Afinal, peixe podre pode não cheirar assim tão mal. Há quem lhe cheire a “caramelo”

Uma equipa de investigadores descobriu uma variante de gene específica que influencia a intensidade com que uma pessoa identifica odores de peixe podre. O estudo também identificou, pela primeira vez, variantes do gene associadas à intensidade dos odores da canela.

O sentido do olfato rege-se por recetores olfativos presentes na cavidade nasal. As moléculas de odores ligam-se a recetores que, imediatamente, enviam sinais ao cérebro que, por sua vez, identifica os cheiros. Contudo, a resposta do cérebro aos cheiros depende de pessoa para pessoa, pois está diretamente ligada a emoções e experiências pessoais, e também é influenciada pela genética.

A forma como os genes olfativos influenciam a perceção humana em relação a certos cheios, ainda é pouco conhecida. Por isso, e para descobrir mais sobre este curioso assunto, uma equipa de cientistas islandeses recrutou mais de 9 mil voluntários para participarem no estudo que foi publicado no Current Biology a 8 de outubro.

Segundo o New Atlas, cada um dos participantes descreveu a resposta que o seu cérebro deu a seis odores específicos: alcaçuz, canela, peixe, limão, hortelã-pimenta e banana.

Rosa Gisladottir, uma das autoras do estudo, explica que a equipa descobriu “variantes que influenciam a forma como captamos e descrevemos odores como o do peixe, alcaçuz e canela”, acrescentando que “como o nosso olfato é muito importante para a perceção do sabor, essas variantes influenciam se gostamos ou não de alimentos que os contenham”.

A mais nova variante genética descoberta está relacionada com a sensibilidade ao odor de uma molécula chamada trimetilamina (TMA). Este composto particular é fundamentalmente responsável pelo cheiro altamente familiar de peixe podre.

Descobriu-se que uma variante genética num gene do recetor olfativo chamado recetor 5, associado à amina (TAAR5), reduz significativamente a perceção negativa de TMA de uma pessoa. O estudo descobriu ainda que alguns indivíduos com a variante genética responderam positivamente ao cheiro de TMA, descrevendo-o como semelhante a “caramelo” ou “rosa”.

Gisladottir afirma que “os portadores desta variante consideram o odor do peixe menos intenso e menos desagradável”. Ao contrário da descoberta da variante genética TMA, as outras duas descobertas no estudo referem-se a variantes que aumentam a perceção do cheiro. Essas outras variantes genéticas estão associadas ao aumento da intensidade do odor da canela.

“Descobrimos uma variante comum num grupo de recetores olfativos que está associado ao aumento da sensibilidade ao transanetol, encontrado em produtos de alcaçuz preto, mas também em especiarias e plantas como semente de anis, anis estrelado e erva-doce”, explica Gisladottir.

Este tipo de pesquisa ainda está no início, mas o estudo concluiu que há uma diversidade geográfica significativa nas variantes do gene do recetor olfativo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas iguais

Uma série de novas imagens revela que os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas sopas iguais. Astrónomos mapearam os produtos químicos dentro dos berços planetários com detalhe extraordinário. Os mapas revelam a …

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …