Advogados penhorados por dívidas de 130 milhões à Caixa de Previdência

TIago Petinga / Lusa

João Araújo, advogado de josé Sócrates

João Araújo, advogado de José Sócrates.

Há vários advogados alvo de penhoras por causa de dívidas globais de 130 milhões de euros à Caixa de Previdência de Advogados e Solicitadores. Entre os implicados está João Araújo, o advogado de José Sócrates.

O Diário de Notícias (DN) apurou que João Araújo é um dos advogados que foram penhorados pela Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores (CPAS) por causa de dívidas à instituição que assegura a reforma destes profissionais.

Estão em causa dívidas globais de 130 milhões de euros, sendo que a maioria dos casos deu entrada nos tribunais de Lisboa e do Porto, nos meses de Março e de Abril, conforme reporta o DN.

O jornal nota que alguns casos chegam a atingir 229 mil euros de contribuições em atraso. No caso de João Araújo, estão em dívida 94 mil euros de contribuições, sustenta o DN.

A decisão de avançar para a cobrança coerciva foi tomada pela nova direcção da CPAS, após vários anos de inércia da anterior direcção.

Em Janeiro deste ano, verificou-se um aumento de 17,46% no valor das contribuições mensais a pagar à CPAS, o que representa um aumento de mais de 30 euros desde Dezembro de 2016. O valor mínimo mensal está assim, situado nos 211,66 euros.

A CPAS prevê um aumento progressivo anual no valor da contribuição, independentemente do ordenado que cada advogado auferir, o que constitui uma situação controversa entre a classe.

ZAP //

12 COMENTÁRIOS

  1. como é que deixam chegar a estas quantias?
    se ao fim de uns 2 ou 3 meses nao pagarem, deveriam accionar os meios legais para saldar a divida
    se fosse eu aposto que ao fim de 3 meses ja tinha tudo penhorado, mas como é uma classe impune, tudo deixam fazer
    alguem (o povo) vai pagar esta divida.

  2. ha que apurar de quem é a responsabilidade por se deixar chegar dividas a patamares destes. E não me venham com conversa que é o “sistema”.

  3. O João Araújo não paga , porque se calhar o cliente dele, o Santo Sócrates, lhe dá mais em honorários do que a Caixa de Previdência lhe dará em reforma, quando ele precisar .

  4. Temos pena! Toca a todos…
    Quando alguém está enrascado da vida, lá vêm os advogados e os solicitadores lixar o pagode. Agora toca-lhes a eles. Pimba!

  5. Caros Amigos isto é a roubalheira total. Os advogados não ganham para pagar a este organismo chulo chamado caixa da previdência. Andamos todos neste pais de merda a ser roubados. Coitados dos advogados, principalmente para aqueles que não ganham para pagar à merda da caixa da previdência.

    • Sr. José Ferreira, tem toda a razão! Sinto-o na pele, todos os dias… É um sistema injusto e inconstitucional, onde quem só ganhou 100 € num mês é obrigado a pagar o mesmo do que quem ganhou 10.000 €! Uma vergonha!

  6. Só é pena que a comunicaçao social que as caixas de previdencia ha quase 40 anos que foram extintas e passaram a Centros Regionais e mais recentemente a Centros Distritais. No caso bastaria dizer que a divida era a Segurança Social. Informar é tambem educar,ensinar e ano se deve ensinar mal.

RESPONDER

Emmanuel Macron

Macron e Marine Le Pen vão à segunda volta das presidenciais em França

Os resultados da primeira volta das eleições presidenciais francesas confirmam a vitória de Emmanuel Macron e Marine Le Pen. Os números divulgados às 20h em Paris acabam com o suspense de uma das eleições mais …

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro

Luís Montenegro não quer primárias no PSD e reafirma apoio a Passos

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, disse hoje, em Leiria, ser contra a realização de eleições primárias no seu partido e reafirmou o seu apoio ao atual líder do PSD, Pedro Passos Coelho. À margem …

-

UKIP quer proibir uso da burka em público

O Partido da Independência do Reino Unido (UKIP), anti-imigração, vai incluir no seu programa para as eleições britânicas de 8 de junho próximo a proibição do uso da burka em público. O líder do UKIP, Paul …

-

Venezuelanos fizeram "marcha do silêncio" para homenagear vítimas dos protestos

A aliança opositora Mesa de Unidade Democrática disse este sábado que, apesar de ter podido marchar de forma pacífica até à sede do Episcopado de Caracas, os protestos vão continuar até ser revertido o "golpe" do …

-

PJ confirma que atropelamento mortal no estádio da Luz não foi acidental

Fonte policial revelou que o atropelamento mortal do adepto italiano, que estava na capital para assistir ao dérbi entre Sporting e Benfica, não foi acidental e que as autoridades já sabem quem foi o autor …

-

Jéssica Augusto vence maratona de Hamburgo

A portuguesa venceu, este domingo, a maratona de Hamburgo, na Alemanha, garantindo mínimos para os Mundiais de 2017, que se vão disputar em Londres. Jéssica Augusto correu a distância em 2:25.30 horas, a mais de um minuto …

Heterocephalus glaber, também conhecido por rato-toupeira-nu

Estranho mamífero consegue sobreviver 18 minutos sem oxigénio

O rato-toupeira-nu, batizado com o nome científico Heterocephalus glaber, é um dos mamíferos mais estranhos do mundo, mas é também por isso que tem tantas características raras. Este roedor de sangue frio, oriundo do leste de África, …

Maddie McCann

Dez anos depois, PJ diz que caso Maddie "continua aberto"

A Polícia Judiciária continua a investigar o desaparecimento de Madeleine McCann, ocorrido em 2007 no Algarve, admitindo que se trata de "um caso único na história da PJ e do país". "O caso continua aberto" e …

Marine Le Pen em visita ao Líbano

Mais de 45 milhões de franceses escolhem hoje quem passa à segunda volta

Mais de 45 milhões de eleitores escolhem, este domingo, os dois candidatos que passam à segunda volta das eleições presidenciais, com as sondagens a indicarem que o confronto decisivo vai opor Emmanuel Macron a Marine …

-

Consumo diário de bebidas light aumenta risco de derrame e demência

Bebidas adoçadas artificialmente, como as bebidas light, podem aumentar o risco de acidente vascular cerebral e demência. É o que mostra um novo estudo da Universidade de Boston, nos Estados Unidos. De acordo com este estudo, …