O ADN pode ter existido muito antes do surgimento da vida

Uma nova investigação sugere que o ADN e o ARN podem ter coexistido antes do surgimento dos primeiros organismos vivos.

O ADN é encarado como uma estrutura presente nos organismos biológicos, uma espécie de mapa que os corpos usam para crescer, viver e reproduzir. No entanto, de acordo com um novo estudo britânico, esta interpretação pode estar ligeiramente equivocada.

O artigo científico, publicado recentemente na Nature, aponta que os componentes brutos do ADN podem ter existido muito antes dos organismos vivos – e, eventualmente, ter-se transformado.

Nas várias experiências levadas a cabo pela equipa do Laboratório de Biologia Molecular do Conselho de Investigação Médica de Cambridge, os investigadores usaram cianeto de hidrogénio para simular o que acreditam ser as condições iniciais da Terra, que foram responsáveis pela origem da vida no planeta.

Segundo o Scientific American, há muito tempo que se sabe que o ARN (ácido ribonucleico), ao contrário do ADN, é anterior aos organismos vivos. Este ácido formou a base da biosfera muito antes do ADN e de outras moléculas fundamentais para a origem da vida.

No entanto, nesta investigação, os cientistas concluíram que, sob certas condições químicas, tanto o ARN como o ADN podem ter “coexistido em pares estritos ante de a vida ter surgido no nosso planeta”.

“As pessoas tendem a pensar no ARN como o pai do ADN. Este artigo sugere que são irmãos moleculares“, explicou o cientista John Sutherland.

Apesar destes resultados, há muitos cientistas que ainda não estão convencidos com esta descoberta. “Há hipóteses melhores sobre o surgimento da vida e das moléculas”, disse Frances Westall, diretora de exobiologia do Centro Nacional Francês.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Itália admite segunda vaga e defende restrições a viagens

Itália abriu esta terça-feira fronteiras aos viajantes de países que não integram o espaço europeu de livre circulação Schengen, mas com restrições. O ministro da Saúde de Itália afirmou, esta quinta-feira, não poder afastar uma segunda …

Menos férias e mais dias de aulas para quem não tem exames no próximo ano letivo

O próximo ano letivo vai ter menos dias de férias e mais dias de aulas para os alunos que não tenham exames. Os alunos terão aulas presenciais e aulas à distância. O ministro da Educação, Tiago …

FC Porto revela camisola para a próxima época (e as opiniões dividem-se)

O FC Porto revelou a camisola oficial do clube para a próxima temporada. Pelas redes sociais, as opiniões dividem-se, havendo quem não esteja satisfeito com a mudança. Os adeptos portistas acordaram esta sexta-feira com a imagem …

Veto da Índia ao TikTok pode custar mais de 5 mil milhões de euros à ByteDance

O executivo indiano anunciou o bloqueio de 59 aplicações móveis chinesas, assegurando que as aplicações roubam dados dos utilizadores e partilham informações com o governo chinês. O grupo chinês de tecnologia ByteDance, que desenvolveu o TikTok, …

Covid-19. “Exemplo de Portugal mostra muito claramente como a situação é frágil”

A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, considerou que a situação pandémica é ainda "frágil", dando o exemplo da evolução da covid-19 em Portugal para sustentar que é necessário continuarmos vigilantes. “Penso que o exemplo de …

Catarina Martins diz que há neste momento um acordo entre PS e PSD

A líder do BE, Catarina Martins, considerou hoje que "o Orçamento Suplementar não é uma primeira parte do Orçamento do Estado", mas avisou que o que está a acontecer neste momento no país "é um …

Quase 40% dos restaurantes tenciona avançar para insolvência

Quase 40% das empresas de restauração e bebidas e 18% do alojamento turístico tencionam avançar para insolvência. Os números são resultado de um inquérito mensal da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) esta …

Cientistas ingleses acreditam que um número significativo da população tem imunidade natural ao coronavírus

Cientistas ingleses que estão a desenvolver uma vacina para a covid-19 acreditam que um largo número de pessoas pode ter imunidade natural contra o novo coronavírus, mesmo que nunca tenha sido infetado. Ao Telegraph, citado esta …

Bruxelas autoriza tratamentos com Remdesivir na UE

A Comissão Europeia deu esta sexta-feira “luz verde” à comercialização do antiviral Remdesivir, que se torna assim o primeiro medicamento autorizado ao nível da União Europeia para tratamento da Covid-19. A autorização do executivo comunitário, concedida …

Devolução dos manuais escolares será mesmo suspensa

O plenário da Assembleia da República validou hoje a votação da Comissão de Orçamento e Finanças (COF), no âmbito da especialidade do Orçamento Suplementar, que aprovava a proposta do CDS para o fim da devolução …