Afinal, comer doces pode ajudar a manter a forma

O consumo de doces pode, afinal, acarretar benefícios para a dieta, desde que em quantidade moderada. É o que conclui um novo estudo que indica que os doces ajudam a controlar os hábitos alimentares.

Esta pesquisa levada a cabo na Universidade do Estado da Geórgia, nos EUA, apurou que consumir alimentos doces ajuda o cérebro a formar uma memória de uma refeição, o que vai ajudar a controlar aquilo que se come.

Isto porque os neurónios do hipocampo dorsal, a parte do cérebro que é crítica para a formação da memória episódica (a memória dos eventos experimentados individualmente num dado momento ou lugar), são activados pelo consumo de doces.

“Pensamos que a memória episódica pode ser usada para controlar o comportamento alimentar”, constata uma das investigadoras envolvidas no estudo, Marise Parent, professora na Universidade da Geórgia, citada pelo site Science Daily.

“Nós tomamos decisões como ‘Provavelmente não vou comer agora. Comi um grande pequeno-almoço.’ Decidimos com base nas nossas memórias de quando e do que comemos”, explica ainda a investigadora.

No estudo publicado no jornal Hippocampus constatou-se que uma refeição consistindo num líquido adoçado, seja por sacarose (o vulgar açúcar de mesa) ou sacarina (um adoçante), aumentou de forma significativa a expressão da plasticidade sináptica nos neurónios do hipocampo dorsal de ratos – a plasticidade sináptica é um processo cerebral fundamental para a formação da memória.

Estes resultados vêm ao encontro de um estudo anterior dos mesmos investigadores que comprovou que desactivando temporariamente os neurónios do hipocampo dorsal, depois de uma refeição incluindo sacarose, se acelera o início da próxima refeição e se motiva que os ratos comam mais.

Isto é o mesmo que dizer que quando se anula o período durante o qual se processa a memória da refeição, se consome maior quantidade de comida.

Há outros estudos que comprovam que comer em frente à televisão, um processo que interfere na formação da memória da refeição, aumenta a quantidade de comida que se consome.

E há também investigações que constataram que pessoas com amnésia comem de novo, mesmo que tenham acabado de comer, por causa da falta de memória da refeição anterior.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Depois de ler estas noticias e pseudo estudos e depois de ter perdido 40kgs nos últimos 18 meses, depois de ter deixado de comer todas estas cenas, afinal não eram elas que me engordavam… devia ser a água e o ar e o alinhamento astral… só pode.

RESPONDER

Detetadas "partículas fantasma" de radioatividade nas profundezas da Terra

Recorrendo ao detetor Borexino, do laboratório italiano de Gran Sasso, cientistas conseguiram encontrar "partículas fantasma" oriundas das profundezas da Terra. Estas estranhas partículas, monitorizadas pela comunidade científica desde meados de 2007, conta o britânico The …

Uma anã branca "ressuscitou" para devorar a sua companheira mais fraca

Os astrónomos detetaram uma explosão de uma "estrela vampira" em dados colhidos acidentalmente pelo telescópio espacial Kepler. Este fenómeno é um dos eventos mais raros de novas - explosões nuclear cataclísmica numa estrela. As novas ocorrem …

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …