Afinal, a sopa com dois mil anos descoberta na China é só água infiltrada

Sopa com dois mil anos é água infiltrada

A sopa de vitela que teria mais de 2 mil anos e que foi encontrada em escavações arqueológicas, num túmulo na China, é afinal, apenas água subterrânea.

A notícia percorreu o mundo, anunciando-se que arqueólogos chineses encontraram um recipiente com uma sopa ou um guisado de carne, que teria sido cozinhada há mais de dois milénios, na província central chinesa de Henan.

Foi o instituto arqueológico local que divulgou a pretensa descoberta, publicando na rede social chinesa Weibo imagens desta “sopa”, encontrada dentro de potes antigos usados para cozinhar, num túmulo em Chengyang, próximo da cidade de Xinyang.

Por todo o mundo se anunciou que se podem observar claramente ossos de vitela e outros ingredientes alimentares no “caldo” encontrado no túmulo do tempo do Estado de Chuo, um dos reinos chineses que existiu entre os séculos VII e II antes de Cristo.

Mas afinal, esta “sopa” resulta simplesmente da infiltração de águas subterrâneas no túmulo.

A explicação é dada pelo líder das escavações, Wu Zhijiang, em declarações ao Beijing Youth Daily, o jornal oficial da Juventude Comunista de Pequim, que são citadas pelo site chinês Chinadaily.com.cn.

“A água no pote parece caldo, mas é na verdade água subterrânea”, salienta o arqueólogo.

“Descobrimos que há infiltração de águas no poço do túmulo, já que o nível da água é bastante alto, por isso está realmente inundado”, destaca Wu Zhijiang.

Confirma-se que os ossos do “caldo” são de facto, de animais bovinos, mas serão o resultado de sacrifícios deixados no túmulo, que eram habituais naquele período, e não de um qualquer cozinhado milenar.

SV, ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Imunidade de grupo não vai travar pandemia, diz estudo espanhol

Um estudo espanhol, que abrangeu mais de 60 mil pessoas, colocou em causa a viabilidade da imunidade de grupo como forma de combater a pandemia de covid-19, estimando que apenas 5% da população tenha desenvolvido anticorpos …

Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento e a juíza deu-lhes razão

Um grupo de ilustres septuagenários, que liderou a iniciativa local da "rebelião dos grisalhos", na Colômbia, conseguiu uma grande vitória judicial. Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento, exigindo mais tempo na rua …

EUA ponderam bloquear o TikTok e outras redes sociais chinesas

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, admitiu esta semana que os Estados Unidos estudam a possibilidade de bloquear a rede social de vídeos TikTok, bem como outras plataformas do género chinesas. Em entrevista à emissora …

Salgado acusa Banco de Portugal de "deslealdade" e "desonestidade"

Na contestação à coima aplicada pelo supervisor por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais, a defesa de Ricardo Salgado acusou o Banco de Portugal de ter sido “desleal e desonesto” na forma …

No Reino Unido, só 22% das pessoas que testaram positivo relataram ter sintomas

Um novo estudo acaba de revelar que, no Reino Unido, apenas 22% dos casos positivos tinha sintomas da covid-19 no dia em que fizeram o teste. Um estudo do Office for National Statistics (ONS) britânico, divulgado …

Administração Trump notifica formalmente o Congresso sobre saída da OMS

O Governo norte-americano informou esta terça-feira o Congresso sobre a sua saída forma da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Administração Trump já notificou formalmente o Congresso norte-americano de que os Estados Unidos vão sair da …

“Não vou ser infetado e propagar a covid-19”. Burundi anuncia triagem maciça da população

O Governo do Burundi começou esta segunda-feira uma campanha de triagem maciça da covid-19, decisão que demonstra uma alteração das políticas implementadas pelo novo Presidente do país no sentido de combater mais assertivamente a propagação …

Despedida de Centeno e estreia de Leão. Eurogrupo elege presidente na quinta-feira

A eleição para a presidência do Eurogrupo, na quinta-feira, será a última reunião presidida por Mário Centeno e a estreia europeia de João Leão como ministro das Finanças. A eleição para a presidência do Eurogrupo é …

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …