Nova tabela da ADSE duplica preços dos exames médicos. Consultas disparam até 60%

5

A maioria dos procedimentos médicos sobe cerca de 5%, mas há vários exames e consultas de certas especialidades onde os preços sobem bastante mais ou até duplicam. A entrada em vigor da nova tabela avançou sem aviso.

A nova tabela da ADSE que entrou em vigor esta quarta-feira prevê grandes aumentos nos preços dos serviços de saúde. A intenção de subida de preços já era conhecida devido à necessidade de se compensar a escalada de inflação, mas a nova tabela entrou em vigor sem aviso prévio aos beneficiários.

As subidas dos preços, em média, rondam os 5%, mas os aumentos vão bem além disto em muitos dos atos médicos mais frequentes. As ecografias mamárias, por exemplo, subiram 134,5%, passando de 14,5 para 34 euros.

As radiografias cervicais passam a custar mais 125% (sobem de seis para 13,6 euros) e as mamografias sobem 48% e chegam aos 40 euros, relata o Público.

Há ainda oito especialidades onde as consultas tem grandes aumentos: oncologia (passam de 92,30 para 150 euros), psiquiatria, psiquiatria infantil reumatologia, obstetrícia, ginecologia e dermato-venereologia (passam de 25 para 38 euros) e pediatria (passam de 35 para 45 euros).

Estas subidas vão traduzir-se num impacto anual de 7,7 milhões de euros para os beneficiários e de 27 milhões de euros para a ADSE

A publicação da nova tabela e a sua entrada em vigor não foram previamente anunciadas junto dos beneficiários nem no próprio site da ADSE, afirma a Associação 30 de Julho.

Não houve qualquer comunicação aos beneficiários a alertar que pagarão mais por alguns actos médicos”, lamentou Fernando Medeiros, presidente da Associação 30 de Julho.

“A revisão de preços seria aceitável desde que, em contrapartida, os hospitais privados garantissem que não saíram mais médicos e atos médicos da convenção e que os que foram saindo iriam regressar. Temos receio de que essa contrapartida não tenha sido conseguida por parte da ADSE”, alerta.

ZAP //

5 Comments

  1. Parece que os novos dirigentes da ADSE não têm mais nada para fazer do que aumentar as tabelas. De notar que ninguém informou os interessados. Se calhar têm a maioria ou estão filiados no PS.
    Este país está uma vergonha.

    • Completamente de acordo. Isto é vergonhoso, uma verdadeira golpada. Também vou pensar muito seriamente em mudar para um seguro privado, com o que desconto mensalmente para a ADSE, consigo um seguro com condições muito mais vantajosas.

      No final isto vai prejudicar financeiramente a ADSE. Os que contribuem mais saem, ficam aqueles que contribuem menos e que muitas vezes são os que fazem maior utilização. Ruinoso, portanto.

  2. A ADSE é um embuste; é um roubo aos funcionários que alimentam a ADSE que por sua vez alimenta os hospitais privados!
    Descontar balúrdios e depois muitas das especialidades não têm contrato com a ADSE. São sempre os mesmos a sustentar este país de abutres…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.