Afinal, o Sol é mesmo uma estrela de tipo solar

SDO / NASA

Um estudo levado a cabo por investigadores da Universidade de Montreal confirmou que o Sol é uma estrela de tipo solar. O estudo ajuda a pôr fim à questão sobre o Sol assumir ou não o mesmo comportamento cíclico que as estrelas tipo-solar vizinhas.

A atividade do sol, como a atividade solar, níveis de radiação e ejeção de material varia num ciclo de 11 anos, conduzido por mudanças no campo magnético. Outras estrelas de tipo solar têm o seu próprio ciclo, mas o Sol parece não “combinar” com o seu comportamento.

Compreender o ciclo do Sol era tido como um dos maiores desafios da física solar. Num conjunto de simulações de campos magnéticos estrelares, o investigador da Universidade de Montreal, Antoine Strugarek e os co-autores, descobriram que o ciclo magnético do Sol está dependente do raio de rotação e luminosidade, num artigo publicado na Science.

“Essa relação pode ser expressa em termos do chamado número de Rossby – número sem dimensão utilizado para descrever fluxos nos oceanos e na atmosfera terrestre. O que mostramos é que o ciclo magnético do Sol é inversamente proporcional a este número”, explicaram os cientistas.

Os investigadores compararam os resultados das simulações com as observações disponíveis da atividade cíclica numa amostra de estrelas do tipo solar próximas do Sol. Descobriram que os períodos de ciclo do Sol e de outras estrelas de tipo solar seguem o mesmo relacionamento – ou seja, o número de Rossby.

“O campo magnético de uma estrela extrai energia dos fluxos de matéria que animam o interior”, explicaram os autores. “Graças às simulações, agora sabemos que a rotação da estrela influencia a eficiência da transferência de energia entre esses fluxos turbulentos e o campo magnético”.

“A descoberta de tal lei de escala para o período do ciclo magnético da estrela a partir de simulações 3D turbulentas auto-consistentes aconteceu pela primeira vez”.

Os resultados demonstram que o Sol é mesmo uma estrela de tipo solar, e também avança a compreensão dos cientistas da forma como as estrelas geram os campos magnéticos. “Esses resultados fornecem uma nova interpretação teórica dos ciclos magnéticos estelares e colocam o Sol como a pedra angular da nossa compreensão da dinâmica das estrelas”, disseram os cientistas.

“Ao caracterizar o magnetismo das estrelas do tipo solar, as nossas simulações permitirão, em particular, preparar o retorno científico das próximas missões europeias Solar Orbiter e PLATO”, afirmaram.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cotrim Figueiredo: "Siza Vieira não tem peso político para levar a sua avante”

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "não tem peso político para levar a sua avante" neste Governo, disse o deputado da Iniciativa Liberal João Cotrim Figueiredo, que é também candidato único à liderança do …

Arranca hoje a "contra-cimeira" contra "hipocrisia dos governos"

Enquanto na chamada "zona verde" se prepara a semana das negociações de alto nível da COP25, começa este sábado em Madrid uma contra-cimeira em que os movimentos ativistas procuram um contraponto ao que chamam a …

A maior parte dos produtos de maquilhagem está contaminada com superbactérias perigosas

Nove em cada 10 produtos cosméticos atualmente em uso estão contaminados com superbactérias potencialmente prejudiciais, incluindo E. coli e Staphylococci. Beauty blender, rímel e brilho labial são os produtos que contêm os mais altos níveis …

NASA gravou acidentalmente a explosão de um cometa a aproximar-se do Sol

Astrónomos usaram dados do telescópio espacial TESS para estudar a explosão de um cometa durante a sua aproximação ao Sol. A investigação resultou num artigo publicado em novembro na revista científica Astrophysical Journal Letters. Foi a …

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …