Adolescente alemã admite ter inventado que foi violada por migrante

Uma adolescente alemã de origem russa que alegava ter sido atacada por um grupo de refugiados confessou que a história foi, afinal, inventada.

No meio da onda de indignação após os ataques em Colónia, Lisa, de 13 anos, foi dada como desaparecida pela família no dia 11 de janeiro, em Berlim. Os pais reportaram a situação às autoridades quando a jovem não regressou a casa, no distrito de Marzahn.

A adolescente reapareceu 30 horas depois, com ferimentos na face, explicando que tinha sido raptada e violada por um grupo de refugiados que devia ser oriundo do Norte de África ou do Médio Oriente.

O alegado ataque chegou a motivar incidente diplomático entre Berlim e Moscovo, mediante as declarações dos pais da jovem que criticavam a atuação das autoridades alemãs, que consideravam não estar a investigar com o devido cuidado as alegações da filha. O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, chegou mesmo a pronunciar-se, acusando a Alemanha de excesso de “politicamente correto” por ter mantido as investigações em segredo quando a adolescente estava desaparecida.

Mas, afinal, havia uma razão para a aparente despreocupação da polícia.

Entrevistada por agentes especializados três dias depois do alegado ataque, Lisa tinha admitido que a história do rapto e violação era falsa.

De acordo com o jornal The Guardian, o porta-voz da procuradoria alemã, Martin Steltner, explicou que Lisa não quis regressar a casa depois de a escola ter contactado os pais na sequência de um incidente que teria acontecido no estabelecimento de ensino. Os registos telefónicos demonstram que a jovem passou a noite em casa de uma amiga, que não foi considerada suspeita no processo.

A mãe de Lisa disse à revista Der Spiegel que a filha estava “muito mal”, estando a receber tratamento psiquiátrico.

Porém, antes de ser conhecida esta versão dos factos, as acusações da adolescente – que surgiam ainda no rescaldo da onda de ataques em Colónia, na passagem de ano – despertaram a fúria de vários cidadãos, tanto de grupos nacionalistas alemães como da comunidade russo-alemã, que chegou a organizar um protesto apoiado pelo grupo Bärgida, ligado ao movimento xenófobo “Europeus Patriotas contra a Islamização do Ocidente” (Pegida).

Também o partido nacional de extrema direita levou a cabo uma manifestação em Marzahn contra os ataques de refugiados.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Crianças mal formadas… Culpados, que os há: família, sociedade, intoxicação de informação tendenciosa e só em último lugar, originalidades de adolescente que passam sempre por inspiração daquilo que veêm…

RESPONDER

Ministério repudia agressões nas escolas e fala em casos "residuais"

O Ministério da Educação garante que as situações de violência grave nas escolas são “residuais” e que existe uma tendência de diminuição de casos, repudiando todas as agressões que considera "inaceitáveis seja quem for o …

Surto de anthrax pode ter matado mais de 100 elefantes no Botswana

Um surto de anthrax pode estar na origem da morte de mais de 100 elefantes no Botswana ao longo dos dois últimos meses. Fontes do Governo do Botswana adiantaram, citadas pela Reuters, que "as investigações preliminares …

Nove migrantes encontrados vivos em novo camião no Reino Unido

A polícia britânica encontrou um segundo camião onde viajavam nove migrantes, todos eles vivos. Ainda hoje foi encontrado um camião com 39 pessoas mortas. Horas depois de ter sido encontrado um camião com 39 pessoas mortas, …

Brexit. Primeiro-ministro da Irlanda apoia adiamento até 31 de janeiro

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, defendeu esta quarta-feira uma prorrogação da data do 'Brexit' até 31 de janeiro, num telefonema com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que já recomendou aos 27 que …

Matosinhos é a primeira cidade 5G em Portugal

A NOS cobriu totalmente Matosinhos com 5G, em parceria com a Huawei, tornando-a na primeira cidade de quinta geração móvel em Portugal, anunciou, esta quarta-feira, a operadora de telecomunicações. De acordo com a operadora, "a rede …

O Super Mundial de Clubes vem aí e o Barcelona pode ficar de fora

O Barcelona poderá ficar fora da próxima grande competição da FIFA: o Super Mundial de Clubes. Para inverter esta situação, os catalães terão de ganhar uma das próximas duas edições da Champions. O Conselho da FIFA …

Falência da Thomas Cook leva ao encerramento de empresas no Algarve

De acordo com a TSF, há empresas que não vão conseguir resistir ao colapso do grupo britânico Thomas Cook, que anunciou falência há cerca de um mês. Um mês depois de ter sido anunciada a falência …

Ex-ministro da Saúde questiona regulador no caso do bebé sem rosto em Setúbal

Adalberto Campos Fernandes diz que o caso do bebé com malformações graves dá motivos para questionar a utilidade da Entidade Reguladora da Saúde. Ordem dos Médicos está a agir "adequadamente". O antigo ministro da Saúde Adalberto …

Nuno Artur Silva vendeu participação nas Produções Fictícias ao sobrinho

Nuno Artur Silva, futuro secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media vendeu a sua participação na produtora de conteúdos Produções Fictícias. Desta forma, o indigitado secretário de Estado já não tem participações em empresas …

Encerrados na Índia dois call-centers que enganavam e roubavam pessoas em todo o mundo

Dois call-centers que praticavam um tipo de fraude que fez milhares de vítimas em todo o mundo, entre as quais muitas pessoas de idade, foram encerrados em Calcutá. A operação, que envolveu as polícias indiana e …