Adolescente descobre planeta no seu terceiro dia de estágio na NASA

NASA

Wolf Cukier, estudante de 17 anos do Ensino Secundário, descobriu um planeta no seu terceiro dia de estágio na agência espacial norte-americana (NASA).

Trata-se de um exoplaneta com dois sóis, 6,9 vezes maior do que a Terra e que se localiza a 1300 anos-luz de distância. É o terceiro mundo deste tipo a ser identificado.

Cukier ingressou num estágio no Goddard Space Flight Center em Greenbelt, Maryland, nos Estados Unidos, depois de terminar o seu terceiro ano de Ensino Secundário numa escola de Nova Iorque. Na NASA, o seu trabalho passava por examinar as variações no brilho das estrelas fotografadas pelo satélite TESS, o “caçador de exoplanetas”.

Ao terceiro dia, Cukier descobriu um exoplaneta no sistema TOI 1338. “Primeiro pensei que fosse um eclipse estelar, mas estava errado. Era um planeta (…) Tinha muitos dados nas minhas anotações daquele dia, mas quando vi [estes números] coloquei dez asteriscos de lado”, disse o jovem em declarações ao portal ABC News.

O trabalho passou depois para as mãos de especialistas e astrónomos para que a descoberta, realizada no ano passado, pudesse ser confirmada, conta o Diário de Notícias.

Os cientistas validaram a descoberta e o adolescente norte-americano acabou por assinar um artigo científico com outros cientistas da NASA, no qual descrevem o mundo recém-descoberto. “O olho humano é extremamente bom para encontrar padrões em dados, especialmente padrões não periódicos como as transições nesse sistema”, explicou o cientista  Veselin Kostov, autor principal do artigo.

Wolf Cukier, que ainda terá frequentar mais um ano de Ensino Secudário, não sabe ainda se quererá trabalhar no campo da Astronomia, mas ficará com o seu nome gravado na história da agência espacial e dos exoplanetas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Flamengo conquista Supertaça sul-americana. É o quinto título de Jesus no Brasil

O Flamengo, do treinador português Jorge Jesus, conquistou na quarta-feira a Supertaça sul-americana de futebol, ao vencer os equatorianos do Independiente Del Valle por 3-0, no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. Depois do empate a …

Descoberto primeiro animal que não precisa de oxigénio para viver

Respirar oxigénio é uma característica fundamental dos animais multicelulares, mas os cientistas acabam de descobrir, pelo menos, um que não precisa de o fazer para sobreviver. É muito provável que tenha aprendido que todos os organismos …

"Marte está vivo". Sonda InSight regista mais de 170 eventos sísmicos no Planeta Vermelho

Resultados dos primeiros dez meses de exploração da sonda InSight da NASA revelaram que o Planeta Vermelho é um mundo com atividade sísmica ativa. "Marte está vivo e a cada diz que passa começo a ter …

Um planeta pode ter sido "roubado" do Sistema Solar

Uma nova análise de astrónomos da Universidade Stony Brook, em Nova Iorque, revelou que as estrelas "roubam" planetas umas às outras - e isso também poderá ter acontecido no nosso próprio Sistema Solar. Quase tudo o …

Netflix passa a mostrar "top 10" diário de séries e filmes

A Netflix disponibiliza, desde esta segunda-feira (24), uma nova feature para os utilizadores do serviço de streaming: uma lista com os 10 filmes e as 10 séries mais vistas no país em cada dia. Esta nova …

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …