Advogado com quatro condenações continua a exercer

Rui Santana já foi condenado quatro vezes em vários processos onde é acusado de desviar dinheiro dos clientes, mas continua em funções. Tem ainda dois processos de averiguação de idoneidade pendentes.

Um advogado de 68 anos do Seixal que já foi condenado por vários crimes quatro vezes e que ainda tem dois processos de averiguação de idoneidade pendentes continua a exercer funções.

De acordo com o Correio da Manhã, Rui Santana foi julgado pela primeira vez em 2010, num processo em que estavam em causa crimes de abuso de confiança e a apropriação indevida de 20 mil euros de um cliente. O advogado acabou por ser condenado a um ano de prisão com pena suspensa.

Um ano mais tarde, Rui Santana voltou a ser condenado num processo com circunstâncias semelhantes. A condenação foi a mais um ano e meio de prisão com pena suspensa, sob a condição de que o advogado tinha de devolver o dinheiro que desviou ao cliente.

Já em 2019, chegou a terceira condenação. Neste caso, Rui Santana acordou — enquanto mandatário — a venda de uma casa com o ex-marido da cliente Rosa Pinheiro, ficando estipulando que o homem pagaria 42 500 euros à ex-mulher. O advogado voltou a desviar este dinheiro, tendo sido condenado a três anos e meio de pena de prisão suspensa caso prestasse 200 horas de serviço comunitário.

Há ainda uma quarta condenação, referente a crimes de abuso de confiança e falsificação, pelo Tribunal de Almada. Rui Santana tem de pagar 20 mil euros nos próximos cinco anos e liquidar o resto do dinheiro que deve em prestações mensais de 2000 euros. Tem ainda de pagar uma indemnização de 2500 euros.

O Correio da Manhã avança que o Conselho de Deontologia de Lisboa, que tem este advogado sob a sua alçada, afirma que só aplica medidas após a conclusão de um “processo, disciplinar ou de averiguação da idoneidade”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.