Afinal, “cura milagrosa” para o cancro pode matar

SXC

O jornal britânico The Guardian denuncia o esquema do autoproclamado “Genesis II Church of Health and Healing” – que na verdade não é nem uma igreja nem uma instituição de saúde.

Este sábado terá lugar em Nova Iorque, nos Estados Unidos, um encontro para promover um “remédio” chamado MMS que promete a cura para o cancro e outras doenças fatais. Contudo, a cura é uma fraude e pode matar.

É sob a capa de grupo religioso-científico que pretendem atrair pessoas desesperadas por um milagres que as salve: 450 dólares por pessoa ou 800 por casal é o valor a pagar para participar no seminário em que será dada a conhecer a “suplemento mineral milagroso”, que promete a cura para o cancro e outras doenças graves.

O acontecimento vai ocorrer apesar de a Food and Drug Administration (FDA), entidade que regula e fiscaliza a indústria farmacêutica nos Estados Unidos, já ter emitido um alerta contra o produto, exortando os consumidores a não beberem ou comprarem a “solução”, que apelidam de “lixívia perigosa que causou efeitos secundários graves e potencialmente fatais”. O aviso, de acordo com o The Guardian, não foi, no entanto, seguido de ações concretas, nomeadamente a de impedir a realização do dito encontro.

Os fabricantes de MMS normalmente comercializam o produto em duas partes, cloreto de sódio e ácido cítrico, que misturados resultam em dióxido de cloro, um potente detergente industrial. É este líquido que a Genesis II vende com a promessa de curar o cancro, a sida, a malária e até o autismo, sob a capa de cura milagrosa.

De acordo com o jornal britânico, por detrás desta fraude, de contornos cruéis e possivelmente criminosos, estão dois homens – Mark e Jonathan Grenon -, que se auto-intitulam “bispos” da igreja Genesis II, já espalharam o seu esquema para diversas partes do mundo e terão inspirado uma rede que distribuiu a “lixívia” a mais de 50 mil pessoas no Uganda.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Quem nesta altura ainda acredita em “curas milagrosas” seja lá para o que for, principalmente se são anunciadas por uma “nova igreja” qualquer (e claro, a pagar bem logo á entrada) precisa é de ganhar um prémio Darwin.
    Pelo menos podemos ir eliminando a estupidez do mapa genético, um idiota de cada vez…

RESPONDER

Costa não é Alice no País das Maravilhas, mas levou os "óculos cor-de-rosa" ao debate quinzenal

No primeiro debate quinzenal do ano, António Costa lembrou, um a um, os números da economia do último ano. O episódio que tem manchado as primeiras páginas dos jornais desta semana também marcou presença, ainda …

Os dinossauros tinham sangue quente ou frio? A resposta está escondida nas cascas dos seus ovos

Um dos grandes e antigos mistérios do estudo dos dinossauros é a questão sobre se o seu sangue era quente ou frio. A resposta for encontrada escondida nas cascas dos seus ovos. Tradicionalmente, acreditava-se que os …

Eureka. Trabalhadores foram despedidos e fábrica fechou, mas estão a apresentar nova marca em Milão

A empresa responsável pela marca Eureka Shoes, que fechou as lojas e a fábrica, e despediu 150 trabalhadores em Portugal, está agora a apresentar uma nova marca em Milão. No mês passado, a empresa de calçado …

Tribunal de Contas critica modelo de financiamento do Ensino Superior (e diz que Governo não cumpriu lei de bases)

No seguimento de uma auditoria ao método de financiamento do ensino superior, para o Tribunal de Contas (TdC), entre 2016 e 2018, o modelo de financiamento concretizado pelo governo não cumpriu o estipulado na Lei …

Cientistas encontram no Ébola um aliado inesperado contra os tumores cerebrais

Cientistas encontraram um gene do vírus do Ébola que mostrou ser útil no combate contra os glioblastomas, que são tumores cerebrais que reaparecem após serem eliminados. O gliobastoma é um tumor que cresce e espalha-se depressa …

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …