o plano de contingência para fazer face ao pico de gripe. Ainda assim, ao final do dia sábado, cerca de 10 unidades hospitalares apresentavam tempos de espera superiores ao recomendado. Segundo o Observador, no domingo, quase 20 unidades estavam com um tempo de espera superior a uma hora para o atendimento urgente de doentes.

Torres Vedras, Barcelos e S. João no Porto estavam entre os casos mais demorados, com mais de três horas de espera. As urgências no serviço geral estavam os hospitais de Beja e de Santo André em Leiria, contavam com mais de duas horas de espera.

No sábado, o Hospital de Loures, assim como o Hospital do Montijo, ultrapassou as quatro horas de espera entre as 20h e as 21h. Uma situação idêntica verificou-se nos outros hospitais cuja média dos tempos de espera pode ser consultada no portal do Ministério da Saúde.

Na manhã de domingo, o tempo de espera nestes hospitais já tinha sido normalizado, mas à medida o dia foi passando o tempo de espera voltou a subir.

A Direção-Geral de Saúde tem aconselhado as pessoas com sintomas de gripe a evitar as urgências hospitalares e a optar, ao invés, pelos centros de saúde.

Além disso, a Direção-Geral de Saúde recomenda ainda a população a ligar para a Linha de Saúde 24 antes de dar entrada nas urgências dos hospitais. Desta forma, evitam-se não só tempos de esperam maiores do que o recomendado para as situações mais urgentes, mas também os perigos de infeções.

À SIC, Marco Ferreira, diretor clínico do Hospital Amadora-Sintra, afirmou que “45% das pessoas encontrariam na Linha de Saúde 24 uma resposta adequada antes de ir às urgências”, mas apenas 3,7% delas utiliza este serviço.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Incapacidade e incompetência". Fenprof pede a Costa que substitua ministro da Educação

A Federação Nacional de Professores (Fenprof) defendeu esta quarta-feira que o primeiro-ministro substitua o ministro da Educação, devido à sua "incapacidade e comprovada incompetência política" para dirigir as negociações de recuperação de tempo de serviço …

Bombeiros protestam contra a proposta do Governo

De acordo com o sindicato, a proposta do Governo "significa uma desvalorização enorme na carreira". Além disso, critica a ideia de haver uma carreira única de sapadores e municipais nivelada por baixo. Bombeiros municipais e sapadores …

Há uma parte da Antártida que está a encolher (mas não era suposto)

Quando os cientistas falam sobre o derretimento da Antártida, geralmente estão a referir-se à Antártida Ocidental, onde gigantescos glaciares costeiros estão a derramar grandes quantidades de água. Mas, do outro lado das montanhas transantárticas a leste, …

A cor dos olhos pode explicar porque é que as pessoas ficam tristes no inverno

Tempo mais frio e noites mais longas fazem algumas pessoas sentir-se tristes. A isso, dá-e o nome de Transtorno Afetivo Sazonal (TAS). Embora o TAS seja uma forma reconhecida de depressão clínica, os especialistas ainda estão …

Há vida pós-LHC. CERN planeia acelerador de partículas dez vezes mais potente

O futuro da Física de Partículas começa a ganhar forma. O CERN (Laboratório Europeu de Física de Partículas) detalhou esta terça-feira os seus planos para o novo acelerador de partículas que irá suceder o Grande …

DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos

A DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos, uma forma de criar novos modelos de inteligência artificial eficientes, que poderiam ser usados para explorar a própria consciência. Ao contrário dos humanos, os insetos operam …

Bombas de Wendell e Bruno Fernandes apuram Sporting para meias da Taça

Remates de Wendell e de Bruno Fernandes decidiram o jogo a favor da equipa 'leonina', que na próxima fase da competição defronta o Benfica, numa eliminatória disputada a duas mãos. Numa primeira parte marcada pelo domínio …

Romeo, a rã mais solitária do mundo, encontrou finalmente a sua Julieta

Romeo, que até então era considerado o último representante da sua espécie (Telmatobius yuracare), deixou de ser a rã "mais solitária do mundo" graças a uma equipa de cientistas que encontrou uma fêmea da mesma …

Stephen King salvou a secção de crítica literária de um jornal através do Twitter

Um jornal da terra natal de Stephen King lançou-lhe um desafio e o escritor norte-americano decidiu aceitar, conseguindo angariar os assinantes necessários para financiar a continuidade da secção de crítica literária. Um jornal local norte-americano viu-se …

Detido hacker que pirateou emails do Benfica

Rui Pinto, o 'hacker' português que terá acedido ilegalmente aos e-mails do Benfica, foi detido na Hungria, disse hoje à agência Lusa fonte policial. O alegado pirata informático que terá roubado e divulgado correspondência electrónica do …