Afinal os Neandertais não expulsaram os humanos da Península Ibérica

Um estudo americano, publicado recentemente, sugere que os Neandertais terão ocupado a Península Ibérica cinco mil anos antes do que se pensava.

À medida que os primeiros humanos se espalharam pelo planeta, substituindo outros hominídeos pelo caminho, os Neandertais tentaram passar despercebidos num canto do oeste europeu – a Península Ibérica.

Pelo menos, era o que se pensava. Mas um estudo publicado em julho veio revelar que o domínio dos Neandertais na Península Ibérica terá começado muito antes.

Os humanos ocuparam o atual centro de Portugal cerca de cinco mil anos antes do que tinha sido estabelecido pelos investigadores. A nova linha cronológica é baseada na descoberta de ferramentas de pedra, usadas pelos homens modernos numa caverna perto do Oceano Atlântico.

A caverna, chamada Lapa do Picareiro, tinha ferramentas de pedra usadas para a caça e para a culinária, semelhantes a outras encontradas em diferentes locais da Eurásia. A descoberta muda o conhecimento que os investigadores tinham sobre a propagação dos humanos modernos.

Estimativas anteriores apontavam para a chegada dos humanos modernos ao norte da Península Ibérica, no mínimo há 40.500 anos e no máximo há 43.300 anos atrás. Além disso, os investigadores acreditavam que a ocupação do sul e do oeste da Península teria acontecido entre seis mil e 12 mil anos depois.

O novo estudo identificou artefactos humanos no centro de Portugal que datam de 41.100 a 38.100 anos atrás. Esta descoberta sugere que os humanos estiveram, provavelmente, presentes na região muito antes do que se pensava e que se espalharam rapidamente pelo sul da Europa, não existindo uma fronteira entre eles e os Neandertais.

O estudo desafia a velha crença de que os Neandertais impediram o caminho dos humanos para o oeste e mostra que os humanos modernos terão feito uma “dispersão sem impedimentos” pela Eurásia ocidental.

Além disso, estudos anteriores mostram que Neandertais e humanos se cruzaram, havendo provas de que todos os humanos vivos ainda têm um pouco de ADN de Neandertal. Ainda assim, os investigadores ainda não tinham encontrado evidências do contacto entre grupos de humanos e Neandertais, na Península Ibérica.

Brandon K. Zinsious et al

A dispersão dos humanos modernos através do oeste da Euroásia

As novas descobertas também “apoiam a ideia de que as mudanças climáticas e ambientais desempenharam um papel significativo” na migração humana, escreveram os autores do estudo num comunicado, citados pelo Inverse.

Períodos secos e frios podem ter levado à diminuição das populações de Neandertais, abrindo espaço para os humanos. Como resultado, os humanos modernos dispersaram-se num padrão de “mosaico” à medida que substituíam as populações de Neandertais, dizem os investigadores.

À medida que a compreensão da história da nossa própria espécie muda, a imagem de como a humanidade começou a existir torna-se mais clara. Mas o quadro está longe de estar concluído, disse Jonathan Haws, principal autor do estudo e professor da Universidade de Louisville.

“Já escavo o Picareiro há 25 anos e quando se começa a pensar que não tem mais segredos para revelar, uma nova surpresa é descoberta”, disse Haws. “De poucos em poucos anos, alguma coisa notável aparece e nós continuamos a escavar”, atirou.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estudos recentes deram como comprovado que o último neandertal em Portugal morreu a 27 de julho de 1970 e ,em Espanha, a 20 de novembro de 1975.

RESPONDER

Um ano após o confinamento de Wuhan o mundo continua em crise devido à covid-19

Quase um ano depois da imposição do confinamento na cidade de Wuhan para travar o vírus SARS-CoV-2, que se assinala este sábado, o mundo continua em luta contra a pandemia, apesar do aparecimento de vacinas. A …

Pessoas com certas características podem ser mais suscetíveis a "ouvir" os mortos

Uma equipa de cientistas identificou certas características que podem tornar as pessoas mais suscetíveis a alegar que “ouvem” os mortos. Um novo estudo sugere que as pessoas que se descrevem como "clariaudientes" - em oposição a …

Sporting 1 - 0 SC Braga | Leões conquistam Taça da Liga com golo de Porro (e algum sofrimento)

O Sporting reconquistou hoje a Taça da Liga de futebol, ao vencer na final o Sporting de Braga, por 1-0, em Leiria, com um golo de Pedro Porro e enorme resistência durante a segunda parte. O …

Estados Unidos querem rever o acordo com rebeldes talibãs no Afeganistão

Os Estados Unidos indicaram hoje às autoridades afegãs o seu desejo de rever o acordo entre o Governo norte-americano e os talibãs, assinado em fevereiro de 2020, particularmente para "avaliar" o respeito dos rebeldes pelos …

"Excedeu todas as expetativas". Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision. O implante CorNeat KPro …

Tenista João Sousa falha Open da Austrália após ter estado infetado

João Sousa vai falhar o Open da Austrália depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, por determinação das autoridades australianas, anunciou hoje o tenista português. "É com muita tristeza que vos dou a conhecer …

Cientistas criam nova forma de produzir carne em laboratório (e prometem manter o sabor e a textura)

Uma equipa da McMaster desenvolveu uma nova forma de carne cultivada, através do uso de um método que promete manter o sabor e a textura mais naturais do que as outras alternativas à carne tradicional. Os …

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …