ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos.

Durante quase 25 anos, o desaparecimento de três jovens de uma popular área de diversão noturna numa das maiores cidades da Austrália permaneceu sem solução – e foi arquivado.

Agora, um homem foi considerado culpado de dois dos três assassinatos. De acordo com a CNN, Bradley Robert Edwards foi considerado culpado esta quinta-feira pelo assassinato de Jane Rimmer, educadora de infância de 23 anos, em 1996, e Ciara Glennon, uma advogada de 27 anos, em 1997.

Por outro lado, o homem foi considerado inocente no assassinato de Sarah Spiers, uma secretária de 18 anos cujo corpo nunca foi encontrado, uma vez que não havia evidências suficientes para o condenar.

O veredicto veio após um julgamento de sete meses.

“Os eventos em questão ocorreram há mais de 20 anos, mas têm assombrado a memória de muitas pessoas e perturbado a consciência pública”, disse o juiz do Suprema Tribunal da Austrália Ocidental, Stephen Hall, no julgamento. “O desaparecimento e provável assassinato de três mulheres jovens foi por si só o suficiente para causar grande preocupação. O facto de as três terem desaparecido de uma popular área de vida noturna frequentada por muitos jovens inspirou um sentimento de medo real e generalizado.

Os assassinatos em série de Claremont

As três mulheres foram vistas pela última vez de madrugada após passarem uma noite fora no subúrbio de Claremont, em Perth. Fotografias de Spires – desaparecida em 1996 – foram espalhadas pela cidade e regularmente aparecia na primeira página dos jornais locais.

O desaparecimento das mulheres gerou medo generalizado em Perth, onde muitas ficaram chocadas com o sequestro de mulheres num subúrbio como Claremont, considerado seguro.

“O facto de três mulheres terem desaparecido das ruas de Claremont criou o que foi descrito como um enigma das trevas“, disse Hall. “Isto quer dizer que havia um mistério sobre quem havia levado as três vítimas.”

Poucas semanas após as suas mortes, os corpos de Rimmer e Glennon foram encontrados no mato. Ambas tinham sido assassinadas e tinham feridas de facadas no pescoço. Spires foi vista pela última vez na madrugada de 27 de janeiro de 1996. O corpo nunca foi encontrado, mas não há nada que indique que ainda esteja viva.

Ela deve ter sido sequestrada ou morta, mas as circunstâncias em que foi levada e como morreu são desconhecidas”, disse Hall.

Os desaparecimentos não foram resolvidos durante décadas. Porém, em 2016, a polícia teve um avanço. Edwards – que foi mandado para a prisão em 2016 depois de ser considerado culpado de duas violações – foi identificado como suspeito.

A polícia comparou o seu ADN com amostras retiradas das unhas da mão esquerda de Glennon. Os procuradores argumentaran que o ADN provavelmente ficou sob as unhas da jovem durante uma luta violenta antes da sua morte.

Além disso, as fibras encontradas nos corpos de Rimmer e Glennon correspondiam às tiradas do carro de trabalho de Edwards, o que indicava que sequestrou as duas mulheres naquele veículo. Na época dos crimes, Edwards trabalhava para a empresa australiana de telecomunicações Telstra.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Orçamento não reflete "trabalho notável" dos profissionais de saúde, diz bastonário

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 não corresponde às "expectativas dos profissionais de saúde e dos portugueses" nem investe no Serviço Nacional …

Trump tem uma conta bancária na China (e andou uma década a tentar investir no país)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é detentor de uma conta num banco chinês, e há vários anos que tenta implementar negócios no país. Donald Trump passou uma década a tentar investir na China, onde …

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …