Afinal, o núcleo interno da Terra não é tão sólido quanto se pensava

O núcleo da Terra é extremamente importante, mas pouco se sabe sobre a sua história ou formação. Agora, um grupo de cientistas sugere que, afinal, não é tão sólido quanto se pensava.

A nova investigação sustenta que o núcleo interior “sólido” da Terra é, afinal, dotado de uma gama de estruturas líquidas, macias e duras. Como é impossível conduzir estudos diretos ou analisar a área devido à temperatura e à pressão extremas, os cientistas basearam-se em dados provenientes das ondas sísmicas.

Através do conhecimento de “sismos na crosta e no manto superior” e de análises de “observatórios na superfície da Terra, a sismologia é a única forma direta de investigar o núcleo interior e os seus processos”, explicou Rhett Butler, geofísico da Escola de Ciências e Tecnologia do Oceano e da Terra da Universidade do Havai, citado pelo Science Daily.



À medida que as ondas sísmicas se movem através das várias camadas do planeta, a sua velocidade muda, pelo que podem ser refletidas ou refratar-se, dependendo dos minerais, da temperatura e da densidade dessa camada.

A equipa usou dados de sismómetros perto do epicentro de terramotos. De forma a cobrir todo o núcleo interno, os cientistas estabeleceram cinco pares – Tonga-Argélia, Indonésia-Brasil e três entre o Chile e a China – que foram analisados pelo supercomputador japonês Earth Simulator.

“Em forte contraste com as ligas de ferro homogéneas e macias consideradas em todos os modelos terrestres do núcleo interior desde os anos 70, os nossos modelos sugerem que existem regiões adjacentes de ligas de ferro duras, macias, líquidas ou pastosas” nos 240 quilómetros da parte superior do núcleo interno.

“Isto coloca novas limitações quanto à composição, história térmica e evolução da Terra”, resumiu Butler, que evidencia que esta descoberta pode oferecer informações importantes sobre a dinâmica no limite entre o núcleo interno e o núcleo externo, responsáveis pela formação do campo magnético da Terra.

O artigo científico foi recentemente publicado na Physics of the Earth and Planetary Interiors.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Como é impossível conduzir estudos diretos ou analisar a área devido à temperatura e à pressão extremas, os cientistas basearam-se em dados provenientes das ondas sísmicas.

    -Tal como eles dizem, não é possivel ir ver in loco

RESPONDER

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …

O empresário John Textor

Nova direção do Benfica vai reunir-se com John Textor

O empresário John Textor, que celebrou um acordo com José António dos Santos para aquisição de 25% do capital social da SAD do Benfica, vai ser recebido pela nova direção do clube esta quinta-feira. "Após explícita …

Vítimas do ataque na Noruega foram mortas com facadas e não com arco e flecha

A polícia norueguesa esclareceu, esta segunda-feira, que as cinco vítimas mortais do ataque perpetrado na semana passada foram esfaqueadas, afastando assim a tese inicial que as mortes tinham sido provocadas por um arco e flechas. Segundo …