Afinal, o Sol é mesmo uma estrela de tipo solar

SDO / NASA

Um estudo levado a cabo por investigadores da Universidade de Montreal confirmou que o Sol é uma estrela de tipo solar. O estudo ajuda a pôr fim à questão sobre o Sol assumir ou não o mesmo comportamento cíclico que as estrelas tipo-solar vizinhas.

A atividade do sol, como a atividade solar, níveis de radiação e ejeção de material varia num ciclo de 11 anos, conduzido por mudanças no campo magnético. Outras estrelas de tipo solar têm o seu próprio ciclo, mas o Sol parece não “combinar” com o seu comportamento.

Compreender o ciclo do Sol era tido como um dos maiores desafios da física solar. Num conjunto de simulações de campos magnéticos estrelares, o investigador da Universidade de Montreal, Antoine Strugarek e os co-autores, descobriram que o ciclo magnético do Sol está dependente do raio de rotação e luminosidade, num artigo publicado na Science.

“Essa relação pode ser expressa em termos do chamado número de Rossby – número sem dimensão utilizado para descrever fluxos nos oceanos e na atmosfera terrestre. O que mostramos é que o ciclo magnético do Sol é inversamente proporcional a este número”, explicaram os cientistas.

Os investigadores compararam os resultados das simulações com as observações disponíveis da atividade cíclica numa amostra de estrelas do tipo solar próximas do Sol. Descobriram que os períodos de ciclo do Sol e de outras estrelas de tipo solar seguem o mesmo relacionamento – ou seja, o número de Rossby.

“O campo magnético de uma estrela extrai energia dos fluxos de matéria que animam o interior”, explicaram os autores. “Graças às simulações, agora sabemos que a rotação da estrela influencia a eficiência da transferência de energia entre esses fluxos turbulentos e o campo magnético”.

“A descoberta de tal lei de escala para o período do ciclo magnético da estrela a partir de simulações 3D turbulentas auto-consistentes aconteceu pela primeira vez”.

Os resultados demonstram que o Sol é mesmo uma estrela de tipo solar, e também avança a compreensão dos cientistas da forma como as estrelas geram os campos magnéticos. “Esses resultados fornecem uma nova interpretação teórica dos ciclos magnéticos estelares e colocam o Sol como a pedra angular da nossa compreensão da dinâmica das estrelas”, disseram os cientistas.

“Ao caracterizar o magnetismo das estrelas do tipo solar, as nossas simulações permitirão, em particular, preparar o retorno científico das próximas missões europeias Solar Orbiter e PLATO”, afirmaram.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais 500 pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas em La Palma

500 pessoas juntaram-se, esta quinta-feira, às milhares que já foram obrigadas a abandonar as suas casas na ilha espanhola de La Palma, quando um rio de lava se aproximou de uma povoação junto à costa, …

Messi no PSG

"Messi, dá-me a tua camisola e eu dou-te a minha mãe"

Grande jogo em Paris, golo de André Silva, bis de Messi, mas uma criança também foi o centro das atenções. Os nomes das equipas já prometiam espectáculo e houve mesmo: o Paris Saint-Germain ganhou em casa …

Portugal com mais oito mortes e 865 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais oito mortes e 865 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 865 novos …

O empresário John Textor

Direcção do Benfica e John Textor em reunião

Benfica informou que houve um encontro entre o empresário e dois vice-presidentes do clube, que querem saber mais sobre as intenções do norte-americano. John Textor esteve no Estádio da Luz, nesta quinta-feira. O empresário foi recebido …

BE e PCP fazem pressão e Carlos César questiona: "Sentem-se melhor a fazer oposição ou a fazer acordos?"

O presidente do PS defendeu, esta quinta-feira, que Bloco e PCP têm de esclarecer "o que os move" nas negociações orçamentais: se preferem fazer oposição a um Governo de direita ou fazer acordos com um …

Apenas 14% das vacinas prometidas aos países mais pobres foram efetivamente entregues

Apesar das promessas deixadas por muitos dos países mais ricos e desenvolvidos, número de vacinas que chegou aos territórios é ainda muito baixo, o que pode comprometer os avanços já conseguidos. Apenas uma em sete doses …

Presidente da Coreia do Sul anuncia fracasso da colocação de satélite em órbita

O primeiro foguetão espacial fabricado pela Coreia do Sul falhou a colocação em órbita da sua carga, um satélite simulado de 1,5 toneladas, apesar de o lançamento ter tido sucesso, disse o Presidente do país. O …

Juízes recusam suspender julgamento de Ricardo Salgado

O juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, recusou suspender o julgamento, depois de a defesa ter alegado o facto de ter sido diagnosticado Alzheimer …

Quadro de Van Gogh, que esteve nas mãos dos nazis, vai a leilão. Deverá render 25 milhões de euros

Uma pintura de Vincent van Gogh vai ser leiloada no próximo mês, depois de mais de um século sem ser vista em público. Estima-se que o preço de venda chegue aos 25 milhões de euros. O …

Coreia do Sul lança com êxito o seu primeiro foguetão espacial

A Coreia do Sul lançou hoje o seu primeiro foguetão de fabrico próprio, segundo as imagens transmitidas pela televisão, tornando-se o décimo país do mundo com capacidade para desenvolver e lançar veículos espaciais. O veículo coreano …