Administração do El Corte Inglés julgada por corrupção

A guerra pelo domínio do El Corte Inglés entre os clãs de accionistas chegou aos tribunais. A justiça de Madrid vai levar a julgamento uma queixa apresentada por um dos accionistas do El Corte Inglês contra a Administração da Empresa.

Segundo o jornal El Confidencial, a justiça madrilena vai levar a julgamento a queixa apresentada contra o Conselho de Administração do El Corte Inglés pelo grupo Ceslar, accionista que detém 9% da empresa.

Em causa estarão suspeitas de apropriação indevida, branqueamento de capitais e violação do direito de informação aos accionistas.

A queixa foi apresentada contra o presidente da empresa, Dimas Gimeno, e cinco administradores da gigante retalhista espanhola – Antonio Hernández-Gil, Manuel Pizarro, Carlos Echevarría, Shahzad Shahbaz e Florentino Lasaga.

São ainda alvo da acção um assessor externo do grupo, David Barreiro, e duas empresas ligadas a este último, a Noganoir Capital e a Tereze Capital, sediadas respectivamente em Singapura e nos Emirados Árabes Unidos.

O juiz José María Escribano Laclériga pretende que a administração do Corte Inglês apresente os contratos que justificam pagamentos de cerca de 19 milhões de euros às duas empresas.

Segundo os administradores, o montante em causa foi pago no âmbito da intermediação de um empréstimo de 1000 milhões de euros concedido pelo antigo primeiro-ministro do Qatar, sheik Hamad bin Jassim bin Jaber al Thani.

Os autores da acção, no entanto, alegam que “o suposto serviço de assessoria nunca aconteceu, nem existe qualquer contrato assinado pelos administradores” da empresa.

“Este montante encobre na realidade pagamentos de comissões a terceiros cuja identidade se desconhece, através de sociedades opacas, e que podem significar claros prejuízos para a empresa”, diz ao El Confidencial Carlota Areces, líder da Corporación Ceslar.

Em agosto de 2015, a Assembleia de Accionistas do El Corte Inglés afastou da administração da empresa o chamado “sector crítico Areces Galan”, encabeçado por Carlota Areces.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …

As temperaturas no Qatar estão tão altas que já há ar condicionado nas ruas

As temperaturas no Qatar, um dos lugares mais quentes do planeta, aumentaram tanto que as autoridades estão a instalar equipamentos de ar condicionado no exterior dos edifícios, nas ruas e nos mercados. O país, onde as …