Afinal, o Sol é mesmo uma estrela de tipo solar

SDO / NASA

Um estudo levado a cabo por investigadores da Universidade de Montreal confirmou que o Sol é uma estrela de tipo solar. O estudo ajuda a pôr fim à questão sobre o Sol assumir ou não o mesmo comportamento cíclico que as estrelas tipo-solar vizinhas.

A atividade do sol, como a atividade solar, níveis de radiação e ejeção de material varia num ciclo de 11 anos, conduzido por mudanças no campo magnético. Outras estrelas de tipo solar têm o seu próprio ciclo, mas o Sol parece não “combinar” com o seu comportamento.

Compreender o ciclo do Sol era tido como um dos maiores desafios da física solar. Num conjunto de simulações de campos magnéticos estrelares, o investigador da Universidade de Montreal, Antoine Strugarek e os co-autores, descobriram que o ciclo magnético do Sol está dependente do raio de rotação e luminosidade, num artigo publicado na Science.

“Essa relação pode ser expressa em termos do chamado número de Rossby – número sem dimensão utilizado para descrever fluxos nos oceanos e na atmosfera terrestre. O que mostramos é que o ciclo magnético do Sol é inversamente proporcional a este número”, explicaram os cientistas.

Os investigadores compararam os resultados das simulações com as observações disponíveis da atividade cíclica numa amostra de estrelas do tipo solar próximas do Sol. Descobriram que os períodos de ciclo do Sol e de outras estrelas de tipo solar seguem o mesmo relacionamento – ou seja, o número de Rossby.

“O campo magnético de uma estrela extrai energia dos fluxos de matéria que animam o interior”, explicaram os autores. “Graças às simulações, agora sabemos que a rotação da estrela influencia a eficiência da transferência de energia entre esses fluxos turbulentos e o campo magnético”.

“A descoberta de tal lei de escala para o período do ciclo magnético da estrela a partir de simulações 3D turbulentas auto-consistentes aconteceu pela primeira vez”.

Os resultados demonstram que o Sol é mesmo uma estrela de tipo solar, e também avança a compreensão dos cientistas da forma como as estrelas geram os campos magnéticos. “Esses resultados fornecem uma nova interpretação teórica dos ciclos magnéticos estelares e colocam o Sol como a pedra angular da nossa compreensão da dinâmica das estrelas”, disseram os cientistas.

“Ao caracterizar o magnetismo das estrelas do tipo solar, as nossas simulações permitirão, em particular, preparar o retorno científico das próximas missões europeias Solar Orbiter e PLATO”, afirmaram.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …