Adolescente convence presidente de Câmara a obrigar casas a ter painéis solares

1

Delaney Reynolds, adolescente norte-americana com 16 anos, conseguiu convencer o presidente da Câmara de South Florida a instalar painéis solares ou telhados verdes em todas as casas do Estado.

A jovem adolescente ouviu falar na lei aprovada em São Francisco, na Califórnia, e quis que a Florida seguisse o exemplo. Em parceria com a ONG The Sink or Swim Project, a jovem escreveu cartas para presidentes de doze cidades diferentes propondo replicar a ideia, que também já foi aplicada em França.

O primeiro autarca de quem a jovem recebeu uma resposta foi Philip Stoddard, de uma cidade com 12 mil habitantes chamada South Florida. Stoddard pediu a Delaney que o ajudasse a escrever o regulamento.

Em julho de 2017 a lei foi aprovada: a medida prevê a instalação de painéis solares em todas as novas casas construídas (e até reformadas) na cidade. Por cada 93 metros quadrados de superfície de telhado, tem que haver 16 metros quadrados de painel solar – ou outra estrutura que garanta produção equivalente a 2.75 kilowatt.

Em caso de reforma, se mais de 75% da casa for mudada, a medida também será aplicada. A única exceção para a nova lei é se a propriedade estiver coberta por árvores que façam sombra na casa.

Esta é a primeira iniciativa do estado da Flórida neste sentido. Como a cidade é pequena – e prevê, por isso, que haja apenas 10 novas casas por ano -, Stoddard explicou que apesar de não acreditar num grande impacto da medida, no que toca à produção de energia limpa, acredita que a decisão pode inspirar outras cidades e espalhar-se.

ZAP //

1 Comment

  1. Se fosse em num país que conheço, seria limitado a 4 painés… afinal os “quadrados” são outros….. Diferença entre o progressista e o corrupto!!!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.