Há vários advogados alvo de penhoras por causa de dívidas globais de 130 milhões de euros à Caixa de Previdência de Advogados e Solicitadores. Entre os implicados está João Araújo, o advogado de José Sócrates.
O Diário de Notícias (DN) apurou que João Araújo é um dos advogados que foram penhorados pela Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores (CPAS) por causa de dívidas à instituição que assegura a reforma destes profissionais.
Estão em causa dívidas globais de 130 milhões de euros, sendo que a maioria dos casos deu entrada nos tribunais de Lisboa e do Porto, nos meses de Março e de Abril, conforme reporta o DN.
O jornal nota que alguns casos chegam a atingir 229 mil euros de contribuições em atraso. No caso de João Araújo, estão em dívida 94 mil euros de contribuições, sustenta o DN.
A decisão de avançar para a cobrança coerciva foi tomada pela nova direcção da CPAS, após vários anos de inércia da anterior direcção.
Em Janeiro deste ano, verificou-se um aumento de 17,46% no valor das contribuições mensais a pagar à CPAS, o que representa um aumento de mais de 30 euros desde Dezembro de 2016. O valor mínimo mensal está assim, situado nos 211,66 euros.
A CPAS prevê um aumento progressivo anual no valor da contribuição, independentemente do ordenado que cada advogado auferir, o que constitui uma situação controversa entre a classe.
Porco!
como é que deixam chegar a estas quantias?
se ao fim de uns 2 ou 3 meses nao pagarem, deveriam accionar os meios legais para saldar a divida
se fosse eu aposto que ao fim de 3 meses ja tinha tudo penhorado, mas como é uma classe impune, tudo deixam fazer
alguem (o povo) vai pagar esta divida.
Tem muita razao Ze das Iscas!! ha uma cumplicidade vergonhosa do Estado.
Chulos….Mas quase todos neste país!!!
ha que apurar de quem é a responsabilidade por se deixar chegar dividas a patamares destes. E não me venham com conversa que é o “sistema”.
O João Araújo não paga , porque se calhar o cliente dele, o Santo Sócrates, lhe dá mais em honorários do que a Caixa de Previdência lhe dará em reforma, quando ele precisar .
Este já parece o Passos, não sabia que tinha que pagar à SSocial. Cambada de chulos.
Ponham-nos todos em deputados para castigo!
Temos pena! Toca a todos…
Quando alguém está enrascado da vida, lá vêm os advogados e os solicitadores lixar o pagode. Agora toca-lhes a eles. Pimba!
Caros Amigos isto é a roubalheira total. Os advogados não ganham para pagar a este organismo chulo chamado caixa da previdência. Andamos todos neste pais de merda a ser roubados. Coitados dos advogados, principalmente para aqueles que não ganham para pagar à merda da caixa da previdência.
Sr. José Ferreira, tem toda a razão! Sinto-o na pele, todos os dias… É um sistema injusto e inconstitucional, onde quem só ganhou 100 € num mês é obrigado a pagar o mesmo do que quem ganhou 10.000 €! Uma vergonha!
Só é pena que a comunicaçao social que as caixas de previdencia ha quase 40 anos que foram extintas e passaram a Centros Regionais e mais recentemente a Centros Distritais. No caso bastaria dizer que a divida era a Segurança Social. Informar é tambem educar,ensinar e ano se deve ensinar mal.
Este seboso deve ter aprendido com o patrao 44 que entende que as dividas nao sao para pagar.