Adrien, Djaló, Ronaldo: quando o 1 de setembro era frenético

José Sena Goulão / Lusa

Em 2020 o cenário não se repete porque a janela de transferências de jogadores, na Europa, vai prolongar-se por mais algumas semanas. Mas, em anos anteriores, o dia 1 de setembro era sinónimo de espreitar todas as movimentações de última hora no mercado de verão.

A manhã de 1 de setembro era quase igual ao dia 31 de agosto: os amantes do futebol olhavam para todas as páginas dos jornais (ou para todos os links na internet, mais tarde) para saber quais tinham sido as transferências fechadas pelo seu clube, e não só, durante as últimas horas do mercado de verão.

O coronavírus chegou e alterou muita coisa. Incluindo as datas de fecho do mercado que desta vez, por exemplo em Portugal, só vai acontecer no dia 22 de setembro.

Por isso, em 2020 não há emoções deste género, para já; mas podemos recordar algumas das maiores transferências de jogadores anunciadas no último dia do mercado de verão – que, muitas vezes, aconteceram precisamente no dia 1 de setembro.

Em Portugal, e na última década, recordamos dois casos insólitos que têm o Sporting como denominador comum: em 2017 Adrien saiu para o Leicester mas só jogou no ano seguinte e, em 2011, também porque o negócio não ficou fechado a tempo, Yannick Djaló deixou Alvalade rumo ao Nice mas nunca jogou pelos franceses.

As transferências mais mediáticas no último dia do mercado:

 

NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …

Testes rápidos serão gratuitos até ao final de agosto

A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg), que vigorava até final do mês, foi alargada até 31 de agosto, segundo uma portaria esta quinta-feira publicada em Diário da República. "Perante a atual situação …

Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como "moeda de troca" para agradar ao Chega

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como "moeda de troca" para o …

Pedro Nuno Santos quer receitas da rodovia a ajudar a financiar a ferrovia

Há dois anos, o ministro defendia a possível separação da REFER das Estradas de Portugal. Agora, volta atrás e quer que as receitas de rodovia ajudem a financiar a ferrovia. O Ministro das Infraestruturas e da …

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto da cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …

Inglaterra desconfinou totalmente. Então, porque estão os novos casos a descer?

O fim das restrições a 19 de Julho fez soar alarmes por toda a Europa sobre o possível aumento exponencial de casos. Na verdade, o número de novos casos tem vindo a descer e a …

Siza Vieira admite possibilidade de "alargar" funcionamento das atividades económicas

O ministro de Estado e da Economia disse que o Conselho de Ministros desta quinta-feira vai analisar "todas as medidas restritivas" atualmente em vigor e terá a possibilidade de "alargar" o funcionamento das atividades económicas. "Eu …

Relatório do Novo Banco. Centeno, Costa e Ramalho ficam mal na fotografia

A versão final do relatório do Novo Banco apontou mais responsabilidades a Mário Centeno e António Costa, visto estarem ambos no governo durante a venda. A tese do Banco de Portugal sobre as injecções de …