/

Afinal, galáxia “morta” está a abarrotar de vida

ESA

Uma fotografia tirada pelo Telescópio Espacial Hubble mostra a galáxia Messier 110 com luzes brilhantes de estrelas jovens, o que prova que “não está tão morta” e inativa como se acreditava anteriormente.

A Messier 110 faz parte do conhecido Grupo Local – que inclui aproximadamente 50 galáxias, incluindo a Via Láctea – e foi listada como uma galáxia elíptica com uma estrutura suave e sem características distintivas. Isto significa que, até recentemente, era considerada morta, pois neste tipo de galáxias não se formam novas estrelas e a maioria delas contém estrelas antigas.

No entanto, as novas observações sugerem que isto não é inteiramente verdade, pois foram encontrados sinais de uma população de jovens estrelas azuis no centro da galáxia.

Este avistamento foi feito com câmaras de luz visível e infravermelha e, além de inúmeras estrelas, também foram capturadas grandes nuvens de gás e poeira. Estima-se que esta galáxia elíptica anã tenha aproximadamente 10 mil milhões de estrelas, segundo o Sci Tech Daily.

“Muitas das galáxias mais apreciadas no cosmos são notavelmente grandes, próximas, maciças, brilhantes ou bonitas, geralmente com uma estrutura incomum ou intrigante. No entanto, são necessárias [galáxias] de todos os tipos para criar um universo, como evidenciado por esta imagem do Hubble de Messier 110”, escreveu a ESA.

Com um telescópio, a M110 é bastante fácil de localizar próxima ao núcleo da galáxia de Andrómeda, muito maior e mais brilhante. Telescópios menores apenas revelam uma mancha de luz fraca e difusa, enquanto telescópios maiores revelam uma forma oval com um núcleo mais brilhante. A melhor época para ver o M110 é durante o mês de novembro.

M110 é uma galáxia elíptica localizada a cerca de 2,9 milhões de anos-luz de distância na direção da constelação de Andrómeda. A galáxia foi descoberta a 10 de agosto de 1773 por Charles Messier e é satélite da Galáxia de Andrómeda, pertencendo ao Grupo Local de Galáxias. Caroline Herschel redescobriu o objeto independentemente a 27 de agosto de 1783 e foi novamente redescoberto pelo seu irmão, William Herschel, que também descobriu Urano, a 5 de outubro de 1784.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.