Afinal, as lambidelas de cão na cara são inofensivas

Devemos deixar os cães lamber as nossas caras? A questão levanta uma discussão antiga e parece nunca encontrar consenso. No entanto, um novo estudo aponta que a saliva dos cães contém “substâncias boas”, capazes de “romper” as membranas de algumas bactérias.

A maioria dos cães adora uma oportunidade para lamber o rosto dos seus humanos. Há pessoas que adoram um beijinho na bochecha, enquanto outras torcem o nariz e esquivam-se do amigo de quatro patas. Mas afinal de contas, a saliva dos cães deve ser evitada como se fosse uma questão de vida ou morte?

Alguns povos, como os egípcios já consideraram a saliva dos cães medicinal. No Egito, a saliva canina era utilizada em rituais de cura. Este povo acreditava que a lambida do cão poderia ajudar a curar ferimentos e doenças. Já os franceses têm a expressão langue de chien, langue de médecin, que significa “língua de cachorro, língua de médico”.

Uma pesquisa recente publicada em fevereiro deste ano e realizada no Reino Unido, mostrou que a saliva dos cães tem substâncias boas.

Análises de saliva de labradores e beagles revelou que existam enzimas antimicrobianas, proteínas como lisozimas e imunoglobulinas, e peptídeos que causam pequenos “buracos” na membrana das células das bactérias.

Outra crença popular afirma que pessoas devem lamber os arranhões da própria pele para acelerar o processo de cicatrização. Essa crença não é assim tão descabida, já que a saliva humana tem água e muco, enzimas e substâncias antimicrobianas que ajudam a afastar infeções. Mas será que a saliva do cão pode ter o mesmo efeito na pele humana?

Uma outra pesquisa, da Universidade de Maryland, nos EUA, mostra que as salivas dos humanos e dos cães têm apenas 16,4% dos micróbios em comum. Ou seja, o ambiente de micróbios da boca dos cães é muito diferente dos humanos.

Os cães também carregam doenças perigosas para humanos, como raiva, salmonela, norovírus, pasteurella e campylobacter. No entanto, estas doenças são transmitidas através da mordida ou pelo contacto com as fezes do animal, e não pela lambidela.

“Como microbiólogo, sei que a saliva do cão carrega uma multitude de micróbios. Mas a maioria é parte da vida normal dos cães, sendo inofensiva tanto para os cães como para os humanos”, disse Jennifer Tsang ao site Massive.

Jennifer Tsang diz que as lambidelas dos cães não devem ser temidas pela população em geral no entanto, as pessoas devem ter em atenção os ferimentos expostos e as mucosas.  As restantes pessoas, que têm algum tipo de alergia aos cães, devem evitar este tipo de contacto.

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. isso de saliva,faz-me lembrar a história do bobo da corte que ansiava ter um caso amoroso com a jovem rainha no palácio.certo dia lamentou-se ao médico da corte,o seu infortunado caso.o médico aceitou resolver o assunto a troca de umas quantas moedas de ouro,que o bobo prometeu mesmo sem ter como pagar.certo dia numa consulta a rainha que tardava em ter filhos,o médico esfregou-lhe substância provocadora de grande comichão nos seios.mais tarde a rainha aflita pediu nova consulta médico,e este informo-a que a solução estava na saliva do bobo da corte.o bobo foi chamado ao palácio e resolveu a comichão da rainha,lambendo-lhe os seios,mas sempre sob vigilância do rei.como o prometido pagamento não foi feito,algum tempo depois o rei berrava no palácio clamando pela presença do bobo.este admirado corria e questionando o médico da aflição do rei,aquele disse-lhe que por falta pagamento aplicara o produto da comichão nas cuecas do dito dizendo-lhe – corre ao palácio que o rei…………….está a tua espera……..!

  2. Faz lembrar a Bíblia onde as feridas de São Lázaro eram lambidas por cães. Afinal já se sabe há muito, mas faltava a prova científica do século 21.

RESPONDER

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …