Advogados penhorados por dívidas de 130 milhões à Caixa de Previdência

TIago Petinga / Lusa

João Araújo, advogado de josé Sócrates

João Araújo, advogado de José Sócrates.

Há vários advogados alvo de penhoras por causa de dívidas globais de 130 milhões de euros à Caixa de Previdência de Advogados e Solicitadores. Entre os implicados está João Araújo, o advogado de José Sócrates.

O Diário de Notícias (DN) apurou que João Araújo é um dos advogados que foram penhorados pela Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores (CPAS) por causa de dívidas à instituição que assegura a reforma destes profissionais.

Estão em causa dívidas globais de 130 milhões de euros, sendo que a maioria dos casos deu entrada nos tribunais de Lisboa e do Porto, nos meses de Março e de Abril, conforme reporta o DN.

O jornal nota que alguns casos chegam a atingir 229 mil euros de contribuições em atraso. No caso de João Araújo, estão em dívida 94 mil euros de contribuições, sustenta o DN.

A decisão de avançar para a cobrança coerciva foi tomada pela nova direcção da CPAS, após vários anos de inércia da anterior direcção.

Em Janeiro deste ano, verificou-se um aumento de 17,46% no valor das contribuições mensais a pagar à CPAS, o que representa um aumento de mais de 30 euros desde Dezembro de 2016. O valor mínimo mensal está assim, situado nos 211,66 euros.

A CPAS prevê um aumento progressivo anual no valor da contribuição, independentemente do ordenado que cada advogado auferir, o que constitui uma situação controversa entre a classe.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. como é que deixam chegar a estas quantias?
    se ao fim de uns 2 ou 3 meses nao pagarem, deveriam accionar os meios legais para saldar a divida
    se fosse eu aposto que ao fim de 3 meses ja tinha tudo penhorado, mas como é uma classe impune, tudo deixam fazer
    alguem (o povo) vai pagar esta divida.

  2. ha que apurar de quem é a responsabilidade por se deixar chegar dividas a patamares destes. E não me venham com conversa que é o “sistema”.

  3. O João Araújo não paga , porque se calhar o cliente dele, o Santo Sócrates, lhe dá mais em honorários do que a Caixa de Previdência lhe dará em reforma, quando ele precisar .

  4. Temos pena! Toca a todos…
    Quando alguém está enrascado da vida, lá vêm os advogados e os solicitadores lixar o pagode. Agora toca-lhes a eles. Pimba!

  5. Caros Amigos isto é a roubalheira total. Os advogados não ganham para pagar a este organismo chulo chamado caixa da previdência. Andamos todos neste pais de merda a ser roubados. Coitados dos advogados, principalmente para aqueles que não ganham para pagar à merda da caixa da previdência.

    • Sr. José Ferreira, tem toda a razão! Sinto-o na pele, todos os dias… É um sistema injusto e inconstitucional, onde quem só ganhou 100 € num mês é obrigado a pagar o mesmo do que quem ganhou 10.000 €! Uma vergonha!

  6. Só é pena que a comunicaçao social que as caixas de previdencia ha quase 40 anos que foram extintas e passaram a Centros Regionais e mais recentemente a Centros Distritais. No caso bastaria dizer que a divida era a Segurança Social. Informar é tambem educar,ensinar e ano se deve ensinar mal.

RESPONDER

Manuel Alegre e Agustina Bessa-Luís votados para o Nobel

A Academia de Ciências de Lisboa apontou Manuel Alegre e Agustina Bessa-Luís a possíveis candidatos para receberem o próximo Prémio Nobel da Literatura, após convite do Comité Nobel da Academia Sueca. Ainda faltam alguns meses para …

Sushi e peixe cru podem provocar “anisakiasis”

As infecções por parasitas intestinais estão a aumentar com a popularidade do sushi e os riscos do consumo de peixe cru ficaram novamente ilustrados com um caso insólito. O caso foi relatado pelo médico norte-americano Kenny Banh …

Casa dos Horrores: o pai das crianças já tinha raptado a companheira

O mundo ainda está em choque com a descoberta macabra feita pela polícia da Califórnia no passado domingo. Mas o horror vem de trás. O casal David e Louise Turpin é suspeito de manter os 13 …

Fisco espanhol acusa Shakira de fraude fiscal

O fisco espanhol pediu ao Ministério Público para acusar a cantora colombiana Shakira de fraude fiscal, que terá cometido entre 2011 e 2014, noticiou hoje o jornal espanhol La Vanguardia. A administração fiscal espanhola apresentou este …

A fórmula do plástico mais resistente do mundo continua perdida

Uma invenção revolucionária que poderia deixar o mundo mais seguro. Assim foi definido o starlite, material resistente ao fogo e a altas temperaturas, cuja fórmula permanece desconhecida - e poderá estar perdida. O material foi criado …

Não, ter plantas em casa não é prejudicial para a saúde

Desde sempre que a ideia de que ter plantas em casa é prejudicial para a saúde está enraizada na mente de todos - crença, no entanto, comprovadamente errada. A ideia surgiu pelo facto de, no processo …

Deco registou quatro queixas por dia sobre compras online em 2017

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, Deco, recebeu 1.642 reclamações sobre compras feita pela internet em 2017, numa média de quatro queixas por dia, número que sobe para 8.538 no caso da rede …

Vai passar pela Terra um "arranha-céus" a 122 mil quilómetros por hora

Um "asteróide potencialmente perigoso" dirige-se para a Terra a uma velocidade de mais de 122.000 quilómetros por hora, informou a agência espacial norte-americana NASA. O asteróide 2002 AJ129 vai aproximar-se da Terra no próximo dia 4 …

Adepto condenado por morte com very-light detido no Estádio da Luz

O homem condenado há 20 anos por causar uma morte com um very-light foi detido no sábado pela PSP no Estádio da Luz, onde estava proibido de entrar na sequência de uma condenação por posse …

Condutor bêbado adormeceu ao volante... e o seu Tesla parou sozinho

Talvez no futuro os automóveis autónomos consigam levar passageiros bêbedos até casa sem colocar outras pessoas em risco, mas por agora não se pode esperar que nem mesmo um Tesla faça isso. Já é muito …