Advogados penhorados por dívidas de 130 milhões à Caixa de Previdência

TIago Petinga / Lusa

João Araújo, advogado de josé Sócrates

João Araújo, advogado de José Sócrates.

Há vários advogados alvo de penhoras por causa de dívidas globais de 130 milhões de euros à Caixa de Previdência de Advogados e Solicitadores. Entre os implicados está João Araújo, o advogado de José Sócrates.

O Diário de Notícias (DN) apurou que João Araújo é um dos advogados que foram penhorados pela Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores (CPAS) por causa de dívidas à instituição que assegura a reforma destes profissionais.

Estão em causa dívidas globais de 130 milhões de euros, sendo que a maioria dos casos deu entrada nos tribunais de Lisboa e do Porto, nos meses de Março e de Abril, conforme reporta o DN.

O jornal nota que alguns casos chegam a atingir 229 mil euros de contribuições em atraso. No caso de João Araújo, estão em dívida 94 mil euros de contribuições, sustenta o DN.

A decisão de avançar para a cobrança coerciva foi tomada pela nova direcção da CPAS, após vários anos de inércia da anterior direcção.

Em Janeiro deste ano, verificou-se um aumento de 17,46% no valor das contribuições mensais a pagar à CPAS, o que representa um aumento de mais de 30 euros desde Dezembro de 2016. O valor mínimo mensal está assim, situado nos 211,66 euros.

A CPAS prevê um aumento progressivo anual no valor da contribuição, independentemente do ordenado que cada advogado auferir, o que constitui uma situação controversa entre a classe.

ZAP //

12 COMENTÁRIOS

  1. como é que deixam chegar a estas quantias?
    se ao fim de uns 2 ou 3 meses nao pagarem, deveriam accionar os meios legais para saldar a divida
    se fosse eu aposto que ao fim de 3 meses ja tinha tudo penhorado, mas como é uma classe impune, tudo deixam fazer
    alguem (o povo) vai pagar esta divida.

  2. ha que apurar de quem é a responsabilidade por se deixar chegar dividas a patamares destes. E não me venham com conversa que é o “sistema”.

  3. O João Araújo não paga , porque se calhar o cliente dele, o Santo Sócrates, lhe dá mais em honorários do que a Caixa de Previdência lhe dará em reforma, quando ele precisar .

  4. Temos pena! Toca a todos…
    Quando alguém está enrascado da vida, lá vêm os advogados e os solicitadores lixar o pagode. Agora toca-lhes a eles. Pimba!

  5. Caros Amigos isto é a roubalheira total. Os advogados não ganham para pagar a este organismo chulo chamado caixa da previdência. Andamos todos neste pais de merda a ser roubados. Coitados dos advogados, principalmente para aqueles que não ganham para pagar à merda da caixa da previdência.

    • Sr. José Ferreira, tem toda a razão! Sinto-o na pele, todos os dias… É um sistema injusto e inconstitucional, onde quem só ganhou 100 € num mês é obrigado a pagar o mesmo do que quem ganhou 10.000 €! Uma vergonha!

  6. Só é pena que a comunicaçao social que as caixas de previdencia ha quase 40 anos que foram extintas e passaram a Centros Regionais e mais recentemente a Centros Distritais. No caso bastaria dizer que a divida era a Segurança Social. Informar é tambem educar,ensinar e ano se deve ensinar mal.

RESPONDER

FMI admite: Troika não protegeu os pobres (e a culpa foi do Governo)

O organismo de avaliação independente do FMI concluiu que as medidas aplicadas pela 'troika' em Portugal nem sempre protegeram as pessoas com menos rendimentos, apontando que a primeira preocupação do Fundo era a redução dos …

Bebidas dietéticas podem levar ao aumento de peso

Uma vez anunciados como substitutos do açúcar, os adoçantes artificiais como a sucralose e o aspartame foram bem recebidos pelo público - até há pouco tempo. Recentemente, os investigadores começaram a olhar com crescente suspeita para …

Pedrógão: PGR não explica segredo de justiça, Governo optou por não levantar

Uma empresária de Lisboa fez, por conta própria, um levantamento do número de mortos vítimas do incêndio. No final, chegou ao número 73 que contrasta com os 64 oficiais avançados pelas autoridades. Dúvidas instaladas, pede-se …

China diz à Índia para retirar tropas e não abusar da sorte

A China avisou a Índia para não subestimar a sua determinação em salvaguardar o que considera território seu, numa altura de renovada tensão entre os dois países vizinhos, em torno de uma área disputada nos …

Revolta de pais com problemas nas matrículas obrigou à intervenção da polícia

Um protesto de pais contra as alegadas irregularidades nas matrículas na Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa, por causa de supostas moradas falsas, obrigou a polícia a intervir para acalmar os ânimos. O relato do caso …

Operadoras de telecomunicações obrigadas a baixar preços ou a aceitar rescisões

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) anunciou "medidas correctivas" às operadoras de telecomunicações Meo, Nos, Nowo e Vodafone, no sentido de baixarem preços aos consumidores ou de permitirem a rescisão de contratos sem custos adicionais. Segundo …

Israel substitui detetores de metais por videovigilância na Esplanada das Mesquitas

As forças de segurança israelitas estão a remover os detetores de metais instalados à entrada da mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém Oriental ocupada, noticia a Al Jazeera, que cita o diretor da mesquita. Israel começou a …

Afinal, Cristiano Ronaldo vai continuar no Real Madrid

O internacional português garantiu que vai continuar no Real Madrid, acabando com os rumores que diziam que iria sair do clube por estar insatisfeito com a forma como o Fisco espanhol o tem tratado. Em declarações …

Homem armado com faca ataca posto de fronteiriço espanhol de Melilla

O atacante, que estava armado com uma faca, atacou o posto fronteiriço a gritar "Alá é Grande". Provocou ferimentos ligeiros num polícia e acabou por ser detido. Um homem munido de uma faca atacou o posto …

Investigação desmente Governo e confirma queda de helicóptero no incêndio de Alijó

O Ministério da Administração Interna tinha negado a tese de queda de um helicóptero no combate a um incêndio em Alijó, mas o relatório que investigou o caso desmente o Governo e confirma o acidente, …