Adolescente convence presidente de Câmara a obrigar casas a ter painéis solares

Delaney Reynolds, adolescente norte-americana com 16 anos, conseguiu convencer o presidente da Câmara de South Florida a instalar painéis solares ou telhados verdes em todas as casas do Estado.

A jovem adolescente ouviu falar na lei aprovada em São Francisco, na Califórnia, e quis que a Florida seguisse o exemplo. Em parceria com a ONG The Sink or Swim Project, a jovem escreveu cartas para presidentes de doze cidades diferentes propondo replicar a ideia, que também já foi aplicada em França.

O primeiro autarca de quem a jovem recebeu uma resposta foi Philip Stoddard, de uma cidade com 12 mil habitantes chamada South Florida. Stoddard pediu a Delaney que o ajudasse a escrever o regulamento.

Em julho de 2017 a lei foi aprovada: a medida prevê a instalação de painéis solares em todas as novas casas construídas (e até reformadas) na cidade. Por cada 93 metros quadrados de superfície de telhado, tem que haver 16 metros quadrados de painel solar – ou outra estrutura que garanta produção equivalente a 2.75 kilowatt.

Em caso de reforma, se mais de 75% da casa for mudada, a medida também será aplicada. A única exceção para a nova lei é se a propriedade estiver coberta por árvores que façam sombra na casa.

Esta é a primeira iniciativa do estado da Flórida neste sentido. Como a cidade é pequena – e prevê, por isso, que haja apenas 10 novas casas por ano -, Stoddard explicou que apesar de não acreditar num grande impacto da medida, no que toca à produção de energia limpa, acredita que a decisão pode inspirar outras cidades e espalhar-se.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se fosse em num país que conheço, seria limitado a 4 painés… afinal os “quadrados” são outros….. Diferença entre o progressista e o corrupto!!!!!

RESPONDER

Cientistas captam "cantar" de plataformas de gelo na Antártida

A União Americana de Geofísica publicou um vídeo da plataforma de gelo Ross, na Antártica, a "cantar". Os tons sísmicos podem ser usados para monitorizar as alterações nas plataformas de gelo. Exploradores polares registaram sons extraordinários …

Misterioso raio cósmico detetado incrivelmente perto da Terra

Uma estranha rajada de ondas de rádio detetada no espaço foi rastreada até uma galáxia a 120 milhões de anos-luz do nosso planeta - a nível astronómico, esta é uma distância incrivelmente curta da Terra. …

Primeira missão europeia a Mercúrio lançada com cientista e tecnologia portuguesas

A primeira missão europeia que vai estudar Mercúrio, o planeta mais pequeno e mais próximo do Sol, vai ser lançada no sábado, e nela participa uma cientista e uma empresa portuguesas. A astrofísica Joana S. Oliveira …

Sertanense vs Benfica | Águias passam sem dificuldade

O Benfica venceu hoje o Sertanense, do Campeonato de Portugal, por 3-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, em que Jonas voltou a ser titular e a marcar ao fim …

Quase todo o património da UNESCO no Mediterrâneo ameaçado pela subida das águas

O aumento da erosão costeira devido à subida do nível das águas está a pôr em risco quase todos os monumentos reconhecidos como Património da Humanidade que se localizam na zonas baixas da costa do …

Carne podre e cadáveres que explodem por falta de eletricidade na Venezuela

Em Maracaibo, na Venezuela, a energia elétrica falha constantemente. Nos mercados, há carne podre à venda, mas ainda assim a procura aumenta. Porquê? "O que fazer, se é mais barato?" A Venezuela atravessa, desde 2014, uma …

Ministro da Administração Interna não emitiu despacho de alerta para a Leslie

Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna, não emitiu o despacho de alerta que podia reforçar os meios de proteção e socorro durante a tempestade que atingiu Portugal. A decisão poderia ter tido impacto junto das …

Trump ameaça fechar fronteira com o México

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou esta quinta-feira fechar a fronteira entre os Estados Unidos e o México, numa altura em que milhares de migrantes atravessam a pé vários países da América Central na esperança …

Rendas vão ter duração mínima de um ano

Apresentada pelo PS, a medida já foi aprovada e prevê que contratos de arrendamento tenham um prazo mínimo de um ano e que se renovem por mais três anos, não havendo dados em contrário. O Parlamento …

Mais de 12 mil jovens vão viajar gratuitamente pela Europa

Os jovens escolhidos vão poder viajar de comboio até 30 dias e visitar entre um a quatro destinos. Os requisitos: ter completado 18 anos este ano e ser cidadãos europeus. A Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira, …