Aeroporto nos EUA pode deixar de ter o nome de John Wayne (devido a entrevista com 50 anos)

Democratas de Orange County, na Califórnia, entregaram uma resolução que pede a alteração do nome do Aeroporto John Wayne. Em causa está uma entrevista que o ator deu à Playboy em 1971.

“O Partido Democrata de Orange County condena as declarações racistas e preconceituosas de John Wayne e pede que o nome e imagem de John Wayne sejam removidos do aeroporto de Orange County, e pede aos supervisores que seja reposto o seu nome original: Aeroporto de Orange County”, lê-se na resolução aprovada na sexta-feira. A decisão final caberá ao Conselho de Supervisores de Orange County.

Em causa está, de acordo com a CNN, uma entrevista que o ator John Wayne deu à Playboy há quase 50 anos, em 1971, na qual afirma acreditar na “supremacia branca”, criticando filmes “pervertidos” com cenas homossexuais e fazendo afirmações contra afro-americanos.

“Enquanto alguns fora de Orange County podem não conhecer as crenças de John Wayne sobre a supremacia branca, muitos dos residentes de Orange County pedem a sua remoção há anos”, disse a presidente do partido do condado, Ada Briceño, em comunicado, citado pela CNN. “Estamos a ver pedidos renovados para isso agora, e é tempo de mudança”.

A entrevista já se tinha tornado viral em fevereiro de 2019, mas os pedidos surgiram agora com mais força. Nesse ano, em entrevista à CNN, o filho do ator garantiu que as afirmações do pai estavam fora do contexto. “Eles estão a tentar contradizer como ele viveu sua vida, e como ele viveu a sua vida era quem ele era. Portanto, qualquer discussão sobre a remoção do seu nome do aeroporto deve incluir uma imagem completa da vida de John Wayne e não basear-se numa única entrevista isolada de há meio século”, afirmou.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu à resolução dos democratas no Twitter. “Conseguem acreditar que Princeton acabou de retirar o nome de Woodrow Wilson do seu respeitado centro de políticas. Agora os Não Fazem Nada Democratas querem retirar o nome John Wayne de um aeroporto. Estupidez incrível!”, escreveu.

O ator John Wayne protagonizou mais de 150 filmes em cinco décadas, tendo sido indicado para três Oscars, ganhando o prémio de Melhor Ator por “Tempering Steel”, em 1969.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …