Afinal, o objeto avistado nos céus do Hawai são detritos de um foguete da SpaceX

Subaru Telescope

Imagens do Subaru Telescope

Lançamento aconteceu no último domingo, a partir de uma base na Califórnia.

Os restos de uma nave da SpaceX em fim de vida foi avistado esta semana nos céus do Hawai, depois de desenhar uma incrível “espiral noturna”. O registo, em vídeo, foi feito pelo Subaru Telescope, no domingo, horas depois da operação de lançamento de um foguete, cuja função é fazer prospeção para o U.S. National Reconnaissance Office.

O aparelho foi transportado por uma nave NROL-85, que levantou às 9h13, hora local, da base Vandenberg Space Force. O vídeo da operação mostra “a espiral característica causada pelos detritos resultantes da queima de combustíveis, típica das primeiras etapas do lançamento, e que acabou por cair no Oceano Pacífico”, explicou Marco Langbroek, especialista em monitorização de satélites.

De acordo com o LiveScience, Langbroek acompanha atentamente os lançamentos da SpaceX, tendo criado montagens que mostram a instalação de satélites Starlink — utilizados para serviços de banda larga em áreas remotas. De acordo com a empresa de Elon Musk, as primeiras peças a serem libertadas poderão ser reutilizadas noutros projetos, tendo aterrado como previsto. Já os restantes componentes não terão outra vida.

O telescópio Subaru é um telescópio de 8,2 metros de infravermelhos óticos localizado no Hawai, operado pelo Observatório Astronómico Nacional do Japão e fixado a 4.139 metros de altitude. Devido às dificuldades de trabalhar numa atmosfera tão fina, a maioria do pessoal da Subaru trabalha remotamente e apenas um grupo restrito de pessoas permanece no local para operar o aparelho.

A Câmara do Céu Subaru-Asahi, que captou as filmagens, é um projeto de câmara de proximidade em colaboração com o Asahi-Shimbun, um famoso jornal japonês. O projeto teve início em 2021 para transmissões em tempo real do céu noturno, declarou Subaru num comunicado de imprensa sobre o projeto.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.