/

Adolescente descobre planeta no seu terceiro dia de estágio na NASA

1

NASA

Wolf Cukier, estudante de 17 anos do Ensino Secundário, descobriu um planeta no seu terceiro dia de estágio na agência espacial norte-americana (NASA).

Trata-se de um exoplaneta com dois sóis, 6,9 vezes maior do que a Terra e que se localiza a 1300 anos-luz de distância. É o terceiro mundo deste tipo a ser identificado.

Cukier ingressou num estágio no Goddard Space Flight Center em Greenbelt, Maryland, nos Estados Unidos, depois de terminar o seu terceiro ano de Ensino Secundário numa escola de Nova Iorque. Na NASA, o seu trabalho passava por examinar as variações no brilho das estrelas fotografadas pelo satélite TESS, o “caçador de exoplanetas”.

Ao terceiro dia, Cukier descobriu um exoplaneta no sistema TOI 1338. “Primeiro pensei que fosse um eclipse estelar, mas estava errado. Era um planeta (…) Tinha muitos dados nas minhas anotações daquele dia, mas quando vi [estes números] coloquei dez asteriscos de lado”, disse o jovem em declarações ao portal ABC News.

O trabalho passou depois para as mãos de especialistas e astrónomos para que a descoberta, realizada no ano passado, pudesse ser confirmada, conta o Diário de Notícias.

Os cientistas validaram a descoberta e o adolescente norte-americano acabou por assinar um artigo científico com outros cientistas da NASA, no qual descrevem o mundo recém-descoberto. “O olho humano é extremamente bom para encontrar padrões em dados, especialmente padrões não periódicos como as transições nesse sistema”, explicou o cientista  Veselin Kostov, autor principal do artigo.

Wolf Cukier, que ainda terá frequentar mais um ano de Ensino Secudário, não sabe ainda se quererá trabalhar no campo da Astronomia, mas ficará com o seu nome gravado na história da agência espacial e dos exoplanetas.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.