Afinal, o apêndice pode ter uma função importante

O apêndice humano é visto como um órgão que não serve para nada e muitas pessoas o retiram, quando sofrem uma apendicite. Mas um novo estudo apurou que o apêndice pode, afinal, ter uma papel importante no nosso organismo.

Uma investigação internacional liderada por Heather Smith, da Escola de Medicina Osteopática da Universidade Midwestern, no Arizona, EUA, apurou que o apêndice pode ter um papel relevante na melhoria do sistema imunitário, funcionando como uma espécie de “reservatório para bactérias intestinais benéficas”.

Os cientistas analisaram a evolução do apêndice em 533 espécies de mamíferos, nos últimos 11.244 milhões de anos, e elaboraram uma árvore genética para descobrir como é que este tubo estreito, situado no fim do intestino delgado e no início do intestino grosso, evoluiu com a evolução dos mamíferos.

A pesquisa apurou que as espécies com apêndice têm maiores concentrações médias de tecido linfático, que é fundamental para o sistema imunológico, conforme evidencia a Universidade Midwestern num comunicado.

“Esta descoberta sugere que o apêndice pode desempenhar um papel importante como um órgão imune secundário”, destaca o mesmo documento.

Os investigadores notam que “o tecido linfático também pode estimular o crescimento de alguns tipos de bactérias intestinais benéficas, fornecendo mais provas de que o apêndice pode servir como uma “casa segura” para bactérias intestinais úteis“.

“O apêndice evoluiu independentemente, em várias linhagens de mamíferos, mais de 30 vezes separadas, e quase nunca desaparece de uma linhagem, desde que apareceu”, sublinha a equipa de investigadores.

“Isto sugere que o apêndice serve, provavelmente, uma função adaptativa“, apontam ainda os autores do trabalho científico publicado na revista Comptes Rendus Palevol.

Susana Valente SV, ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Pessoalmente tirei o controlador de admissão de ar do meu carro e agora aquilo anda de carvalho. O apêndice ainda o tenho mas qualquer dia também o tiro. Pode ser que fique como o meu carro.

RESPONDER

Tweet de Elon Musk afunda Bitcoins (e dá força à criptomoeda que nasceu como meme)

A Tesla vai deixar de aceitar Bitcoins como forma de pagamento. A revelação foi feita por Elon Musk numa publicação no Twitter e levou à queda do valor da criptomoeda no mercado. A par disso, …

Investigadores criam nova solução para óculos de realidade virtual e aumentada

Uma equipa de investigadores criou uma nova tecnologia para fornecer óculos de realidade virtual que não parecem "olhos de inseto". Num novo artigo publicado na Science Advances, os especialistas descrevem a impressão de ótica de forma …

Genética da população portuguesa pode explicar deficiência de vitamina D

Investigadores portugueses concluíram que a população portuguesa tem uma prevalência superior à média europeia de algumas alterações genéticas que levam a uma predisposição para o défice de vitamina D. Este estudo, coordenado pelo Centro Cardiovascular da …

Polónia quer comprar casa de campo francesa (para recuperar o legado de Marie Curie)

A Polónia quer comprar e renovar a casa de campo francesa de Marie Curie e transformá-la num museu, naquele que é um esforço para reivindicá-la como génio científico e pioneira polaca. Embora tenha nascido na Polónia, …

Min Nyo é jornalista, cobriu os protestos em Myanmar e foi condenado a 3 anos de prisão

Min Nyo, um jornalista birmanês de 51 anos, foi condenado a três anos de prisão pela sua cobertura dos protestos na sequência do golpe de Estado em Myanmar. Min Nyo, que trabalhava para a DVB (Voz …

McDonald's e Casa Branca unem-se para sensibilizar população a ser vacinada

Numa parceria com a Casa Branca, a cadeia de fast food norte-americana também está a dar o seu contributo para sensibilizar a população para a vacinação contra a covid-19. A ideia é promover informações relevantes sobre …

Voo "para lado nenhum" esgota em tempo recorde. Bastaram 2,5 minutos

A companhia aérea australiana Qantas vendeu os bilhetes para o próximo "voo para lugar nenhum" em tempo recorde: 2,5 minutos. A Qantas está a promover um novo "voo para lugar nenhum" que dará aos famintos por …

Todos queriam "O Senhor dos Anéis". Mas cinemas chineses foram obrigados a exibir filmes de propaganda

Pequim ordenou que os cinemas chineses divulgassem propaganda em homenagem ao Partido Comunista. Os cinéfilos do país, que clamam pelos filmes de Hollywood, revoltaram-se. A 1 de abril, no dia em que entrou em vigor um …

Presidente da República condecorou Jorge Coelho a título póstumo

Marcelo Rebelo de Sousa condecorou, a título póstumo, o antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho com a grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta quinta-feira, …

Comer caladas, autocarro sem parque, pavilhão sujo: assim foi uma final europeia

Episódios quase inacreditáveis rodearam a final feminina da Taça EHF. O diretor da equipa vencedora conta tudo o que aconteceu (e há muito para contar). O Rincón Fertilidad Málaga conquistou a Taça EHF feminina desta época. …