O ADN pode ter existido muito antes do surgimento da vida

Uma nova investigação sugere que o ADN e o ARN podem ter coexistido antes do surgimento dos primeiros organismos vivos.

O ADN é encarado como uma estrutura presente nos organismos biológicos, uma espécie de mapa que os corpos usam para crescer, viver e reproduzir. No entanto, de acordo com um novo estudo britânico, esta interpretação pode estar ligeiramente equivocada.

O artigo científico, publicado recentemente na Nature, aponta que os componentes brutos do ADN podem ter existido muito antes dos organismos vivos – e, eventualmente, ter-se transformado.

Nas várias experiências levadas a cabo pela equipa do Laboratório de Biologia Molecular do Conselho de Investigação Médica de Cambridge, os investigadores usaram cianeto de hidrogénio para simular o que acreditam ser as condições iniciais da Terra, que foram responsáveis pela origem da vida no planeta.

Segundo o Scientific American, há muito tempo que se sabe que o ARN (ácido ribonucleico), ao contrário do ADN, é anterior aos organismos vivos. Este ácido formou a base da biosfera muito antes do ADN e de outras moléculas fundamentais para a origem da vida.

No entanto, nesta investigação, os cientistas concluíram que, sob certas condições químicas, tanto o ARN como o ADN podem ter “coexistido em pares estritos ante de a vida ter surgido no nosso planeta”.

“As pessoas tendem a pensar no ARN como o pai do ADN. Este artigo sugere que são irmãos moleculares“, explicou o cientista John Sutherland.

Apesar destes resultados, há muitos cientistas que ainda não estão convencidos com esta descoberta. “Há hipóteses melhores sobre o surgimento da vida e das moléculas”, disse Frances Westall, diretora de exobiologia do Centro Nacional Francês.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo britânico substitui confinamento por restrições (com oposição interna no Partido Conservador)

Boris Johnson conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições. Dos votos contra, 56 foram de deputados conservadores e 16 de deputados do Partido Trabalhista. O Governo britânico conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições …

Sporting tem sete jogadores na porta de saída e outro para trazer Matheus Reis

O Sporting CP quer livrar-se de sete jogadores excedentários que estão a treinar com a equipa B. O clube quer também trazer Matheus Reis já neste mercado de inverno. Aproxima-se o mercado de inverno e o …

Sindicato acusa TAP de manipulação e diz que não há "trabalhadores a mais"

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) acusou a TAP de “manipulação, falta de ética e desonestidade” e defendeu que a empresa não tem “trabalhadores a mais” e deve procurar os “sorvedouros de …

Menos de 1% dos infetados estavam registados na app StayAway Covid

Menos de 1% das pessoas infetadas com covid-19 desde a disponibilização da app StayAway Covid notificaram a sua infeção. Já mais de 2,6 milhões de pessoas têm a aplicação. Desde o lançamento da aplicação de rastreio …

Guardiola lança farpas ao FC Porto, mas até isso Marchesín defendeu

Pep Guardiola mostrou-se frustrado com a forma como o FC Porto disputou o jogo. Entre os postes, Marchesín foi defendendo (praticamente) tudo o que havia para defender. O FC Porto está nos oitavos de final da …

Eurodeputado húngaro opositor do casamento gay é apanhado em "orgia" homossexual

József Szájer foi autor da revisão constitucional que proíbe o casamento gay na Hungria. Este domingo, foi apanhado a quebrar o confinamento ao participar numa "orgia" num bar gay. O eurodeputado húngaro József Szájer foi autor …

Englobamento do IRS chumbou, mas Governo não desiste. "É para cumprir"

O englobamento do IRS foi, ao segundo Orçamento da legislatura, deixado novamente de fora. Ainda assim, o Ministério das Finanças garante que a ideia é para avançar até ao fim da legislatura. O englobamento do IRS …

Estranho artefacto encontrado no interior de uma múmia egípcia infantil

Uma equipa de cientistas norte-americanos encontrou uma misterioso artefacto no interior de uma múmia egípcia com 2.000 anos, revela uma nova investigação. Recorrendo a tecnologias avançadas de tomografia computorizada, combinadas com difração de raios X …

Ana Gomes tomou vacina da gripe que amiga lhe trouxe de França. Infarmed diz que é ilegal

A ex-eurodeputada, que se encontra na corrida à Belém, tomou vacina da gripe trazida por uma amiga de França, pois diz-se "farta" de esperar. Neste sentido, o Infarmed confirma que este tipo de ação é …

"Está próximo, próximo." Marcelo já escreveu discurso de recandidatura

Esta terça-feira, após as comemorações do 1.º de dezembro, o Presidente da República sinalizou que não faltará muito para anunciar a sua recandidatura. "Está próximo, está próximo", disse. De acordo com o semanário Expresso, Marcelo Rebelo …