Uma cadeia de ginásios norte-americana ofereceu inscrições gratuitas a estudantes do ensino secundário para este verão. A promoção resultou numa afluência notável de jovens ao ginásio — e muita tensão com alguns alguns dos dos clientes habituais de outras gerações.
A cadeia de ginásios Planet Fitness ofereceu este verão inscrições gratuitas para estudantes do ensino secundário.
O resultado foi imediato e inesperado: mais de 2,8 milhões de adolescentes registaram-se nesta promoção e afluíram em massa aos ginásios.
Já menos inesperada foi a reação dos adultos na sala: irritação generalizada.
Na prática, queixam-se os clientes habituais, os adolescentes estão a tratar os ginásios como locais de convívio, usam os equipamentos de forma inadequate, não os arrumam, deixam sujidade, e dão demasiada atenção aos smartphones.
Fora isso, nada a apontar aos jovens ginastas.
Estas preocupações, diz o The Wall Street Journal, fazem lembrar as típicas queixas de janeiro, altura em que os frequentadores habituais se veem confrontados com novos membros trazidos pelas “resoluções de Ano Novo” — que depressa passam.
Alguns comentários nas redes sociais da Planet Fitness criticaram a iniciativa, incluindo de membros que afirmam que os passes gratuitos os levaram a desistir do ginásio devido ao comportamento de “crianças imaturas e barulhentas“.
Taylor Mason, professora do ensino secundário no Condado de Orange e cliente habitual da Planet Fitness, não é parca nas queixas. Lamenta o equipamento deixado fora de sítio e o vestuário pouco convencional, como jeans e crocs, usado pelos jovens.
Além disso, Mason fica frustrada com os jovens que se distraem em plataformas como o TikTok, o que os leva a ocupar o equipamento durante muito tempo. — tal como Kourt Hill, de Dallas, que se queixa também de que alguns adolescentes ocupam as máquinas por períodos prolongados.
Já Al Brown mostras não gosta de ser distraído por adolescentes barulhentos — o que “não está de acordo com a atmosfera pretendida” num ginásio.
Mas há quem ache que as críticas são excessivas e defenda a geração mais jovem, realçando que os adultos podem ser igualmente mal educados.
Mary Richards, de Fresno, considera os jovens simpáticos, mesmo que pouco convencionais. Por exemplo, um adolescente chamou-lhe jocosamente “mãe”, provocando risos entre os seus colegas.
Apesar dos sentimentos mistos, muitos aplaudem o propósito da iniciativa.
É o caso de Anakin Norton, de catorze anos, que usa o seu passe gratuito para treinar artes marciais. O jovem de Pasadena acredita que o programa é uma alternativa benéfica às atividades sedentárias.
O Planet Fitness testou o “Passe de Verão” gratuito em 2018, com um projeto piloto em New Hampshire, que contou com cerca de 2.500 adolescentes inscritos.
O programa visa incutir hábitos de exercício desde cedo nos jovens, explica Bill Bode, diretor de franchising da cadeia de ginásios, que salienta os benefícios para o seu bem-estar físico e mental.
Reconhecendo que muitos adolescentes poderiam não estar familiarizados com a etiqueta do ginásio, a empresa lançou um guia com orientações, através da sua app e do TikTok, no qual apresenta episódios inspirados em sitcoms.
@planetfitness Another rule of thumb? Signing up for High School Summer Pass™. Now through Aug 31st teens ages 14-19 can get a FREE summer membership! #PFSummerPass ♬ original sound – Planet Fitness
Jamie Medeiros, o principal responsável da marca, admite ter recebido feedback “variado” sobre a iniciativa, mas realça que a resposta global tem sido positiva.
Além disso, o programa teve um impacto positivo nos negócios da empresa. No ano passado, a promoção resultou em 600.000 novos membros com subscrições pagas, incluindo pais e adolescentes.
A empresa parece assim estar a fazer um investimento para o futuro — que está a render dividendos no presente.